BrasilCopa do MundoMundo

Força do Brasil deve muito à qualidade de seus volantes

Dizer que a seleção brasileira prima pela qualidade de seus atacantes é lugar-comum. E, convenhamos, por mais que os homens de frente da equipe venham fazendo seu papel com Luiz Felipe Scolari e que Neymar seja o astro do time, não é no setor que o elenco está mais bem servido. Tendo reservas tão bons quanto os titulares, o Brasil conta com uma das melhores cabeças de área do mundo na atualidade. E Felipão pôde demonstrar toda a qualidade que tem em mãos na vitória por 2 a 0 sobre a Coreia do Sul.

A escalação da Seleção no amistoso manteve o time-base que conquistou a Copa das Confederações. Lesionados, Júlio César e Thiago Silva eram os únicos ausentes, substituídos por Jefferson e Dante. Enquanto isso, à frente da zaga, Luiz Gustavo e Paulinho combinavam a parceria que tanto deu certo nos últimos meses, equilibrando imposição física na marcação e potência na saída de jogo. Em um primeiro tempo sem tantas emoções, o Brasil manteve-se protegido e saiu em vantagem no fim do primeiro tempo, com um belo gol de falta de Neymar.

Logo no início do segundo tempo, Oscar deu tranquilidade à equipe ao ampliar a diferença no placar. Um gol construído com o trabalho dos volantes, em que Luiz Gustavo iniciou a jogada e Paulinho deu excelente passe para Oscar estufar as redes. Com a vantagem estabelecida, Felipão pôde testar as variações que os seus meio-campistas permitem. Talvez não seja um grupo de cabeças de área com tanta técnica quanto os alemães e espanhóis, mas a eficiência tem sido inegável.

Ramires entrou no lugar de Hulk, reforçando a marcação pela direita e dando liberdade às constantes (e incontroláveis) subidas de Daniel Alves. Hernanes, um volante que se acostumou com a meia na Lazio, passou a fazer a função de Paulinho na armação das jogadas. E Lucas Leiva, enfim ganhando sua primeira chance com Felipão, substituiu Luiz Gustavo para mostrar que também pode ser este jogador que dá segurança na proteção e cadência na saída de jogo.

Além do quinteto utilizado neste sábado, o Brasil ainda tem um bom número de opções. Fernando vinha ganhando chances e é um nome para o futuro. Sandro está voltando de lesão e, quando retomar seu espaço no Tottenham, também merece ser observado. E se o trabalho feito pelos volantes é tão bom, também tem méritos de Thiago Silva, Dante e David Luiz, zagueiros que saem jogando como cabeças de área, assim como do empenho de Oscar, Hulk e Neymar na marcação da saída de bola adversária.

Em abril, Felipão causou polêmica ao declarar que “essa história de volante goleador é muito bonita para a imprensa, mas não para o técnico”. Os gols dos cabeças de área podem não ser tão frequentes quanto se esperava, mas suas atuações estão longe de repercutir o extremismo do treinador na frase. Se o Brasil joga tão bem e bonito, deve muito ao trabalho e também ao talento de seus volantes, fundamentais em uma equipe estruturada.

Destaque do jogo

South Korea Brazil Soccer

Neymar. Outra vez, as melhores jogadas ofensivas do Brasil estiveram concentradas no camisa 10. O atacante não criou tanto, mas chamou a responsabilidade e foi perseguido pelos defensores sul-coreanos. Acabou premiado com o primeiro gol.

Momento chave

O gol de Oscar. Em um jogo que não valia muito para a seleção brasileira, o segundo tento foi o suficiente para acabar com a pressão pela vitória. Depois disso, Felipão esteve livre para realizar testes na equipe, seu principal intuito na partida.

Os gols

44’/1T – GOL DO BRASIL! Falta na entrada da área. Neymar cobra com perfeição, rente à trave. O goleiro Sung-Ryong ainda toca na bola, mas não consegue evitar o gol.

4’/2T – GOL DO BRASIL! Excelente enfiada de bola de Paulinho. Oscar domina com liberdade, mesmo cercado por sul-coreanos. O camisa 11 dribla o goleiro e toca para as redes vazias.

Curiosidade

Hong Myung-Bo esteve presente nos últimos cinco jogos entre Brasil e Coreia do Sul. Foi zagueiro titular dos asiáticos nas quatro primeiras ocasiões e, agora, foi o técnico do time na derrota em Seul.

Ficha técnica:

COREIA DO SUL x BRASIL

escudo coreia do sul Coreia do Sul
Jung Sung-Ryong, Yong Lee, Kim Young-Gwon, Hong  Jeong-Ho e Kim Jun-Su; Ki Sung-Yong e Han Kook-Young; Lee Chung-Yong (Yun Il-Lok, 41’/2T), Koo Ja-Cheol (Son Heung-Min, 20’/2T) e Kim Bo-Kyung (Ko Yo-Han, 33’/2T); Ji Dong-Won (Lee Keun-Ho, 7’/2T). Técnico: Hong Myung-Bo.
Brasil escudo Brasil
Jefferson, Daniel Alves, Dante, David Luiz e Marcelo (Maxwell, 37’/2T); Luiz Gustavo (Lucas Leiva, 24’/2T), Paulinho (Hernanes, 22’/2T) e Oscar (Bernard, 34’/2T); Hulk (Ramires, no intervalo), Jô e Neymar. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Local: Estádio da Copa do Mundo de Seul, em Seul
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Gols: Neymar, 44’/1T; Oscar, 4’/2T
Cartões amarelos: Sung-Yong e Chung-Yong (Coreia do Sul)
Cartões vermelhos: Nenhuma
Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo