Altintop: Sucessor de Sukur?

De fato, ainda é cedo para tirar qualquer tipo de conclusão. No entanto, chama a atenção o desempenho do atacante Halil Altintop. Atuando pelo Kaiserslautern, o jovem turco de 22 anos já balançou as redes 6 vezes em 3 partidas. Mesma marca atingida pelo artilheiro holandês do Bayern, sempre favorito ao título, Roy Makkay.

Tais números impressionam ainda mais quando se sabe que, na temporada passada, Altintop marcou os mesmos 6 gols em 30 partidas. O jogador reconhece que está vivendo um ótimo momento. Porém, parece não se iludir com os elogios e o assédio dos fanáticos torcedores do Lautern. O atacante já deixou claro que seu objetivo é marcar mais de 10 gols na atual temporada.

Você pode pensar “Taí: o cara é modesto, vai se dar bem”. Porém, para ser um atacante respeitável no cenário internacional, Altintop terá de marcar bem mais do que 10 gols no campeonato alemão.

Uma vida incomum

Halil Altintop é irmão gêmeo do meio-campista do Schalke e da seleção turca Hamit Altintop. Ambos fazem parte de uma geração que pode manter a Turquia na “rota do futebol” (afinal, após um ótimo terceiro lugar conquistado na Copa de 2002, a seleção turca corre o risco de ficar de fora da próxima Copa). Vale dizer que, com 22 anos, os irmãos ainda buscam um lugar cativo na seleção turca que busca uma vaga na Copa do Mundo da Alemanha.

Além de irmão gêmeo, Hamit foi um fiel escudeiro de Halil dentro dos campos. Os dois começaram a carreira juntos em 1991 no Schwarz – Weiss. Alguns anos mais tarde, os irmãos foram convocados para seleção turca sub-21. Devido às boas atuações, despertaram o interesse de grandes clubes.

Halil é tido como um possível substituto de Hakan Sukur, mas nem tanto pelo seu estilo de jogo. Afinal, Sukur fez fama ao se aproveitar da estatura e marcar muitos gols de cabeça. Altintop vem demonstrando um bom posicionamento e finalizações certeiras. Por falar em Sukur, os dois podem vir a jogar juntos na seleção. Ao menos no campo da teoria, possuem características que se completam. Altintop pode atuar fora da área preparando as jogadas e chegando mais de trás, enquanto Sukur faz o papel de pivô, atuando mais fixo na área.

De olho no futuro

Apesar do bom início do campeonato, os “Diabos Vermelhos” (como são conhecidos os fanáticos torcedores do Kaiserslautern) desejam ao menos escapar do rebaixamento. Com o clube atolado em dívidas, nenhuma grande contratação foi feita para atual temporada. O time foi campeão alemão em quatro oportunidades, a última delas em 1998. Hoje, os torcedores do Lautern aprenderam a conviver com a dura realidade.

No entanto, Altintop já surge como uma nova esperança para dias melhores.

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo