Alex Morgan se junta a Alexia Putellas e Beth Mead como finalistas do Prêmio The Best de melhor jogadora
Alexia Putellas é a vencedora mais recente do The Best e levou as duas últimas edições da Bola de Ouro, enquanto Beth Mead se consagrou como craque e campeã da última Eurocopa

A Fifa divulgou nesta sexta-feira os concorrentes aos principais prêmios The Best. E três nomes de peso disputarão a condecoração entre as mulheres. Alexia Putellas, Beth Mead e Alex Morgan são as finalistas na categoria de Melhor Jogadora. Putellas tem a seu favor o momento excelente com o Barcelona, que inclusive valeu a Bola de Ouro da France Football mesmo sem faturar os principais títulos da temporada. Beth Mead se respalda como grande destaque da Inglaterra que conquistou a Eurocopa. Já Alex Morgan desponta pelo protagonismo na seleção americana e também pelo destaque na NWSL.
Putellas é a favorita ao The Best, depois de ter levado a condecoração na última temporada e também a Bola de Ouro nos dois últimos anos. Nem mesmo a derrota na final da Champions ou a ausência da Eurocopa por lesão atrapalharam a craque. Pesa muito mais a qualidade de jogo inegavelmente alta apresentada pela espanhola, assim como o momento arrasador do Barcelona, sobretudo nas competições locais. Em termos de talento, é quem realmente parece um passo à frente, a ponto de superar a concorrência mesmo com os principais títulos escapando de suas mãos.
Beth Mead, por sua vez, carrega a principal taça do ano no currículo. A atacante foi a artilheira e a melhor jogadora da Eurocopa Feminina, vencida pela Inglaterra. Nesse sentido, possui um protagonismo claro e argumentos fortes a seu favor. O desempenho no futebol de clubes também é altíssimo, pelo Arsenal, mas sem conquistas que ampliem suas chances. Na Bola de Ouro, a inglesa terminou na segunda posição, numa disputa mais apertada com Putellas do que foi a pontuação da espanhola na vitória de 2021.
Por fim, Alex Morgan corre por fora no trio de finalistas. A americana de 33 anos tem seu lugar entre as melhores jogadoras da história e segue como um dos maiores talentos do esporte. Entretanto, já atravessou temporadas mais relevantes em termos de feitos. O principal título da atacante foi o Campeonato da Concacaf com a seleção, que valeu também o prêmio de melhor jogadora do torneio. Além disso, a craque foi a artilheira da NWSL, a liga americana, com 15 gols em 17 partidas pelo San Diego Wave. Só não teve uma colocação tão boa na última Bola de Ouro, no 13° lugar. Na ocasião, Sam Kerr completou o pódio da France Football.
Além das três finalistas do feminino, a Fifa também anunciou nesta sexta-feira o trio que concorrerá ao The Best Masculino. São Lionel Messi, Karim Benzema e Kylian Mbappé. Também serão finalistas: Richarlison, Dimitri Payet e Marcin Oleksy (Prêmio Puskás); Carlo Ancelotti, Lionel Scaloni e Pep Guardiola (Melhor Técnico); Pia Sundhage, Sonia Bompastor e Sarina Wiegman (Melhor Técnica); Thibaut Courtois, Bono e Emiliano Martínez (Melhor Goleiro); Christiane Endler, Mary Earps e Ann-Katrin Berger (Melhor Goleira). A cerimônia de premiação acontecerá em 27 de fevereiro, na sede da Fifa.