A História do Vasco da Gama em Cordel

Definido no dicionário como ´folheto de literatura´, cordel é a forma literária que melhor representa a cultura da região nordeste. Como base, possui a oralidade, o acompanhamento de um instrumento musical e o modo itinerante de seus cantadores.

Mais do que uma espécie de poema, o cordel representa a cultura de um povo, seus costumes, ritmos e gostos. A literatura de cordel vem aos poucos conquistando público longe da sua região natal, e uma prova disso é a coleção de livros ´´Futebol em Cordel´´.

´´A História do Vasco da Gama em Cordel´´ faz parte dessa coleção. O livro conta a história do clube carioca de raízes portuguesas. É uma narrativa diferente, sem o roteiro clássico das biografias publicadas, porém com tempero nordestino.

E é esse tempero na forma de cantar a história que é a aposta da coleção. O estilo de cordel dá uma vivacidade à história e um diferencial de ser contada e cantada, exaltando as conquistas e momentos de triunfo do Vasco descritas por um torcedor apaixonado.

Outro ponto forte é que um histórico completo. Começa com a fundação do clube em 1898, percorrendo os preconceitos que o time enfrentou por ser um clube onde jogavam negros e pobres, relembrando os grandes craques até chegar à vitória do Vasco da Gama no campeonato estadual de 2003.

Para quem não conhece a história desse clube carioca, é interessante ler este livro, o que pode ser feito de forma rápida e deliciosa. Pra quem já conhece tudo sobre o Vasco, o livro vale a pena pela peculiaridade com que conta a história do clube português.

O livro só peca em um ponto: exalta o atual presidente do clube, com os versos: ´´Eurico Miranda, o vice / pro Vasco jamais cair´´. Terrível engano. Afinal, nos últimos anos com o ex-deputado na presidência, o Vasco acumulou dívidas e processos trabalhistas e a cada campeonato brasileiro vem caindo pelas tabelas.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo