Mundo

10 times para 2013

Tahiti

Você está lendo certo. A seleção campeã da Oceania virá ao Brasil e talvez alguns de vocês até assistam jogos do time (que, aliás, jogará em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife). Será curioso ver uma seleção praticamente amadora jogar em evento que serve como uma medição de forças das principais seleções do mundo, além de um teste para a Copa do Mundo. É bastante provável que o time tome algumas goleadas, mas serão personagens interessantes no palco da próxima Copa.

Málaga

Em meio a uma crise financeira após ser comprado por um sheik, o clube foi suspenso das próximas competições europeias. Apesar disso, faz boa campanha na Liga dos Campeões, onde se classificou em primeiro lugar no seu grupo e enfrentará um adversário à sua altura: o Porto. O fim da temporada pode ser um caos, mas até lá o Málaga pode fazer história.

Roma

O time de Zdenek Zeman parece sofrer de bipolaridade. Em alguns jogos, o nível do futebol é tão alto que parece que pode encarar praticamente qualquer outro time. Em outros, faz jogos tão ruins que acaba destruído por times claramente inferiores. O time é capaz de vencer a Internazionale fora de casa por 3 a 1 e perder na rodada seguinte para o Bologna em casa. O time tem Totti em grande forma e jovens jogadores, como Lamela, além de um atacante versátil e forte, Osvaldo. Um time sempre divertido de assistir. Até onde os giallorossi podem ir?

Atlético de Madrid

Para começar, o time tem o atacante Radamel Falcao Garcia, um dos mais eficientes centroavantes do mundo. Só que é mais do que isso. O Atlético de Madrid, que sequer ficou na zona de classificação na temporada passada, agora sonha com o título espanhol. Isso mesmo: em um campeonato que dizem só ter dois times, os Colchoneros são os mais próximos do Barcelona na tabela. É difícil imaginar a equipe da capital tirando a diferença e levando o título, mas ser vice-campeão já seria um grande feito. E o time voltaria à Liga dos Campeões.

Corinthians

Pela primeira vez, o time entrará um ano campeão da Libertadores. E como campeão mundial, será o clube a ficar de olho. Com uma boa gestão e muito dinheiro entrando na conta, o time se prepara para montar um elenco ainda mais forte em 2013. O time terá os holofotes sobre si e entra o ano como time a ser batido.

Paris Saint-Germain

Muito, muito dinheiro, estrelas, contratações caras. Na temporada passada, os parisienses perderam o título para o Montpellier – cuja folha salarial é menor do que o pagamento anual de alguns astros do PSG. Desta vez, o time está na Liga dos Campeões e na disputa pelo título, além de ter mais estrelas. O Campeonato Francês é uma obrigação. Na Liga dos Campeões, o time tem que eliminar o Valencia, ao menos, e chegar às quartas de final. Será que o time saberá lidar com a pressão?

Grêmio

O primeiro clube do futebol brasileiro a ter um estádio inteiramente novo, com padrões internacionais e privado. A construção foi feita em parceria com uma construtora e pode indicar um novo caminho para os clubes conseguirem suas novas casas. O tricolor gaúcho será o primeiro a colher os frutos desse tipo de parceria, enfrentando os problemas e aproveitando as vantagens. Em 2013, será possível começar a ver os efeitos que um novo estádio pode trazer ao time, seja do aspecto do torcedor mais bem acomodado, seja pelo lado financeiro.

Bayern Munique

Os bávaros abriram uma grande vantagem na Bundesliga e têm tudo para colocar as mãos no título que não veem há duas temporadas. O desafio, porém, é voltar a conquistar a Liga dos Campeões. Seria uma forma de afirmação de jogadores como Ribéry, Robben e Schweinsteiger, que estão com a pecha de perdedores, seja pelos seus clubes, seja pelas suas seleções. O título continental tiraria qualquer dúvida sobre o poder dos alemães.

Brasil

A Seleção Brasileira terá novo comando em 2013. Novo velho comando, para ser mais preciso. E a pergunta que fica é como Felipão irá armar o time. Que jogadores irá convocar? Manterá a base de Mano Menezes? Voltarão os veteranos? Felipão sabe motivar um time, tem experiência, mas seus últimos trabalhos contam negativamente. Em 2013, veremos qual será a seleção de Felipão.

Barcelona

Com o título espanhol bastante encaminhado, as atenções do time devem cair sobre a Liga dos Campeões. O Milan não parece ser o adversário a ser temido, mas outros podem criar muitos problemas para os catalães. Com Lionel Messi mostrando sua classe e deu poder artilheiro, o Barcelona é certamente uma das equipes mais temidas da Europa, mesmo sem ser o atual campeão europeu e nem mesmo espanhol. O Chelsea parou os blaugranas na temporada passada. Quem poderá fazer isso nesta?

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo