MundoPremier League

Calendário: Fim de ano, mas não do futebol

As festas de fim de ano podem garantir uma folga para a maioria dos clubes de futebol do mundo, mas não para todos. As semanas entre o Natal e o Réveillon continuam bastante movimentadas – e não apenas com aquelas peladas que reúnem Robinho, Denílson e algumas subcelebridades. As últimas datas de 2012 guardam de tudo, de decisões de título a confrontos entre seleções.

Os países britânicos são os que mais chamam atenção durante o período, com a Premier League encerrando o primeiro turno no tradicional Boxing Day. Fora da Europa, as principais partidas acontecem na Ásia e na África, em locais que não costumam ser tão fiéis ao calendário gregoriano. E até a América do Sul tem seus joguinhos, com a Segunda Divisão Uruguaia a todo vapor.

Para você não perder o que irá acontecer no planeta da bola nos próximos dias, preparamos um calendário completo para saber onde caçar alguns jogos. Confira:

22 de dezembro

Campeonato Inglês
A 18ª rodada da Premier League não traz nenhum clássico, mas a expectativa é por muitos gols. O vice-líder Manchester City recebe o lanterna Reading no Etihad Stadium e não deve ser benevolente com a pior defesa do campeonato. Outro jogo aberto reúne Liverpool e Fulham, que medem forças em Anfield.

Campeonato Francês
Equilibradíssima, a Ligue 1 tem rodada cheia no sábado, mas ainda não se encerra. O principal time a se despedir dos torcedores no ano é o Lyon, que briga ponto a ponto pelo topo da tabela com Paris Saint-Germain e Olympique de Marseille. Os Gones recebem em Gerland o Nice, que briga por vaga nas competições continentais.

Campeonato Espanhol
No adeus de La Liga, Real Madrid e Barcelona em campo. Os merengues tentam ir para o Natal tranquilos, mas terão parada dura contra o Málaga em La Rosaleda. Já os blaugranas, disparados na liderança, fecham o ano contra o Valladolid e podem ver Messi ir além dos 90 gols em 2012. O vice-líder Atlético joga nesta sexta, contra o Celta.

Campeonato Italiano
A líder Juventus fecha sua participação na Serie A em 2012 na sexta, contra o Cagliari. Assim, as principais atenções no sábado se concentram sobre Roma e Milan, que prometem jogo aberto no Stadio Olimpico. Já a segundo colocada Inter pode sonhar em diminuir a diferença para o topo contra o Genoa, fora de casa.

Campeonato Holandês
A Eredivisie é um dos poucos campeonatos que começa o seu segundo turno ainda em 2012, em primeira rodada que atravessa o final de semana. Twente e PSV brigam pela liderança. Os Tukkers pegam o AZ na sexta, enquanto os Boeren terão vida um pouco mais fácil ante o NAC Breda, no sábado. Também vale prestar atenção no Ajax, que vem de seis vitórias seguidas.

23 de dezembro

Campeonato Inglês
Rooney e Van Persie. A dupla de ataque do Manchester United faz valer o investimento e vai garantindo a liderança da Premier League. E os Red Devils deverão provar sua eficiência em Gales, onde encaram o Swansea City, pronto para manter a posse de bola. Já em Stamford Bridge, o Chelsea tenta manter a recuperação no terreno doméstico ante o Aston Villa.

Campeonato Francês
O último time a entrar em campo pela Ligue 1 é o Olympique de Marseille. E não seria nada mal para a equipe fechar 2012 na primeira colocação do torneio. O time treinado por Élie Baup enfrenta o Saint-Étienne no Vélodrome, tentando ampliar a sequência de quatro jogos sem vitórias na competição dos Verts.

Campeonato Costarriquenho
Um dos principais clássicos da Costa Rica será decisivo na definição do líder durante a pausa de inverno. O Herediano está em terceiro, longe do topo, mas pode atrapalhar o Alajuelense e dar a primeira colocação de bandeja para o Saprissa, que vem logo atrás. Em 2011, as imagens do jogo rodaram o mundo após uma briga generalizada entre as equipes.

Campeonato Ganês
A Premier League de Gana historicamente é dominada por Hearts of Oak e Asante Kotoko. Entretanto, este panorama mudou nos últimos anos: são quatro campeões em quatro temporadas. E os “intrusos” são os desafiantes na 12ª rodada: o Hearts recebe o líder Aduana Stars, vencedor em 2010, e o Asante visita o Bekerum Chelsea, que levou a taça em 2011.

Campeonato Turco
A rodada final do primeiro turno da Süper Lig reserva um bom encontro em Trebizonda: o Trabzonspor não faz grande campanha, mas tem a chance de atrapalhar o líder Galatasaray, que já soma cinco pontos de vantagem. O jogo marca o reencontro de Burak Yilmaz, artilheiro da fase de grupos da Liga dos Campeões, com seu antigo clube.

24 de dezembro
Kiryat Shmona é o atual campeão israelense

Campeonato Israelense
A terra onde nasceu Jesus Cristo segue com sua liga até mesmo na véspera do Natal. Atual campeão, o Kiryat Shmona recebe o Maccabi Haifa, terceiro maior vencedor da história do torneio. Ambos, porém, estão longe da briga pelo título nesta temporada, limitada neste momento a Hapoel Tel Aviv e Maccabi Tel Aviv.

Campeonato Azerbaijano
Um dos principais derbies da capital fica como presente aos azerbaijanos. Maior campeão nacional e atual detentor da taça, o Neftchi Baku enfrenta o Inter Baku, time que ascendeu nos últimos anos e briga pela liderança. Alguns brasileiros devem entrar em campo: Bruno Bertucci, ex-Corinthians, e Flavinho, ex-Grêmio Barueri, ambos do Neftchi.

Campeonato Paquistanês
Dono do último título paquistanês, o KRL está muito próximo de repetir o feito nesta temporada. A equipe de Rawalpendi fez SEIS jogos a menos que o segundo colocado e, ainda assim, mantém a liderança com dois pontos de vantagem. Para tirar essa diferença, o clube enfrenta o Muslim, pertencente à comunidade muçulmana.

Campeonato Nepalês
Sim, existe futebol no pequeno país rodeado pelo Himalaia e até mesmo uma liga nacional – que se chamava Martyr’s Memorial A-Division, em homenagem aos mortos durante revolução política na década de 1950, até este ano, quando passou a ser patrocinada pela Red Bull. Invicto nesta temporada, o Manang Marshyangdi é o principal time a entrar em campo.

25 de dezembro

Campeonato Marroquino
Adversário do Corinthians no Mundial de 2000, o Raja Casablanca continua com a reputação em alta no Marrocos. Os Diabos Verdes buscam o bicampeonato nacional e lideram a liga. Estrelado pelo meia Adel Chedli, o time pode aumentar a diferença contra o Chabab Rif Hoceima, nono colocado.

Seleção bareinita x seleção malinesa
A Fifa não referenda, mas o calendário internacional ocupa o natal com amistoso de dois países majoritariamente islâmicos. O time de Bahrein foi o terceiro colocado no Campeonato da Federação da Ásia Ocidental. Já a equipe de Mali, garantida na Copa Africana de Nações, mandará um time sem suas principais estrelas para a partida.

26 de dezembro

Campeonato Inglês
Por mais que gere controvérsias entre clubes e jogadores, o Boxing Day é uma tradição bem aproveitada pelos torcedores na Inglaterra. As partidas costumam reunir clubes de cidades próximas, facilitando o deslocamento e a lotação dos estádios. Neste ano, Manchester United x Newcastle, Norwich x Chelsea e Aston Villa x Tottenham são as melhores opções de diversão.

Segunda divisão inglesa
A tradição de jogos depois do Natal também afeta a segunda divisão, que reserva 22 confrontos para a tarde. No topo da tabela, Cardiff City e Crystal Palace se encontram em Gales e podem decidir quem será o primeiro colocado. Já Nottingham Forest e Leeds United têm jogo de camisas pesadas no City Ground.

Campeonato galês
A rodada do Boxing Day ainda é cheia em outros países britânicos, como Gales. E se Swansea e Cardiff vivem boa fase nos campeonatos da Inglaterra, dentro de casa quem manda é o The New Saints. Depois de fazer a dobradinha na última temporada, o clube de Oswestry está na dianteira também neste ano e defende a posição contra o Bala Town, quinto colocado.

Campeonato Escocês
Em 2011, a torcida escocesa foi contemplada no fim de ano com um Old Firm, o clássico entre Celtic e Rangers. Com o rebaixamento dos Teddy Bears, no entanto, os Bhoys precisam se contentar em enfrentar o Dundee. Ao menos o encontro com os lanternas da SPL pode ampliar a vantagem do Celtic na liderança, que atualmente é de quatro pontos.

Segunda divisão italiana
A Serie B não chegou à metade, mas duas equipes já disparam na busca pelos dois acessos diretos: o tradicional Livorno, ausente da elite desde 2009/10, e o Sassuolo, que pode garantir participação inédita na Serie A. E os dois clubes se enfrentam no encerramento do primeiro turno. Outro clube de peso na briga é o Verona, terceiro colocado, que pega o Empoli.

27 de dezembro

Campeonato Emiratense
Uma das ligas do Oriente Médio com maior número de estrelas internacionais, a Pro-League é liderada pelo Al Ain, cujo craque é Asamoah Gyan.  No dia 27, uma figurinha carimbada brasileira entra em campo: o volante Magrão, que dá experiência ao meio-campo do Dubai contra o Al Shaab.

Campeonato Dominicana
O futebol está longe de superar o beisebol como principal esporte na República Dominicana, mas a Liga Mayor promete chamar alguma atenção com o encontro do líder e do vice-líder. Atual campeão, o Deportivo Pantoja tenta ultrapassar a Escuela Bauger na ponta da tabela.

Mbokani é o artilheiro do Anderlecht

Campeonato Belga
O Anderlecht nada de braçada em busca do bicampeonato na Bélgica. Os Mauves lideram com seis pontos de vantagem e acumulam oito vitórias consecutivas na competição. A equipe enfrenta o Lierse, uma oportunidade a mais para o artilheiro Dieumerci Mbokani manter a média de um gol por jogo na liga.

28 de dezembro

Campeonato Saudita
Semifinalista da Liga dos Campeões da Ásia, o Al Itihhad é mero figurante na Pro League e não vence na competição desde novembro. O time abandonado por Diego Souza tenta quebrar o jejum ante o Al Nassr, de Damian Manso e Jaime Ayoví. Quem também joga no dia é o vice-líder Al Hilal, treinado por Antoine Kombouare, ex-PSG.

Campeonato Palestino
Enquanto o Estádio Nacional da Palestina, na Faixa de Gaza, foi destruído pelo exército israelense, a bola continua rolando na liga disputada Cisjordânia. Após ser promovido da segunda divisão, o Shabab Al-Thahrea surpreende os times mais antigos da elite e ocupa a primeira posição, tentando manter o posto contra o Jabal Al Mukaber.

Segunda divisão uruguaia
Se no Brasil os times de empresários causam revolta em boa parte nos torcedores, no Uruguai um clube montado exatamente para sustentar os negócios de Juan Figer é o líder da segunda divisão. Pelo Rentistas, “passaram” no último ano Marlos, Thiago Ribeiro e Rodrigo Tiuí, assegurando os lucros do uruguaio. A equipe recebe na rodada o Huracán.

29 de dezembro

Seleção basca x Seleção boliviana
Aproveitando a brecha dada às seleções das comunidas autônomas da Espanha, o País Basco entra em campo no estádio de Anoeta contra a Bolívia – treinada por Xabier Azkargorta, que é basco. Com base formada por Athletic Bilbao e Real Sociedad, a equipe é estrelada por Xabi Alonso. No entanto, o meio-campista do Real Madrid chegou a ser vaiado em sua última aparição pela seleção, justamente por defender o time da capital.

Campeonato Inglês
Em outra rodada com jogos concentrados, a Premier League abre o segundo turno – porém, os jogos da 20ª rodada são inéditos na competição, por conta da acomodação de datas para o Boxing Day. O Manchester United enfrenta o West Bromwich, que aprontou contra alguns de seus rivais pelo título nas semanas anteriores.

Segunda divisão portuguesa
Ao que tudo indica, a Liga de Honra deve ter um campeão tradicionalíssimo em 2012/13: um dos poucos times que tem no currículo um título da primeira divisão, o Belenenses lidera com tranquilidade e não deve ser atrapalhado pelo vice-lanterna, o Trofense. Em seu encalço, Sporting B e Benfica B aparecem logo abaixo, embora não possam brigar pelo acesso.

Quarta divisão escocesa
O glorioso Rangers continua seu processo de reconstrução na Third Division. Depois de um início irregular, os Teddy Bears somaram sete vitórias nos últimos sete jogos e já acumulam folga de seis pontos no topo da tabela. O adversário da rodada é o terceiro colocado Queen’s Park, famoso por ser o primeiro clube de futebol da Escócia, fundado em 1867.

Campeonato Indiano
O futebol na Índia fala português. Desde que foi criada, em 2007/08, a I-League contou com campeões vindos apenas da região de Goa, que sob domínio de Portugal até a década de 1960. E a situação não tem muitas perspectivas de mudar, já que a liderança é dividida por Dempo SC e Churchill Brothers – o capitão deste, inclusive, é o brasileiro Beto.

30 de dezembro

Campeonato Inglês

Fellaini é o destaque de um promissor Everton

Mais dois jogos para fechar a 20ª rodada da Premier League. Em confronto que deve ser decisivo na briga por um lugar no Top Four, o Everton recebe o Chelsea em Goodison Park. Já o Queens Park Rangers tenta dar seguimento à fuga da parte inferior da tabela ao confrontar o Liverpool em Loftus Road.

Taça da Liga de Portugal
Apesar da pausa no Campeonato Português, os clubes lusos não têm folga no final de ano. Vitória de Setúbal e Nacional dão continuidade à fase de grupos da Taça da Liga, que será aberta no dia anterior por Rio Ave e Sporting. Uma última chance para os leões esquecerem-se dos fracassos em todas as outras competições que disputaram na temporada.

Campeonato Libanês
Campeão da Premier League do Líbano pela primeira vez na última temporada, o Safa tenta ampliar o domínio e já arranca na ponta da tabela. Em sua perseguição está justamente o Al Ansar, time mais condecorado do país, três pontos atrás. Para se garantir na liderança, o time de Beirute encara o Trípoli.

Liga dos Campeões do Golfo
A única competição continental de clubes que não para no fim de ano. A GCC Champions League reúne times de países árabes localizados no Golfo Pérsico. Dono do troféu em 2012, o Al-Muharraq tenta levar o bicampeonato para o Bahrein. Ainda pela fase de grupos, o rival é o Al-Salmiya, do Kuwait.

Campeonato Beliziano
O campeão da Premier League de Belize será conhecido nas primeiras horas do penúltimo dia do ano. Líderes de seus grupos na fase de classificação, Police United e Belmopan Bandits fazem o primeiro jogo no dia 23 e voltam a se encontrar uma semana depois. Ambos buscam o título inédito na competição.

31 de dezembro

Iraque x Tunísia
Depois de perder o comando de Zico, o Iraque já buscou o vice no Campeonato da Federação da Ásia Ocidental. Os asiáticos se tornam sparrings da Tunísia, uma das favoritas ao título da Copa Africana de Nações. Baseada no futebol local, a equipe deve contar com Youssef Msakni, indicado ao prêmio de melhor jogador africano em 2012.

Campeonato Australiano
Antes de queimar os fogos, Alessandro Del Piero precisará defender o Sydney FC na A-League. O time do italiano é o lanterna da competição e terá uma parada dura pela frente: o vice-líder Adelaide United, fora de casa. O lateral Cássio, ex-Flamengo, é um dos nomes mais experientes dos Reds.

Campeonato Iraniano
Horas antes da virada do ano, o Esteghlal pisa no gramado para vencer e comemorar a liderança. Os Azuis disputam ponto a ponto o topo da Pro League com o Sepahan, um de seus principais rivais. O meia Javad Nekounam dá o toque de talento no time, que encara o Saipa na rodada.

1º de janeiro

Campeonato Inglês
O ano novo não garante tranquilidade aos jogadores da Premier League, que abrem a 21ª rodada com sete partidas. O Manchester United espera não ser derrotado no DW Stadium pelo Wigan, como na última temporada. O Arsenal, por sua vez, reencontra o Southampton em St. Mary’s, mas não deve repetir o 6 a 1 do primeiro turno.

Campeonato Norte-Irlandês
Segundo clube com mais títulos nacionais na Europa, com 51 taças, o Linfield não começou bem a temporada e ocupa apenas a quinta colocação na Priemiership. Uma boa chance de escalar na tabela acontece na 23ª rodada, quando os Blues recebem o Cliftonville, a 14 pontos de distância na liderança e buscando a quarta conquista na liga.

Campeonato Cambojano
Uma boa maneira de começar o ano: abrindo junto a liga nacional. A C-League inicia as atividades do futebol de Camboja logo nas primeiras horas de 2013. Quatro vezes campeão nacional e um dos times mais tradicionais do país, o Phnom Penh Crown inicia a recuperação do reinado contra a Build Bright University.

Terceira divisão inglesa
A League One pode não ter os milhões da Premier League, mas também conta com os seus atrativos. O Portsmouth é um deles, que faz partida contra o Swindon Town, time treinado por Paolo Di Canio. E o Notts County, time profissional mais antigo do mundo, mede forças com o Milton Keynes Dons, odiado no país por ter promovido o fim do tradicional Wimbledon.

Copa do Imperador
A Copa do Imperador tem sua final tradicionalmente disputada no primeiro dia do ano. Criada em 1921, a competição chegou a contar com clubes coreanos, chineses e taiwaneses no período anterior à Segunda Guerra Mundial. Kashima Antlers, Kashiwa Reysol e Yokohama F. Marinos seguem vivos nas quartas de final, que acontecem no dia 23.

2 de janeiro

Seleção catalã x Seleção nigeriana

Xavi comanda o meio de campo da seleção da Catalunha

Diante dos debates sobre uma possível independência da Catalunha, a seleção da comunidade autônoma entra em campo para jogo festivo em Cornellà-El Prat. Além das manifestações nas arquibancadas, é bom prestar atenção em como funciona a equipe de Johan Cruyff. Dos 22 jogadores convocados, 11 defendem o Barcelona, entre eles Xavi, Puyol, Piqué e Busquets. Na outra metade do elenco, os nomes mais conhecidos são Capdevila e Bojan.

Campeonato Inglês
Mais três jogos para fechar a jornada na Premier League. John Terry e Anton Ferdinand podem levantar mais um episódio de polêmica em Stamford Bridge. Em Anfield, o Liverpool tem grandes chances de arrancar três pontos contra o Sunderland, que faz temporada decepcionante. Já o Newcastle tenta se levantar na tabela contra o Everton.

Taça de Portugal
O Benfica é o único do “trio de ferro” a ainda estar vivo na Copa. E os encarnados não devem ter muitos problemas para passar pelo Desportivo Aves, da segunda divisão, em jogo único pelo fechamento das oitavas de final. Se avançar, o clube de Lisboa encara a Acadêmica de Coimbra na fase seguinte.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo