Mundo

Clássico na Itália, na Alemanha e um jogão na Inglaterra agitam o fim de semana na Europa

Há fins de semanas cheios de grandes confrontos e outros em que os principais times tratam dos seus próprios negócios. O próximo será um da segunda categoria, mas ainda teremos bons duelos. Destaque para os dois principais clássicos. O Milan tenta se reabilitar no Campeonato Italiano contra a Juventus, e Schalke 04 e Borussia Dortmund farão mais um jogo muito quente na Alemanha.

CONFIRA A NOSSA PROGRAMAÇÃO DE TV

A Inglaterra também estará cheia de atrativos. Porque o Tottenham, segundo colocado, tem um jogo difícil contra o Manchester United, enquanto o Leicester enfrenta o Sunderland. Correndo por fora, o West Ham recebe o Arsenal em mais um duelo para ficar ligado na TV.

Vamos aos principais destaques do fim de semana?

O jogão

Tottenham x Manchester United
Domingo, 10h30 (Fox Sports)

O empate contra o Liverpool, no último final de semana, custou caro para o Tottenham. O Leicester tem sete pontos de vantagem e restam apenas 18 em disputa na Premier League. Foi o terceiro tropeço do vice-líder nas últimas cinco rodadas e mais um pode ser fatal. Isso apenas aumenta a importância da partida contra o maior campeão inglês na manhã de domingo, até porque o grande rival pelo título tem vida mais fácil, contra o Sunderland.

O Manchester United vem em ascensão. Venceu quatro das últimas cinco rodadas e encostou na quarta colocação, que dá vaga para a próxima Champions League. Está a um ponto do rival City. Embora esteja atrás do Tottenham na tabela, tem um bom histórico recente contra o rival de Londres, do qual perdeu apenas duas vezes nos últimos 33 encontros, por todas as competições.

O clássico

Schalke 04 x Borussia Dortmund
Domingo, 10h30 (ESPN)

Um dos maiores clássicos da Alemanha terá mais uma edição neste final de semana, com importância vital para o Borussia Dortmund. Um tropeço tornaria a perseguição implacável ao Bayern de Munique ainda mais difícil, já que a vantagem de cinco pontos dos bávaros poderia subir a oito, faltando apenas cinco rodadas para o final da Bundesliga. O Schalke 04 está na briga ferrenha por vaga na próxima Champions League: apenas um ponto o separa, em sétimo lugar, do quarto colocado Borussia Monchengladbach. A partida será realizada no estádio do Schalke, onde o dono da casa é muito forte e tem a sexta melhor campanha do país. Por outro lado, o Borussia Dortmund só não é melhor visitante que o Bayern de Munique.

O cara

Paul Pogba
Milan x Juventus
Sábado, 15h45 (Fox Sports 2)

Pogba é o maior salário da Juventus (AP Photo/Riccardo De Luca)
Pogba, da Juventus (AP Photo/Riccardo De Luca)

Em outros tempos, este seria certamente o nosso jogão, mas o Milan, sem vencer há quatro partidas, não anda ajudando. A Juventus, por outro lado, continua em velocidade de cruzeiro no Campeonato Italiano, liderada por Pogba. Na provável ausência de Dybala, o francês terá que manter a boa fase, que rendeu três assistências e um gol nas últimas cinco vezes que o time balançou as redes. A forma da Juventus no Campeonato Italiano é mais ou menos boa: 20 vitórias e um empate nos últimos 21 jogos.

Fique de olho

Figueirense x Avaí
Domingo, 10h

Há algo de muito estranho com o Avaí. Depois de uma boa campanha no primeiro turno do Catarinense, o clube ocupa a lanterna do segundo turno, com seis derrotas em seis rodadas. Houve salários atrasados, problemas com a diretoria e um elenco muito jovem. Uma campanha tão ruim a nível estadual é o bastante para cair todo mundo. O presidente Nilton Macedo Machado deve renunciar depois do clássico, que será o primeiro do técnico Silas no seu retorno à ressacada. Ele estreou na última rodada, com derrota para o Brusque. O Figueirense dificilmente vencerá o turno e disputará a decisão (está a seis pontos do líder Joinville, faltam três rodadas), mas tem muita vontade de afundar ainda mais o rival.

West Ham x Arsenal
Sábado, 8h45 (ESPN Brasil)

Se o título parece mais difícil, o Arsenal pode pelo menos tentar terminar a Premier League em segundo lugar e à frente do rival Tottenham. Tem um dos jogos mais difíceis pela frente na próxima rodada: o West Ham fora de casa. O clube do leste de Londres vem fazendo um campeonato excepcional e ocupa a sexta posição. Tem em Dimitri Payet e suas cobranças de falta uma arma mortal. Sorte dos Gooners que Petr Cech deve estar de volta ao gol depois de um problema na perna.

O brasileiro

Bruno Henrique
Wolfsburg x Mainz
Sábado, 13h30 (Fox Sports)

Bruno Henrique, do Wolfsburg (Foto: AP)
Bruno Henrique, do Wolfsburg (Foto: AP)

Bruno Henrique voou no meio de semana contra o Real Madrid com uma assistência e outras ótimas participações. Um dos melhores em campo na vitória do Wolfsburg por 2 a 0. A grande surpresa do time. Mesmo com a moral lá em cima, ainda deve começar no banco de reservas na Bundesliga, competição pela qual nunca jogou como titular. Mas pode ser novamente uma boa arma para surpreender o Mainz, excelente sexto colocado da competição. O Wolfsburg, em oitavo, tenta de qualquer jeito juntar-se ao grupo de clubes que brigam pela Champions League antes que seja tarde demais.

Vale uma zapeada

Rennes x Nice

Ainda tem algumas coisas para ficar de olho no Campeonato Francês, embora o título esteja decidido há muito tempo (desde outubro, mais ou menos). A principal é a briga pela terceira vaga na Champions League travada entre Lyon, (52), Rennes (51), Nice (50) e Saint-Étienne (48), um pouco mais atrás. Quarto e quinto colocado, Rennes e Nice enfrentam-se neste final de semana, tentando aproveitar o duelo fora de casa do Lyon contra o Montpellier.

Valencia x Sevilla
Domingo, 11h (Fox Sports 2)

O Valencia tem um novo técnico. O espanhol Pako Ayestarán assumiu o time no lugar de Gary Neville, que teve uma breve e desastrosa passagem pelo Mestalla. O novo comandante precisa reagir rapidamente para tentar salvar um pouco da dignidade do time, e quer oportunidade melhor do que contra um rival poderoso como Sevilla, sétimo colocado e novamente bem encaminhado na Liga Europa?

Passe longe

Burnley x Leeds
Sábado, 8h30 (ESPN+)

Há poucos grandes confrontos neste final de semana, então a maioria dos jogos que a TV brasileira transmitirá tem algum clube interessante. Nossa sugestão, portanto, é não acordar às 8h30 para ver Burnley e Leeds pela segunda divisão inglesa e guardar as energias para as outras dezenas de jogos.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo