Onde assistir

Atlético-MG x Cruzeiro: onde assistir, palpites e escalações – Campeonato Mineiro – 30/03/2024

Veja onde assistir, palpites e escalações de Atlético-MG x Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro

Atlético-MG x Cruzeiro farão, neste sábado, 30 de março, o primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro 2024. Será a primeira vez que dois argentinos estarão no comando técnico dos clubes finalistas desde a criação do torneio, em 1915. A ida da decisão está marcada para às 16h30 (horário de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte. O jogo da volta será domingo, 7 de abril, no Mineirão.

Atlético-MG: Milito estreia no cenário mais desafiador possível

Decisão de campeonato contra o arquirrival. Essa é a combinação que o técnico Gabriel Milito vai encontrar quando se sentar ao banco de reservas do Galo para comandar o time pela primeira vez. O argentino, que substitui o demitido Felipão, foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira (28), apareceu no BID e disse saber da responsabilidade que o espera.

“Não temos muito tempo, mas vamos compensar com a paixão. Aqui estamos todos para dar tudo, para conseguir os objetivos. Se pode conseguir? Sim. Mas o futebol é sensível. Se não conseguimos, temos que ir dormir sabendo que fizemos de tudo para ganhar. É o que pedimos aos jogadores”, afirmou o técnico, na coletiva de apresentação.

O provável é que o Galo de Milito passe a jogar com uma formação com três zagueiros, que parece ser a preferida do treinador argentino. Diferente do que vinha sendo montado por Felipão. Um meio-campo mais povoado e um ataque variando entre dois e três jogadores também é algo que pode ser visto já agora na final.

No Campeonato Mineiro, o Galo passou como líder do Grupo B, com 14 pontos em 8 jogos. Foram 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, com 14 gols marcados e 6 sofridos. Na semifinal, passou pelo América-MG vencendo por 2 a 0, e sendo derrotado por 2 a 1, mas avançando pelo saldo de gols.

O atleticano mais supersticioso pode se agarrar a uma estatística que favorece Milito. Atual tetracampeão, o Atlético-MG conquistou 3 dos seus 4 títulos mineiros em sequência sob o comando de técnicos estrangeiros. Sampaoli, em 2020; Antônio Mohamed, o Turco, em 2022; e Eduardo Coudet, no ano passado. Em 2021, Cuca era o comandante do Galo.

Brazil Serie A 14/04/24

E

Corinthians

Corinthians

0

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

0

Copa Libertadores 10/04/24

V

Rosario Central

Rosario Central

1

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

2

Brazil Campeonato Mineiro 07/04/24

V

Cruzeiro

Cruzeiro

1

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

3

Copa Libertadores 04/04/24

V

Caracas

Caracas

1

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

4

Brazil Campeonato Mineiro 30/03/24

E

Cruzeiro

Cruzeiro

2

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

2

Cruzeiro: Larcamón quer cravar seu nome na história

Os pouco mais de 3 meses de Nicolás Larcamón no Cruzeiro não tiram a condição de quase recém-chegado ao também argentino. A diferença está que ele chegará ao embate já com uma vitória em clássico na bagagem. Larcamón quem comandou o time celeste na vitória contra o Galo por 2 a 0, no início de fevereiro, ainda pela 3ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro.

Mais do que isso, o Cruzeiro foi dono da melhor campanha no torneio, somando 19 pontos em 8 jogos, com 6 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota. Entre os destaques até aqui da temporada, estão o atacante Dinenno, artilheiro do time com 4 gols, e o meia-atacante Matheus Pereira, protagonista de jogos nesta reta final. Na semifinal, eliminou a Tombense após um empate sem gols, e uma vitória por 3 a 1.

A meta de Larcamón é ser o primeiro estrangeiro a levantar a taça do Campeonato Mineiro pelo Cruzeiro na história. Quem chegou mais próximo até agora foi o uruguaio Paulo Pezzolano, vice-campeão em 2022, perdendo a final justamente para o Galo.

Pela melhor campanha, o Cruzeiro terá a vantagem de disputar em casa o jogo de volta da final, além de sustentar uma vantagem no placar. O time pode ser campeão em caso de igualdade no placar agregado da decisão estadual, valendo inclusive em caso de 2 empates.

Brazil Serie A 14/04/24

V

Botafogo

Botafogo

2

Cruzeiro

Cruzeiro

3

Copa Sudamericana 12/04/24

E

Alianza

Alianza

3

Cruzeiro

Cruzeiro

3

Brazil Campeonato Mineiro 07/04/24

D

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

3

Cruzeiro

Cruzeiro

1

Copa Sudamericana 05/04/24

E

Universidad Catolica del Ecuador

Universidad Catolica del Ecuador

0

Cruzeiro

Cruzeiro

0

Brazil Campeonato Mineiro 30/03/24

E

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

2

Cruzeiro

Cruzeiro

2

Retrospecto Atlético-MG x Cruzeiro: Momento é do Galo, mas a Raposa leva nas finais

No retrospecto histórico do confronto, o Atlético-MG supera o Cruzeiro, mas quando o assunto é final do Mineiro, quem leva vantagem é o time Celeste. No geral, foram 388 jogos entre Atlético-MG x Cruzeiro, com 153 vitórias para o Galo, 130 vitórias para o Cruzeiro, e 105 empates. O Alvinegro também vêm de um momento melhor, vencendo 5 dos últimos 10 jogos entre eles, enquanto o Cruzeiro venceu apenas 3.

Mas em finais é o Cruzeiro que se destaca. Essa será a 26ª decisão do Campeonato Mineiro. Até agora, são 14 títulos do Cruzeiro, 10 conquistas do Galo e um título dividido. Sim. Em 1956, Atlético-MG e Cruzeiro dividiram um título do estadual após um embate que durou 3 anos na Justiça Desportiva, motivado por uma denúncia de inscrição irregular de um jogador do Galo.

Brazil Serie A 22/10/23

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

0
Cruzeiro

Cruzeiro

1

Brazil Serie A 03/06/23

Cruzeiro

Cruzeiro

0
Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

1

Brazil Campeonato Mineiro 13/02/23

Cruzeiro

Cruzeiro

1
Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

1

Brazil Campeonato Mineiro 02/04/22

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

3
Cruzeiro

Cruzeiro

1

Brazil Campeonato Mineiro 06/03/22

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

2
Cruzeiro

Cruzeiro

1

Tabela do Campeonato Mineiro

  • Atlético-MG x Cruzeiro – sábado, 30/03/2024 – 16h30;
  • Cruzeiro x Atlético-MG – domingo, 07/04/2024 – 15h30.

Veja as prováveis escalações de Atlético-MG x Cruzeiro

Provável escalação do Atlético-MG: Everson; Jemerson, Bruno Fuchs e Mauricio Lemos; Saravia, Battaglia, Alan Franco (Otávio/Rubens) e Guilherme Arana; Gustavo Scarpa (Alisson), Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito. 

Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; William, João Marcelo, Neris e Lucas Villalba; Lucas Romero; Matheus Pereira, Lucas Silva, Matheus Vital e Arthur Gomes; Rafael Elias. Técnico: Nicolás Larcamón. 

  • O Galo é o atual tetracampeão mineiro, faturando os títulos de 2020, 2021, 2022 e 2023;
  • Atlético-MG x Cruzeiro se reencontram na final do estadual após 2 anos, quando o Galo venceu por 3 a 1;
  • Neste século, os dois clubes já fizeram 12 finais, com vantagem para o Cruzeiro;
  • O Atlético levou 5 títulos: 4 Mineiros e uma Copa do Brasil, enquanto o Cruzeiro somou 7 títulos estaduais;
  • Larcamón e Milito já se enfrentaram 2 vezes na carreira como treinadores, ambas por times chilenos, e cada um venceu um jogo;

Atlético-MG x Cruzeiro: confira onde assistir ao vivo

O jogo entre Atlético-MG x Cruzeiro, válido pela partida de ida da final do Campeonato Mineiro 2024, terá transmissão ao vivo pela TV Globo (Minas Gerais), pelos canais SporTV e pelo serviço de streaming Premiere.

  • TV Globo: canal de TV aberta, a decisão será transmitida apenas na filial de Minas Gerais;
  • SporTV: canal de televisão por assinatura;
  • Premiere: plataforma de streaming do Grupo Globo.

Confira os melhores palpites de Atlético-MG x Cruzeiro

Jogando em casa, o Atlético-MG é favorito, mesmo tendo perdido os dois clássicos da Arena MRV até aqui. Com certeza esse será um assunto no vestiário do Galo. Mas o Cruzeiro não está a passeio e vai para cima também. Por isso, recomendamos o palpite em ambos marcam e mais de 2,5, já que uma vitória do Alvinegro por 2 a 1 parece um placar muito possível.

Foto de Joao Conrado Kneipp

Joao Conrado Kneipp

Jornalista, com mais de 10 anos de trajetória, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Experiência na produção e edição de conteúdos para jornais impressos, revistas e portais. Passagens pelos jornais O Estado MS, TodoDia e pelo portal Yahoo Brasil. Produtor Audiovisual formado pela ETEC Jornalista Roberto Marinho.
Botão Voltar ao topo