Onde assistir

São Paulo x Palmeiras: onde assistir, palpites e escalações – Campeonato Brasileiro – 29/04/2024

Confira onde assistir, escalações e melhores palpites de São Paulo x Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro

São Paulo e Palmeiras buscam que o Choque-Rei desta segunda-feira, 29 de abril, seja destaque nos noticiários esportivos pelo desempenho dos dois times em campo, e não mais pelas polêmicas e desavenças ocorridas no pós-jogo que pautaram o último embate.

O primeiro passo nessa direção foi sentar e decidir sobre o uso da sala de coletiva de imprensa. Em reunião entre representantes dos dois times com a Polícia Militar e a FPF (Federação Paulista de Futebol), nesta semana, ficou acertado que o Tricolor cederá a sala de coletivas para Abel Ferreira conceder entrevista após a partida. Também foi selado um acordo para que o camarote de Leila Pereira e da diretoria dos visitantes esteja posicionado em um lugar central do estádio.

No entanto, outro tema que abalou os bastidores do último Choque-Rei segue sem resolução. Em meio a muitas reclamações do São Paulo contra a arbitragem no túnel de acesso aos vestiários, o diretor de futebol Carlos Belmonte chamou Abel Ferreira de “português de merda”. Dias mais tarde, o dirigente publicou um vídeo com um pedido de desculpas ao técnico. Mas a manifestação não comoveu o treinador rival.

São Paulo x Palmeiras se enfrentam às 20h (horário de Brasília), no MorumBIS, em São Paulo, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, estreando o calendário das segundas-feiras como fechamento de rodada deste Brasileirão.

São Paulo: início de Zubeldía empolga

Com apenas um treinamento com 100% do elenco à disposição, o novo técnico Luis Zubeldía extraiu uma das melhores atuações coletivas do Tricolor até agora na temporada. A vitória por 2 a 0 contra o Barcelona Guayaquil, no Equador, pela Copa Libertadores, inflou a confiança do comandante argentino e dos próprios torcedores para os compromissos que vêm pela frente.

Na coletiva, o treinador valorizou os bons momentos vividos pela equipe na partida, em especial com o ataque. O técnico entende que a equipe conseguiu criar situações a partir de aproximações e usou os espaços para levar perigo com o quarteto de ataque formado por Calleri, André Silva, Luciano e Ferreirinha. O último, inclusive, foi autor de uma assistência em um belo cruzamento para o gol de cabeça do centroavante argentino.

Como consequência imediata, o próprio time “abraçou” a proposta intensa e agitada de Zubeldía, assimilando como o próprio técnico coordena o time na área técnica. Ao lado de Zubeldía durante a entrevista coletiva, Calleri garantiu que ele e seus companheiros compraram a ideia do comandante por perceber nele o mesmo desejo de vencer.

Para o Choque-Rei, a tendência é que a formação usada contra o Barcelona Guayaquil seja repetida, com a linha de 4 defensiva formada por Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco ou Ferraresi, e Wellington, abandonando a defesa com 3 zagueiros que era mandatária na era Thiago Carpini.

A única dúvida era se Ferreirinha teria condições de jogo, já que pediu para ser substituído com dores no gramado no 2º tempo da partida. Mas um vídeo divulgado pelo São Paulo nas redes sociais do clube tranquilizou os torcedores, no qual o próprio jogador explicava que pediu para sair por cãibras.

Palmeiras: Abel encara sua ‘pedra no sapato’

Desde quando assumiu o Palmeiras, em outubro de 2020, um dos rivais mais indigestos para Abel Ferreira tem sido o São Paulo. Enfileirando conquistas e eliminando rivais nas mais diversas competições com o Verdão, o retrospecto do português contra o Tricolor é negativo nos mata-matas.

Dos 6 embates decisivos, Abel perdeu 4 e triunfou somente em 2. O português eliminou ou conquistou taças em cima do São Paulo nas quartas de final da Libertadores de 2021 e na final do Paulista de 2022. Mas saiu derrotado na final do Paulista de 2021; nas oitavas da Copa do Brasil de 2022; nas quartas da Copa do Brasil de 2023; e na decisão a Supercopa do Brasil deste ano.

Por mais que não faça diferença nos pontos corridos do Brasileirão – onde, aliás, Abel tem vantagem em cima do São Paulo -, o Choque-Rei ganhou novos ares e nova importância a partir do momento em que o Tricolor começou a fazer frente à hegemonia Alviverde.

O jogo no MorumBIS promete ser um desafio para o momento do Palmeiras, já que o ímpeto de Zubeldía deve fazer com que o São Paulo tome a iniciativa das ações, dando ao Verdão tudo que o time aprecia na hora de encarar um adversário com o peso do Tricolor.

O contra-ataque deve ser a tônica da atuação do Verdão no jogo, o que pode favorecer Lázaro e Estêvão na briga pela titularidade no Choque-Rei. Rony, que fez um bom primeiro tempo em Quito, também aparece como possibilidade. Já na armação, apesar do cansaço, Raphael Veiga deve ser mantido na criação.

O Tricolor ocupa a 14ª colocação, com 3 pontos, enquanto o Verdão é o 11º, com 4. A partida será apitada por Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO), auxiliado por Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Luanderson dos Santos (FIFA-BA). A cabine do VAR terá o comando de Wagner Reway (FIFA-ES).

São Paulo x Palmeiras: vantagem do Verdão no Brasileirão

Se nos mata-matas, é problema, o São Paulo não é um adversário difícil para o Palmeiras de Abel Ferreira quando se trata de Brasileirão. O técnico português venceu 3 dos 7 jogos que disputou de turno e returno da competição, empatando outros 3 e perdendo apenas um só. A única derrota do atual bicampeão brasileiro ocorreu no 2º turno do Campeonato Brasileiro de 2021, por 2 a 0, com gols de Gabriel Sara e Luciano. Dos últimos 3 confrontos, Abel venceu 2, o mais recente em uma incontestável goleada por 5 a 0.

Brazil Campeonato Paulista 03/03/24

Sao Paulo

Sao Paulo

1
Palmeiras

Palmeiras

1

Brazil Supercopa 04/02/24

Palmeiras

Palmeiras

0 (2)
Sao Paulo

Sao Paulo

0 (4)

Brazil Serie A 25/10/23

Palmeiras

Palmeiras

5
Sao Paulo

Sao Paulo

0

Copa do Brasil 13/07/23

Palmeiras

Palmeiras

1
Sao Paulo

Sao Paulo

2

Copa do Brasil 05/07/23

Sao Paulo

Sao Paulo

1
Palmeiras

Palmeiras

0

Tabela do Campeonato Brasileiro

Brasileiro Serie A
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Athletico Paranaense

Athletico Paranaense

6 4 1 1 6 13
2 EC Bahia

EC Bahia

6 4 1 1 3 13
3 Flamengo

Flamengo

6 3 2 1 2 11
4 Botafogo

Botafogo

6 3 1 2 5 10
5 Sao Paulo

Sao Paulo

6 3 1 2 4 10
6 Cruzeiro

Cruzeiro

5 3 1 1 1 10
7 Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

5 2 3 0 6 9
8 Bragantino

Bragantino

6 2 3 1 1 9
9 Palmeiras

Palmeiras

6 2 2 2 0 8
10 Internacional

Internacional

4 2 1 1 1 7
11 Fortaleza EC

Fortaleza EC

5 1 4 0 1 7
12 Gremio

Gremio

4 2 0 2 1 6
13 Vasco da Gama

Vasco da Gama

6 2 0 4 -5 6
14 Criciuma

Criciuma

3 1 2 0 4 5
15 EC Juventude

EC Juventude

4 1 2 1 -2 5
16 Corinthians

Corinthians

6 1 2 3 -2 5
17 Fluminense

Fluminense

6 1 2 3 -4 5
18 Vitoria

Vitoria

5 0 1 4 -6 1
19 Atletico GO

Atletico GO

5 0 1 4 -6 1
20 Cuiaba

Cuiaba

4 0 0 4 -10 0

Escalações de São Paulo x Palmeiras

Escalação confirmada do São Paulo: Rafael; Igor Vinicius, Diego Costa, Arboleda, Alan Franco e Welington; Alisson, Bobadilla e Luciano; André Silva e Calleri. Técnico: Luis Zubeldía.

Escalação confirmada do Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga; Estevão, Endrick e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira

  • Nos confrontos mais recentes, 6 de 8 jogos entre São Paulo e Palmeiras tiveram menos do que 2,5 gols;
  • Em todos os 6 últimos jogos, o número de cartões na partida foi acima de 4,5;
  • O Verdão tem 2 derrotas, 2 empates e 6 vitórias nos 10 jogos mais recentes;
  • A equipe tricolor vem de uma sequência de 4 derrotas, 1 empate e 5 vitórias nos últimos 10 jogos;
  • Em 7 de 9 jogos do Palmeiras, o número de gols marcados não passou de 2,5.

Onde assistir e transmissão de São Paulo x Palmeiras

O jogo entre São Paulo x Palmeiras, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta segunda-feira, 29 de abril, no MorumBIS, em São Paulo, será transmitido pelo Premiere FC (pay-per-view).

  • Premiere: aplicativo de streaming do grupo Globo, disponível em dispositivos como TV Smart, celular, tablet, computador e outros.

São Paulo x Palmeiras: veja os melhores palpites do jogo

Não só pelo retrospecto favorável no Brasileirão, mas o Palmeiras desponta com leve favoritismo para o confronto diante da proposta que o jogo deve assumir, com um São Paulo de Zubeldía mais propositivo, enquanto Abel espera o momento do contra-ataque propício. Os elementos indicam um jogo movimentado, com gols para os dois lados. Com 5 gols em 10 jogos, o mais recente marcado na última partida disputada, o artilheiro do Tricolor é boa opção para marcar a qualquer momento.

Foto de Joao Conrado Kneipp

Joao Conrado Kneipp

Jornalista, com mais de 10 anos de trajetória, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Experiência na produção e edição de conteúdos para jornais impressos, revistas e portais. Passagens pelos jornais O Estado MS, TodoDia e pelo portal Yahoo Brasil. Produtor Audiovisual formado pela ETEC Jornalista Roberto Marinho.
Botão Voltar ao topo