A Umbro divulgou na terça-feira (15) a sua nova coleção de uniformes alternativos para seus parceiros brasileiros. Em homenagem aos 125 anos do futebol no Brasil, a coleção tem uma pegada retrô bacana, que irá conquistar muitos torcedores.

Avaí, Chapecoense, Fluminense, Grêmio, Santos e Sport, cada um, ganhou uma peça especial, com visual nostálgico, simples e elegante, com os escudos do passado completando a composição.

Em seu material de divulgação, a Umbro destaca que, enquanto os ingleses criaram o futebol, os brasileiros, à sua maneira, o recriaram. Nas imagens de lançamento, os modelos batem uma bola com as novas camisas em cenários tipicamente brasileiros. O restante de seu visual reforça o aceno ao passado.

Os 125 anos a que a Umbro faz referência é o aniversário da primeira partida oficial de futebol disputada no Brasil. Em 14 de abril de 1895, na Várzea do Carmo, no Brás, dois times de operários se enfrentaram, a Companhia de Gás de São Paulo (São Paulo Gaz Company) e a Companhia Ferroviária de São Paulo (São Paulo Railway Company). Considerado o responsável por trazer o futebol ao Brasil, Charles Miller era funcionário desta última.

 

Em entrevista à Trivela, Eduardo Dal Pogetto, brand manager da Umbro, explicou que, no cenário brasileiro, em que vários clubes têm em seus estatutos a proibição de certas cores, a empresa precisa se esforçar mais para ser criativa. E que é justamente na camisa 3 que eles se permitem imaginar mais.

“Ela é a alegria dos designers, é onde ele vai colocar as ideias em prática. Alguns clubes estatutariamente não podem trabalhar com cores que não estão especificadas. Mas dentro daquela variação a gente consegue trabalhar com aquela restrição”, comentou Eduardo.

O executivo aponta que há sempre um equilíbrio difícil de se encontrar entre o tradicional e o inovador, com o público querendo coisas diferentes mesmo entre si. “Sabemos que é difícil agradar a todos. Tem uma parte da torcida que é mais tradicional, outra gosta mais de inovação. Às vezes, as vendas vão ao contrário do que os comentários dizem – e vice-versa, comentários muito bons que não vendem.”

A expectativa, no entanto, é que com esta coleção isso não seja um problema. A ocasião se justifica por si só: “É uma homenagem ao aniversário do futebol no Brasil e vem pelo fato da Umbro ser a maior patrocinadora dos clubes no Brasil. É a maior fornecedora de material esportivo, a maior patrocinadora do futsal. A Umbro é uma marca que vive, respira por causa do futebol. Não podíamos deixar passar”.

Confira abaixo os novos uniformes da Umbro para seus parceiros brasileiros.

Terceira camisa do Avaí (Divulgação/Umbro)
Terceira camisa da Chapecoense (Divulgação/Umbro)
Terceira camisa do Fluminense (Divulgação/Umbro)
Terceira camisa do Grêmio (Divulgação/Umbro)
Terceira camisa do Santos (Divulgação/Umbro)
Terceira camisa do Sport (Divulgação/Umbro)