Ayr: Um pouco de Ayr

O mês de março de 2002 entrará para a história do Ayr United. Aos 92 anos de vida, o clube da segunda divisão escocesa finalmente vai sentir o gostinho de disputar uma final. É verdade que a tal final é a da desprestigiada Copa da Liga Escocesa, mas, para o Ayr, enfrentar um gigante como o Rangers em tal ocasião é algo muito especial. E não para por aí: ainda no mês de março, o pequeno Ayr terá a oportunidade de jogar contra o outro gigante escocês, o Celtic, pela semifinal da Copa da Escócia.

De fato, 2002 vem sendo um ano muito bom para a equipe, que ocupa a terceira posição da segunda divisão do Escocês. Nas duas copas locais, o Ayr já derrubou quatro times da primeira divisão: Hibernian, Kilmarnock, Dunfermline e Dundee United. Vale ressaltar que na Escócia é bastante raro acontecerem zebras desse tipo.

Vejamos um pouco mais sobre o time-sensação de 2002 na Escócia.

A vida dos Homens Honestos

O Ayr teve uma particularidade em seu nascimento: até hoje, é o único clube na Escócia a ter surgido a partir da fusão de duas equipes profissionais – Ayr FC e Ayr Parkhouse. Naturalmente, uma equipe nascida dessa forma só poderia chamar-se Ayr United. O novo time logo ganhou o apelido de 'The Honest Men' (os Homens Honestos), em homenagem a um poema.

Logo após a união, o Ayr começou a fazer sucesso, e em pouco tempo chegou à primeira divisão, onde permaneceu quase que ininterruptamente até 1939, quando o campeonato escocês foi interrompido pela Segunda Guerra Mundial. Em 1946, quando o campeonato voltou a ser disputado, o Ayr foi vítima de uma virada de mesa, indo parar na segunda divisão.

Desde então, o Ayr começou uma gangorra entre as duas divisões, que só parou em 1969, quando a equipe foi promovida para a primeira divisão. Comandado pelo técnico Ally MacLeod, os Honest Men tiveram uma das melhores fases de sua história, permanecendo por nove anos na divisão de elite. Foi também em 1969 que o Ayr conseguiu sua maior vitória: um 2 a 1 sobre o Rangers, em frente ao maior público que o Somerset Park (estádio da equipe) já recebeu.

Em 1975, começou a decadência do Ayr, com a saída de MacLeod, que foi para o Aberdeen (MacLeod chegaria a treinar a seleção escocesa, levando a equipe para a Copa de 78). Além da saída do técnico, contribuiu para a decadência da equipe a negativa da diretoria em tornar o clube profissional – só no final da década de 80 é que o Ayr deixou de usar jogadores amadores.

Presos na segunda divisão

Com tudo isso, foi natural que a equipe acabasse rebaixada, em 1978. Desde então, o Ayr nunca mais sentiu o gostinho de fazer parte da divisão de elite.

Nos anos 80, a crise do clube acentuou-se, com o Ayr passando três temporadas na terceira divisão. Em 1988, a diretoria iniciou um ambicioso plano para colocar a equipe de volta na primeira divisão (plano que incluiu a profissionalização do clube). No entanto, os resultados não vieram e o Ayr começou a amontoar dívidas, que chegaram a US$ 2,2 milhões – uma fábula, para um time da segunda divisão escocesa.

Correndo sério risco de falência, a diretoria não teve outra alternativa a não ser recorrer ao milionário Bill Barr, que começou o trabalho de saneamento das contas do clube. A falência foi evitada, mas o Ayr acabou caindo novamente para a terceira divisão. Em 1996, por pouco o Ayr não chegou à quarta divisão.

Em 1997, as coisas começaram a melhorar. Sob o comando de Gordon Danziel, que havia salvo o Ayr do rebaixamento no ano anterior, os Honest Men conseguiram voltar à segunda divisão. Nos últimos anos, o clube manteve-se mais próximo da zona de promoção que da zona de rebaixamento, e ainda conseguiu algumas zebras nas copas escocesas – com destaque para três vitórias sobre o arqui-rival Motherwell.

Porém, por melhor que jogue, o Ayr não tem como voltar à Premier League, pelo menos não no curto prazo. Acontece que as regras da divisão de elite exigem que todos os times disponham de estádio com pelo menos 10 mil lugares sentados – Somerset Park só tem 1,5 mil cadeiras (o resto dos lugares é em pé). Pensando nisso, o Ayr tem planos para construir um novo estádio, mas vem tropeçando na recusa da prefeitura local em conceder a permissão para a construção.

Coincidentemente, em março sairá o resultado do apelo final da equipe para conseguir tal permissão. Se esta for aprovada e o Ayr conseguir surpreender Rangers ou Celtic, será o melhor mês da história da história da equipe. Porém, se o recurso for negado e o Ayr levar duas goleadas (o que é mais provável), será apenas mais um mês de decepções para a torcida. É, os Homens Honestos sofrem…

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo