Futebol europeu registra mais um (grave) caso de violência – e desta vez, dentro do estádio
Torcedor do Benfica foi esfaqueado dentro do Estádio da Luz após uma briga por um assento; filhas menores de idade da vítima presenciaram a agressão

O futebol europeu vive uma onda de violência preocupante. Desde a morte do torcedor do AEK Atenas, esfaqueado durante um confronto com ultras do Dínamo de Zagreb, outros casos não mais isolados têm gerado muita preocupação à Uefa. Na última quinta-feira (21), mais um acontecimento alarmante voltar a acontecer, quando um torcedor do Benfica foi esfaqueado dentro do Estádio da Luz.
O episódio de agressão aconteceu no intervalo da goleada do Benfica sobre o AVS SAD por 4 a 1, pela Taça da Liga. Segundo informações do jornal português Record, o desentendimento entre torcedores foi motivado por um assento, quando um deles sacou uma faca e golpeou o outro. As duas filhas menores de idade da vítima, que não foi identificada, presenciaram a violência sofrida pelo pai.
Ainda segundo o periódico local, o autor da facada fugiu do local, e autoridades recorrem às câmeras de segurança do estádio para tentar identificá-lo. A vítima, encaminhada para um hospital da região de Lisboa, não corre risco de morte.
? Estamos na ????? ???? da #AllianzCup! #SLBAVS pic.twitter.com/NHzOjlTIVp
— SL Benfica (@SLBenfica) December 21, 2023
Organização da Taça da Liga se manifesta
A organização da Taça da Liga pronunciou-se em comunicado oficial após o incidente ocorrido na arquibancada do Estádio da Luz. O foco da Liga Portugal é colaborar com as autoridades para que o responsável pela agressão seja localizado e preso.
Em comunicado oficial, a direção do torneio também desejou uma rápida recuperação para a vítima, e agradeceu a assistência da equipe médica, que garantiu os primeiros socorros e o transporte eficiente.
Leia o comunicado oficial:
A Liga Portugal registou, com pesar, a existência de um incidente nas arquibancadas do Estádio da Luz, no intervalo do jogo SL Benfica-AVS, pela 3ª rodada da terceira fase da Allianz CUP, que culminou no transporte do torcedor, felizmente em situação estável, para o hospital.
As primeiras palavras da Liga Portugal e da sua Direção Executiva são para o torcedor ferido, desejando rápida recuperação e agradecendo a pronta intervenção dos meios de socorro presentes no local.
A Liga Portugal colabora com as autoridades responsáveis pela operação de segurança do jogo a um rápido e eficaz apuramento de responsabilidades sobre o sucedido e a um reforço das medidas preventivas para que situações semelhantes não se repitam nos estádios portugueses.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Episódios de violência se repetem no futebol da europeu
No início de agosto, um torcedor grego foi morto em um confronto entre torcedores de AEK Atenas e Dinamo Zagreb, nos arredores do Estádio Agia Sophia, na partida de ida pela fase de grupos da Champions League. Segundo informou a polícia grega, um jovem de 22 anos morreu após ser “ferido por um objeto pontiagudo”.
Conforme o relatório policial, 96 suspeitos foram presos, sendo 87 croatas e outros cinco gregos. Um austríaco, um alemão, um bósnio e um albanês também foram detidos pelas autoridades pelo envolvimento na briga generalizada.
Desde o fato, a Uefa tem ampliado políticas e melhorado o policiamento em jogos da competição europeia.
– A Uefa lamenta da forma mais veemente possível os terríveis incidentes ocorridos em Atenas na noite passada e dos quais resultaram na perda de uma vida. Ao expressar nossas mais profundas condolências à família da vítima, ao AEK Atenas e aos seus torcedores, gostaríamos de reiterar que a violência não tem lugar no nosso esporte e esperamos que os responsáveis por este ato terrível sejam presos e entregues à justiça o mais rápido possível – disse a entidade em comunicado oficial, em agosto.