Futebol europeuLeste Europeu

Polônia: surpresa na liderança e campeão em apuros

A temporada 2010-2011 da Ekstraklasa tem duas surpresas. Na liderança, está o Jagiellonia Bialystok, com 26 pontos, dois a mais que Korona Kielce e Wisla Cracóvia. O clube aurirrubro foi campeão da Copa da Polônia na última temporada, e vem crescendo em desempenho e estrutura. Com apoio da prefeitura local, está construindo um novo estádio, que deve ficar pronto em 2012, com capacidade para 22.500 espectadores.

No elenco, dois brasileiros – Hermes, volante de 36 anos que está desde 2002 no futebol polonês, e Thiago Rangel, zagueiro que atuou pelo CRB antes de partir para o Jagliellonia, em 2008. Ainda atuam pelo clube o veterano lituano Andrius Skerla, defensor que atuou no PSV Eindhoven e em clubes escoceses e russos antes de migrar para a Polônia, além do chileno Alexis Norambuena, ex-Unión Española e Ñublense.

Enquanto o Jagliellonia aproveita o sucesso, o atual campeão, o Lech Poznan, passa por má fase no campeonato. Embora tenha surpreendido o mundo ao vencer o Manchester City no começo do mês pela Liga Europa (o clube já tinha chamado a atenção em rodada anterior ao arrancar um empate em 3 a 3 com a Juventus, em pleno Olímpico de Turim), no campeonato o clube ocupa a penúltima colocação, com 15 pontos. Até o momento, foram quatro vitórias, três empates e seis derrotas. Um alento para o Lech é que a diferença dele para o Legia Varsóvia, quarto colocado, é de apenas quatro pontos, e ainda falta mais de meio campeonato a ser jogado. Entretanto, neste processo o clube trocou de treinador, demitindo Jacek Zielinski e contratando o espanhol José Mari Bakero, que teve uma experiência anterior no país dirigindo o Polonia Varsóvia.

Enquanto isso, a seleção polonesa segue disputando amistosos buscando a formação do time para a disputa do Euro 2012, que será disputada em solos polonês e ucraniano. Na última partida, venceu a Costa do Marfim por 3 a 1. Os próximos compromissos dos poloneses serão contra a Bósnia-Herzegovina, no dia 07 de dezembro, e em março de 2011 visitam Turquia e Grécia.

Romênia: disciplina é a chave do sucesso do Otelul

Um time que não tem iluminação em seu estádio, tem quase todos os jogadores formados em casa e tem um dos menores orçamentos da liga é o líder absoluto do campeonato romeno. Qual o segredo do sucesso do Otelul Galati?

Modéstia e esforço. O time treinado pelo ex-jogador Dorinel Munteanu venceu dez dos quinze jogos já disputados na liga, e a mídia local já fala em título.

“Ninguém está autorizado a falar em título por aqui”, diz Munteanu. “O caminho ainda é longo até lá, mas temos que aproveitar o bom momento. Nosso time era cotado para o rebaixamento, e agora está brigando na ponta da tabela. Então, a chave é tentar continuar estável e trabalhando duro”.

Em sua história, o Otelul (“ferro” em romeno) nunca conquistou títulos, e sua melhor colocação no campeonato romeno foi um sexto lugar, na temporada 2006-2007.

O sucesso do clube já rendeu frutos para a seleção romena. Na última semana, o zagueiro Cornel Rapa, de 20 anos, e o lateral-esquerdo Silviu Ilie, de 22, foram convocados pelo técnico Razvan Lucescu para o amistoso contra a Itália.

Com os grandes clubes da capital Bucareste sem convencer – o melhor deles no momento é o Rapid, terceiro colocado – o grande teste do Otelul virá no próximo domingo, quando enfrenta o invicto Timisoara, vice-líder do campeonato, quatro pontos atrás do Otelul.

Enquanto isso, a seleção romena empatou no último dia 17 com a Itália, em amistoso disputado na cidade suíça de Klagenfurt. O lado ruim da partida esteve nas manifestações racistas das duas torcidas. Enquanto os romenos vaiaram o italiano Mario Balotelli, torcedores radicais italianos exibiram faixas que diziam “Não à Itália multicultural”. Balotelli declarou após a partida que “não pode combater o racismo sozinho”.

Bósnia-Herzegovina: Borac folgado na frente

O campeonato bósnio está chegando na metade, e após 14 rodadas o Borac lidera com folga, com 33 pontos. O Zeljeznicar, vice-líder, tem 25, empatado com o Sarajevo. Ambos estão três pontos à frente de Siroki Brijeg e Slavija.

Já a seleção disputou amistoso no último dia 17 e venceu a Eslováquia por 3 a 2, em Tel Aviv, Israel. Haris Medinjanin, Miralem Pjanic e Edin Dzeko anotaram os gols bósnios, enquanto Filip Sebo e Peter Grajciar marcaram para a Eslováquia.

Nas eliminatórias para o Euro 2012, a Bósnia está em quarto lugar no grupo D, com quatro pontos em três jogos. A liderança é da França, com 9 em quatro partidas, seguida pela Bielo-Rússia, com 8, e pela Albânia, com cinco pontos.

Bulgária: um festival de técnicos demitidos

A principal marca da A PFG desta temporada é a quantidade de técnicos demitidos. Com o campeonato chegando na metade, até o atual campeão e líder do campeonato, o Litex Lovech, já trocou de comando.

Os mais recentes da lista de demitidos foram Gjore Jonanovski, que deixou o CSKA Sofia e deu lugar a Milen Radukanov, enquanto Velizar Popov demitiu-se do Cherno More, dando lugar a Stefan Genov.

Na tabela de classificação, o Litex lidera com 34 pontos, enquanto o Levski Sofia tem 29, o Chernomorets Burgas está com 28 e CSKA e Lokomotiv Sofia têm 25 pontos cada.

Já a seleção búlgara foi derrotada em amistoso pela Sérvia, numa chuvosa Sófia, por 1 a 0, com um gol do gigante Zigic, que ainda foi expulso ao fim da partida. O time treinado por Lothar Matthäus saiu vaiado do estádio após mais uma má partida. Os búlgaros estão em quarto lugar no grupo G das eliminatórias do Euro 2012, com três pontos em três partidas. A liderança é de Montenegro, com dez pontos em quatro jogos, seguida da Inglaterra, com sete, mas em três partidas. Também com três jogos, estão Suíça, com três pontos, mas saldo de gols melhor que o búlgaro, e o País de Gales, que ainda não pontuou no torneio.

Croácia: Dinamo lidera

Embora seja um campeonato mais equilibrado que em temporadas anteriores, o Dinamo Zagreb lidera a atual temporada da liga croata, com 38 pontos em 15 jogos. Na sua cola, quatro pontos atrás, está o rival Hajduk Split, que já trocou de treinador, substituindo Stanko Poklepovic por Goran Vucevic, que ocupava o cargo de auxiliar técnico do clube. Vucevic já havia sido treinador titular do clube em 2008, sem grande sucesso.

Já a seleção croata enfrentou Malta esta semana, em partida válida pelo grupo F das eliminatórias para o Euro 2012. E passou fácil, vencendo por 3 a 0. Com o resultado, os croatas têm dez pontos em quatro partidas, seguidos pelos gregos, com 8, pela Geórgia, com 6, Israel e Letônia, com 4, e Malta sem ponto algum. Os dois próximos jogos da Croácia no torneio serão contra a Geórgia, nos dias 26 de março, como visitante, e 04 de junho, em casa.

República Tcheca: Viktoria livre na frente

Após dezesseis rodadas, o Viktoria Plzen lidera com folga a Gambrinus Liga, com 41 pontos, sete a mais que o Sparta Praga e treze à frenre do Sigma Olomouc, terceiro colocado.

Já a seleção fez amistoso no último dia 17 e não saiu de um empate sem gols contra a Dinamarca. Os tchecos estão atualmente na segunda colocação do grupo I das eliminatórias para o Euro 2012, com seis pontos em três partidas. A líder é a Espanha, que venceu seus três jogos e agora tem nove pontos. O grupo ainda tem Escócia, Lituânia e Lietchenstein.

Macedônia: campeonato embolado

Com o torneio chegando perto da metade, a diferença de pontos dos líderes Skendija e Renova, que têm 25 pontos, para o décimo colocado, o Bregalnica, é de apenas seis pontos. E isso num campeonato de doze equipes.

A seleção, aproveitando a data FIFA, disputou amistoso contra a Albânia, e o resultado foi um empate sem gols. Os macedônios estão em quinto lugar no grupo B das eliminatórias para o Euro 2012, com quatro pontos em quatro jogos, atrás de Rússia (9), Irlanda, Armênia e Eslováquia (todas com sete pontos) e à frente apenas de Andorra, que não fez pontos.

Hungria: Videoton na frente

Após 14 rodadas, o campeonato húngaro é liderado pelo Videoton, com 30 pontos. Logo atrás vem o Debrecen, com 27, o Zalaegerszegi e o Kaposvari Racoczi, ambos com 26, e o tradicional Ferencvaros, com 25. O Ujpest é apenas o nono colocado, com 19, logo à frente de outro clube tradicional, o MTK, que tem 18 pontos.

Já a seleção húngara venceu a Lituânia por 2 a 0, em amistoso disputado em Székesfehérvár. Os gols foram marcados por Tamás Priskin e Balázs Dzsudzsák. Os húngaros estão em segundo lugar no grupo E das eliminatórias para o Euro 2012, com nove pontos em quatro partidas. A líder é a Holanda, com 12. Atrás dos húngaros estão Suécia, Moldávia, Finlândia e San Marino. As próximas duas partidas da Hungria no torneio serão contra a Holanda.

Montenegro: Mogren lidera

Após 14 das 33 rodadas do campeonato montenegrino, a liderança é do Mogren, com 35 pontos, seguido pelo Buducnost Podgorica, que tem 31. Mais atrás, o Rudar vem com 24 pontos.

Já a seleção montenegrina venceu o Azerbaijão por 2 a 0, em amistoso disputado em Podgorica. Os gols foram de Luka Pejovic e Fatos Beciraj. Os montenegrinos lideram o grupo G das eliminatórias para o Euro 2012, com 10 pontos em quatro jogos. A Inglaterra é a segunda colocada, com sete pontos em três partidas. Os próximos compromissos oficiais de Montenegro são contra a Bulgária, dia 04 de junho, e contra o País de Gales, no dia 02 de setembro, ambos pelas eliminatórias do Euro.

Sérvia: gigantes na ponta

Após doze rodadas, os gigantes do futebol sérvio seguem na disputa pelo título do campeonato sérvio. O Partizan lidera com 31 pontos, enquanto o Estrela Vermelha tem 28. O Partizan está quebrando a cabeça após duas derrotas para os portugueses do Braga na Liga dos Campeões. As chances de classificação dos alvinegros é muito remota, mesmo para a Liga Europa.

Os gigantes dividem também a artilharia do torneio: Radosav Petrovic, do Partizan, e Milos Trifunovic, do Estrela Vermelha, têm seis gols cada na liderança dos artilheiros.

Eslováquia: Zilina na frente

Embora esteja fazendo uma campanha digna de saco de pancadas na Liga dos Campeões – levou 7 a 0 em casa do Marseille, dentre outras goleadas – , o Zilina navega tranquilo no campeonato eslovaco: lidera com 36 pontos, seis a mais que o Senica, surpreendente vice-líder, e nove pontos à frente do Spartak Trnava, terceiro colocado.

Eslovênia: Maribor lidera

Após 17 rodadas, o Maribor lidera com certa folga o campeonato esloveno, com 41 pontos, seis a mais que o Domzale e 16 acima do Nafta, terceiro colocado. O Koper, atual campeão, é o quarto colocado com 24 pontos.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo