Mundo

Efraín, o guia que só queria uma camisa de Torres

Que o Taiti só tem um atleta profissional em seu elenco na Copa das Confederações, você já sabe. O que não faz ideia é que um desses taitianos, no caso, tem uma ligação especial com Fernando Torres. O atacante do Chelsea fez quatro gols na goleada de 10 a 0 da Espanha nesta quinta-feira e reencontrou um velho conhecido.

Efraín Arañeda nasceu no Chile, teve passagens pela base do Cobreloa e do Universidad Católica, rodou pela Bélgica e foi parar no Taiti, onde virou guia turístico e se naturalizou como cidadão taitiano. A virada de sua carreira começou em 2007, conheceu Torres, em lua de mel e mostrou as belezas da região para o jogador espanhol.

Aos 35 anos, Efraín é o 24º atleta da delegação taitiana e caso algum colega se lesione, ele poderá ter uma chance. Da ocasião em que serviu de guia para Torres, Arañeda se recorda de uma passagem em especial: quando perguntou se o atacante (até então no Atlético de Madrid) iria para o Real Madrid ou para o Barcelona. “Me disse que não iria nem louco para o Real”.

O simpático jogador do Dragon, principal time do Taiti, ainda divide as funções em campo com o trabalho como guia. Disse já ter conhecido outros astros como Buffon, Ronaldo e Cassano, em férias. “Queria que Fernando me desse uma camisa ao fim da partida. Seria um sonho e uma grande recordação que levaria do torneio”, confessa Efraín em entrevista ao jornal Marca.

O clima de festa dos jogadores do Taiti ficou completo com a recepção calorosa no Maracanã diante da Espanha. Com a torcida do povo brasileiro na goleada de 10 a 0, Efraín terá muito mais do que uma camisa de Torres na bagagem após essa passagem pelo Brasil. Os gritos de “Taiti! Taiti! Taiti!” vindos das arquibancadas são um souvenir muito mais valioso do que uma peça de roupa do cara que fez quatro gols no seu time.

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é editor-chefe da Revista Relvado, zagueiro ocasional, ex-jornalista, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo