Mundo
Tendência

Copa do Mundo teve grande peso na lista de candidatos a melhor goleiro masculino do ano no prêmio The Best 2022

O goleiro campeão da Champions League e dois destaques da Copa do Mundo disputarão o prêmio de melhor goleiro do ano; candidatas do futebol feminino também foram divulgadas

A Fifa divulgou a lista dos goleiros e goleiras que disputarão o prêmio de melhor da posição no ano no futebol masculino e feminino. Três goleiros de cada modalidade disputam a premiação, que será realizada no dia 27 de fevereiro. No masculino, a Copa teve bastante peso, com dois nomes fortes, além do principal goleiro da Champions League.

A lista dos três indicados ao prêmio começa com Thibaut Courtois, belga do Real Madrid, que foi destaque na Champions League. O Real Madrid conquistou o título que foi, de certa forma, inesperado, pelo tanto de reviravoltas que o time viveu e conseguiu sobreviver. Um dos responsáveis por isso foi Courtois, que teve grandes atuações defendendo a meta dos merengues.

Outro candidato é Emiliano Martínez, da Argentina, que atua no Aston Villa. O goleiro brilhou intensamente na Copa do Mundo e acabou como campeão. O goleiro vive boa temporada pelo seu clube, mas foi a atuação na Copa do Mundo que o colocou em destaque no mundo todo. A atuação nos jogos decisivos, como nas quartas de final contra a Holanda, decidida nos pênaltis, e especialmente a final, também decidida nos pênaltis e com atuação decisiva do arqueiro, certamente pesaram a seu favor para a indicação.

Por fim, Yassine Bounou, conhecido como Bono, goleiro de Marrocos e do Sevilla, é o terceiro indicado. Marrocos foi a grande surpresa da Copa e o goleiro foi um dos pontos positivos. Ele é um nome já bastante conhecido, com atuações notáveis pelo Sevilla, um time que está há muito tempo disputando jogos em alto nível.

Resta saber o que pesará mais para o vencedor: a Copa do Mundo ou a Champions League.

Endler tenta o segundo prêmio seguido no feminino

Christiane Endler, do Chile (PAOLA MAFLA/AFP via Getty Images)

O prêmio de futebol feminino começou a ser distribuído em 2019, então tivemos três edições até aqui. E uma das indicadas em todas as edições anteriores volta a figurar na lista: a chilena Christiane Endler, que está no Lyon.

Endler tem 31 anos e é considerada uma das goleiras mais técnicas do futebol feminino no mundo. A goleira tem uma carreira longa atuando na França. Depois de começar no Unión La Calera e passar por Everton e Colo Colo, ainda no Chile, foi para a Europa para defender o Chelsea.

Voltaria ao Colo Colo e foi para a Europa pela segunda vez em 2016 para jogar pelo Valencia. De lá, foi para o PSG, que ficou de 2017 a 2021. Desde 2021 está no Lyon. Foi já atuando pelo Lyon que conquistou o prêmio, em 2021. Portanto, tentará o segundo prêmio consecutivo.

Uma das suas concorrentes é a alemã Ann-Katrin Berger, de 32 anos. Atualmente, ela defende o Chelsea, depois de começar a carreira no Sindelfingen, jogar pelo Turbine Potsdam e ter a sua primeira experiência internacional no PSG. Chegou à Inglaterra em 2016 para atuar pelo Birmingham e está no Chelsea desde 2019.

A terceira indicada é a inglesa Mary Earps, de 29 anos. Revelada pelo Leicester, ela passou pelo Nottingham Forest, Doncaster, Coventry, Birmingham, Bristol, Reading, Wolfsburg e está desde 2019 no Manchester United. Defende a seleção inglesa desde 2017 e foi a titular do time na campanha histórica da Inglaterra na Eurocopa 2022, quando as inglesas conquistaram o título. Foi escolhida para o time do torneio.

A premiação FIFA The Best acontece no dia 27 de fevereiro, em Paris. Nesta quinta-feira, dia 9, serão revelados os concorrentes a técnico do ano no masculino e feminino. Na sexta, serão divulgados então os indicados das demais categorias: Prêmio Puskas de gol mais bonito e os dois principais prêmio, de melhor jogador e melhor jogadora.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo