Mundo
Tendência

Sem surpresas: Messi, Benzema e Mbappé são os finalistas do Prêmio The Best de melhor jogador

Benzema ganhou a Bola de Ouro da France Football, mas a Copa do Mundo muda o cenário da premiação da Fifa e Lionel Messi surge como favorito após o título com a Argentina

Ao longo da semana, a Fifa anunciou os finalistas do Prêmio The Best. Nesta sexta-feira, enfim, veio a confirmação dos três candidatos ao prêmio de melhor jogador do ano. Sem grandes surpresas: o troféu ficará entre Karim Benzema, Lionel Messi e Kylian Mbappé. Benzema levou a Bola de Ouro da France Football, respaldado especialmente pela excelente temporada passada com o Real Madrid. Entretanto, a Copa do Mundo entra na conversa para a Fifa e transforma o cenário. Assim, a soberania do francês no troféu anterior tende a se perder e, pelo que se viu no Mundial, Messi desponta como favorito.

Se o Prêmio The Best considerasse apenas a temporada de 2021/22, provavelmente Benzema ganharia o troféu. O atacante sobrou com o Real Madrid e liderou uma fantástica conquista na Champions League. O problema na condecoração da Fifa são meses recentes. Primeiro, pela queda de rendimento com os merengues, com excesso de lesões e dificuldades para emendar uma boa sequência. Depois, pela ausência no Mundial depois de toda a controvérsia em sua permanência na seleção francesa. O centroavante não pôde aproveitar a melhor vitrine.

Messi, em compensação, virou do avesso suas perspectivas. A primeira temporada com o Paris Saint-Germain foi abaixo das expectativas e o atacante sequer apareceu entre os indicados à Bola de Ouro, o que não ocorria desde 2005. Por outro lado, a atual temporada do craque é bem melhor por seu clube. E o nível de desempenho com a seleção da Argentina foi fantástico. A Copa do Mundo tantas vezes influencia esses prêmios individuais e, sem dúvidas, o gênio possui sua cartada. Basta lembrar que ele levou a Bola de Ouro em 2021 muito por conta da Copa América.

Já Mbappé é quem oferece um equilíbrio maior. O atacante mantém um nível alto no Paris Saint-Germain, embora isso não tenha sido muito valorizado na Bola de Ouro de 2022, com o sexto lugar. Pesa a falta de títulos internacionais com o clube. Em compensação, o atacante fez uma Copa do Mundo impressionante e tende inclusive a eclipsar um pouco Benzema neste sentido. Entretanto, em termos de conquistas, é quem possui os argumentos mais fracos a seu favor entre os finalistas do The Best. Corre por fora, embora uma segunda colocação não soe como absurdo pelo Mundial que fez.

Além dos três finalistas do masculino, a Fifa também anunciou nesta sexta-feira o trio que concorrerá ao The Best Feminino . São Beth Mead, Alexia Putellas e Alex Morgan. Também serão finalistas: Richarlison, Dimitri Payet e Marcin Oleksy (Prêmio Puskás); Carlo Ancelotti, Lionel Scaloni e Pep Guardiola (Melhor Técnico); Pia Sundhage, Sonia Bompastor e Sarina Wiegman (Melhor Técnica); Thibaut Courtois, Bono e Emiliano Martínez (Melhor Goleiro); Christiane Endler, Mary Earps e Ann-Katrin Berger (Melhor Goleira). A cerimônia de premiação acontecerá em 27 de fevereiro, na sede da Fifa.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo