Liga EuropaSem categoria

Athletic repete o show e elimina United da Liga Europa

O Athletic Bilbao provou que a vitória sobre o Manchester United em Old Trafford não foi um ponto fora da curva. Apresentando o mesmo futebol ofensivo e envolvente do jogo de ida, os bascos voltaram a superar os Red Devils nesta quinta-feira, ratificando a classificação na Liga Europa e voltando às quartas de final de uma competição continental após 35 anos. Com tentos de Llorente e De Marcos, os comandados de Marcelo Bielsa fizeram a festa no San Mamés com o triunfo por 2 a 1, somando 5 a 3 no placar agregado.

Mesmo com a vantagem do empate, o Athletic não se contentou apenas com a administração do placar durante o início do jogo. Os leones partiram para o ataque e tiveram excelente chance de abrir o marcador aos 11 minutos. Após troca de passes envolvente, Fernando Llorente deixou Iker Muniain de frente para o gol e o atacante chutou colocado, acertando a trave. Na sobra, Óscar De Marcos pegou mal na bola e errou o alvo por muito.

Comandados por Wayne Rooney e Ryan Giggs em campo, os Red Devils tinham problemas sérios ma criação ofensiva. E acabaram sofrendo o revés aos 23 minutos, quando o Athletic abriu o marcador. Fernando Amorebieta lançou do campo de defesa e, de primeira, Fernando Llorente mandou a bola para as redes.

O gol acordou o United, que passou a pressionar mais em busca do empate. Quatro minutos depois, Giggs cabecearia com perigo dentro da área e, após bater em um defensor, a bola foi desviada para a linha de fundo. Não demorou para que os bascos retomassem o controle do jogo, embora tenham perdido o artilheiro Fernando Llorente por lesão, substituído por Gaizka Toquero.

O segundo tempo continuou com o Athletic em melhor momento e Andoni Iraola quase protagonizou um golaço aos oito minutos. O lateral recebeu passe na entrada da área, fintou três marcadores em sequência e concluiu rente à trave esquerda de David De Gea. Pouco depois, foi a vez de Markel Susaeta puxar jogada em velocidade pela direita e tocar para Toquero concluir mal, sem perigo.

Diante da passividade dos ingleses, o time de Marcelo Bielsa praticamente carimbou a classificação aos 20 minutos. De Marcos dominou sobra de bola já dentro da área e, de frente para o gol, arrematou. O chute ainda desviou em Rafael, tirando De Gea totalmente da jogada. A insistência pelo terceiro gol persistia, com Susaeta e Toquero perdendo bons lances na sequência. Já aos 33, foi a vez de De Marcos fazer De Gea trabalhar.

Justamente em sua primeira finalização no segundo tempo – a terceira na partida – é que o Manchester United voltou a respirar em campo, aos 35. Apagado até então, Wayne Rooney cortou a marcação e, de fora da área, acertou o ângulo de Gorka Iraizoz, anotando um belo gol. No fim, Danny Welbeck ainda tentou igualar o marcador, mas Iraizoz botou para escanteio o chute rasteiro, garantindo a comemoração sem ressalvas em San Mamés.

Confira os resultados dos jogos de volta das oitavas de final da Liga Europa:

Quinta-feira, 15/mar
Athletic Bilbao 2×1 Manchester United
Hannover 96 4×0 Standard Liège
PSV 1×1 Valencia
Udinese 2×1 AZ
Manchester City x Sporting
Olympiacos x Metalist
Schalke 04 x Twente
Besiktas x Atlético de Madrid

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo