Copa da AlemanhaMundo

Decisão para o PSG, estreia de Paulinho e grandes amistosos

A cada semana, a temporada 2013/14 engrena mais e mais. Nos próximos dias, o Campeonato Holandês e o Campeonato Argentino têm seus pontapés iniciais, assim como a Copa da Alemanha. Já os franceses inauguram o calendário oficial do futebol nacional no Gabão, com a disputa da Supercopa entre PSG e Bordeaux. Ainda assim, boa parte dos grandes clubes do continente continua em pré-temporada, com bons amistosos no sábado e no domingo. Confira o melhor do futebol internacional neste final de semana:

Veja também a programação de TV no fim de semana

O jogão

Paris Saint-Germain x Bordeaux
Sábado, 15h45

O Paris Saint-Germain demonstrou uma superioridade sem tamanho na Ligue 1, mas ficou devendo na Copa da França e na Copa da Liga Francesa. Para provar que também pode ser um time copeiro, os parisienses fazem sua estreia oficial na temporada contra o Bordeaux, valendo o título da Supercopa da França. No embate de Laurent Blanc contra o clube que o projetou como técnico, o PSG não contará com Edinson Cavani e Marquinhos, suas principais contratações até o momento. De qualquer forma, Zlatan Ibrahimovic estará em campo e deverá receber todas as atenções da torcida do Gabão, que sediará a decisão.

Fique de olho também

Milan x Chelsea
Domingo, 19h30

José Mourinho reestreou com o pé direito no Chelsea, vencendo a Internazionale por 2 a 0. O desafio promete ser um pouco maior no domingo, contra o Milan, mas nada que abale a confiança do treinador em seu recomeço em Stamford Bridge. Sem grandes contratações até aqui, o português promete fazer limonada com os mesmos limões que azedaram as vidas de Roberto Di Matteo e Rafa Benítez. Eden Hazard e Oscar já se mostraram afiados. Enquanto isso, os rossoneri precisam começar a pegar no tranco, depois de vitórias magras contra Valencia e São Paulo, além de uma pacotada ante o Manchester City.

Valencia x Internazionale
Domingo, 17h

Dois clubes de camisa que vivem incertezas para a próxima temporada. A Internazionale cada vez mais enxuga o elenco e não faz grandes negócios no mercado de transferências, deixando claro que a fonte do dinheiro de Massimo Moratti secou. Sem tantos recursos, Walter Mazzarri tenta montar uma equipe ainda sim eficiente. Já o Valencia não estará na Liga dos Campeões, perdeu Roberto Soldado e ainda precisa conviver com disputar internas na diretoria. Uma vitória, mesmo sendo em um amistoso, alivia o clima em qualquer um dos lados.

Everton x Real Madrid
Sábado, 21h

O turbulento vestiário do Real Madrid de José Mourinho ficou para trás com Carlo Ancelotti. O italiano chegou impondo seu trabalho e parece ter conquistado a confiança do elenco, algo perdido por seu antecessor. E, embora os merengues não tenham feito grandes partidas, o início tem sido animador. Isco, sobretudo, é quem mais chama atenção nesta pré-temporada. Pela frente desta vez, o Everton também vive uma nova fase após a saída de David Moyes e a chegada de Roberto Martínez, barrando a Juventus em seu último amistoso.

Benfica x São Paulo
Sábado, 15h45

O São Paulo não sabe o que é uma vitória desde o fim de maio. São 14 jogos consecutivos sem vitória, em uma sequência que parece não ter fim. E qual melhor oportunidade para reverter essa situação do que enfrentando o time mais azarado da Europa? Vice-campeão do Campeonato Português, da Copa de Portugal e da Liga Europa, o Benfica manteve o técnico Jorge Jesus e conta com um elenco forte, a despeito dos tropeços. Ainda assim, os tricolores esperam que a onda de maus agouros permaneça com os encarnados por ao menos mais um jogo, na decisão da Copa Eusébio.

Vale uma zapeada

Juventus x Los Angeles Galaxy
Sábado, 23h30

Se o poeta já dizia “todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite”, um futebol não vai mal no começo da madrugada, não é? Além do mais, é a chance de ver a Juventus, atual campeã italiana, a maestria de Andrea Pirlo e os primeiros passos de Carlos Tevez com os bianconeri. A Vecchia Signora não teve um bom início de pré-temporada, perdendo o Troféu TIM ao Sassuolo e tropeçando contra o Everton. Por isso mesmo, o jogo contra o Los Angeles Galaxy é uma maneira de reconfortar a torcida, que espera o tricampeonato da Serie A.

O clássico

Shakhtar Donetsk x Dynamo Kiev
Domingo, 13h

O primeiro clássico ucraniano da temporada tem tudo para ser o mais quente dos últimos anos. O Dynamo está mordido com o tetracampeonato dos rivais e investiu alto durante a janela de transferências, trazendo nomes badalados no mercado como Younes Belhanda, Dieumerci Mbokani, Jeremain Lens e Aleksandr Dragovic. Enquanto isso, o Shakhtar perdeu alguns de seus destaques, mas voltou a apostar no Brasil ao levar Fred e Fernando. O problema é que a liga mal começou e o clube de Kiev já vai ter que tirar uma diferença de dois pontos em relação ao time de Mircea Lucescu.

O reencontro

Arsenal x Galatasaray
Domingo, 12h20

Arsenal e Galatasaray não se cruzam há 13 anos, quando disputaram a decisão da Copa da Uefa de 1999/00. Tanto quanto a vitória dos turcos, a partida ficou marcada pela violência fora do estádio, com vários confrontos entre hooligans e, apesar da segurança reforçada, dezenas de feridos. O reencontro gerou preocupações das autoridades e grupos de torcedores se manifestaram contra a iniciativa. No entanto, a organização da Copa Emirates reitera o caráter amistoso do torneio e espera reatar as boas relações entre os clubes. É um primeiro passo.

O cara

Robert Lewandowski
Wilhelmshaven x Borussia Dortmund
Sábado, 10h30

A Copa da Alemanha tem uma particularidade em relação às outras copas nacionais dos principais países da Europa: os grandes clubes não costumam poupar seus titulares nem nas fases iniciais. Por isso mesmo, Jürgen Klopp deverá escalar força máxima para enfrentar o Wilhemshaven, que disputa a Liga Regional do Norte, equivalente à quarta divisão. Uma ótima oportunidade para Robert Lewandowski reiterar seu compromisso com o clube e dar uma resposta àqueles que o “enganaram”, como acusou durante a semana.

O brasileiro

Paulinho
Tottenham x Monaco
Sábado, 13h30

Ao lado de Neymar, nenhuma outra transferência de jogador brasileiro à Europa nesta temporada foi mais significativa que a contratação de Paulinho pelo Tottenham. Após ótimas atuações com o Corinthians e com a Seleção, o volante segue à Premier League pronto para dar um passo à frente na carreira – e o apelido de “Lampard Negro” ajuda a demonstrar um pouco dessas expectativas. Contra o milionário Monaco, o brasileiro ajudará a ofuscar também toda a novela envolvendo Gareth Bale e o interesse do Real Madrid.

Passe longe

Shakhtar Karaganda x Akzajyk Uralsk
Sábado, 8h30

O Shakhtar Karaganda está próximo de fazer história e se tornar o primeiro clube do Cazaquistão nos playoffs da Liga dos Campeões. No meio da semana, pode até perder por dois gols de diferença contra o Skënderbeu Korcë que se classifica. Terceiro colocado na liga nacional, 15 pontos atrás do líder, o clube deixará em segundo plano o confronto com o Akzajyk Uralsk, lanterna da competição. E se a partida não interesse nem quem deveria se concentrar nela, não é você que vai se importar.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo