Dando sequência à aprovação da IFAB para o teste de substituições extras por concussão, a Fifa anunciou nesta sexta-feira (8) que irá introduzir a novidade na disputa do Mundial de Clubes, que acontece entre 1 e 11 de fevereiro, no Catar.

Cada time terá a permissão de fazer uma substituição extra para casos de concussão. O Mundial será a primeira competição internacional a testar o procedimento de substituições extras permanentes para casos de suspeita ou confirmação de concussão. Antes dele, Premier League e Copa da Inglaterra afirmaram que também implementariam a novidade em fase de testes.

O uso da substituição por concussão traz ainda em seu protocolo um intervalo de até três minutos de paralisação da partida para que a avaliação dentro de campo seja feita, e a IFAB, seguindo recomendações de especialistas, instrui os clubes a implementar um protocolo próprio de acompanhamento antes que um jogador seja reintegrado às atividades.

No texto que determina a introdução do teste de substituição por concussão, a IFAB apresenta duas possibilidades de protocolo, cuja escolha fica a cargo de cada competição que deseje experimentar a novidade. No primeiro, apenas uma substituição por concussão é permitida a cada equipe em campo. Já no segundo, são permitidas até duas substituições por concussão por equipe, e, caso um time utilize uma de suas alterações extras, o outro pode fazer uma substituição a mais, independentemente do motivo, com a diretriz visando manter a integridade do duelo.

Em seu comunicado, a Fifa afirma que a decisão chega para enviar uma “forte mensagem de que, em caso de qualquer dúvida (sobre a ocorrência de uma concussão), o jogador deve ser retirado de jogo, (…) evitando que um jogador sofra uma outra concussão durante a partida, já que incidentes de lesões cerebrais múltiplas podem ter sérias consequências”. A novidade vem também para reduzir a pressão sobre as equipes médicas de fazer uma avaliação apressada do estado do jogador e para estabelecer um procedimento simples e claro que possa ser aplicado em qualquer competição.