Champions LeagueLigue 1Meu Time de Botão

Olympique de Marseille de 1993: entre a dor da derrota até o escândalo que rebaixou o clube

O Meu Time de Botão lembra do time francês campeão europeu, mas que se envolveu em um escândalo: o Olympique de Marseille

O Olympique de Marseille é o único clube francês que já foi campeão europeu. Isso aconteceu em 1993, e finalizou uma história que começou em 1988 e resultou em um tetracampeonato nacional, uma Copa da França e o fim de um incômodo jejum. É este o homenageado do Meu Time de Botão, apresentado por Leandro Iamin  e Matias Pinto.

LEIA TAMBÉM: O escândalo de suborno que fez o dominante Olympique de Marseille perder o título francês e ser rebaixado

No programa você vai perder as contas dos gols que Papin fez, vai ouvir sobre Desailly, Deschamps, Francescoli, Abedi Pele, Cantona (ele mesmo!), Tiganá, Amoros, Mozer, Rudi Voller, Boksic e até Beckenbauer! Sim, ele fez parte da direção desse time. Na trajetória do OM até o título europeu, teve um vice-campeonato dolorido diante do Estrela Vermelha, uma eliminação revoltante contra o Benfica e uma arbitragem cega, um presidente excêntrico e pouco ortodoxo, além de muitas outras histórias que só fazem sentido quando Boli, franco-marfinense, cabeceia a pelota para o fundo das redes do Milan na final de 1993.

Um time que teve de lidar com uma tragédia que matou 18 torcedores em 1992 e com o escândalo que arrancou de suas mãos a taça de pentacampeão francês e o passaporte internacional, o que impediu o time de enfrentar o São Paulo em Tóquio, por exemplo. Não faltam histórias para esse time, e algumas delas são contadas aqui.

Ouça pelo site da Central 3 ou pelo seu tocador favorito. Abaixo, você pode ouvir pelo Spotify:

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo