EuropaLeste Europeu

O recordista

No amistoso disputado no último dia 14, a Letônia perdeu para Honduras por 2×1, em Tegucigalpa. Menos pelo resultado, normal considerando que foi fora de casa e que os hondurenhos estão em festa pela classificação à Copa do Mundo, o jogo foi marcante para o zagueiro Vitaljis Astafjevs, que chegou a impressionantes 158 partidas pela seleção letã. Assim, o defensor ultrapassou o estoniano Martin Reim e tornou-se o jogador europeu com mais partidas por uma seleção nacional.

Astafjevs declarou estar tranquilo com o recorde. “Claro que não dá pra dizer que não me importo, mas não era um objetivo que tinha a todo custo. Estava apenas jogando pelo meu país”.

O zagueiro começou sua carreira na seleção em 1992, numa partida válida pelas eliminatórias para a Copa de 1994, quando entrou durante um empate sem gols contra a Dinamarca, em Riga. “Lembro da partida muito bem. Estávamos enfrentando os campeões europeus e nosso time, embora mais fraco, atuou bem e segurou o empate”.

O grande momento de Astafjevs aconteceu em 2004, quando a Letônia disputou a Eurocopa, em Portugal. “Sem dúvida, foi meu maior momento na seleção. E ainda conseguimos um empate sem gols com a Alemanha! Fico feliz em ter feito parte daquilo”.

Durante a carreira, o zagueiro conquistou sete títulos do campeonato letão, três títulos individuais de “jogador do ano” e passagens por clubes como o Austria Viena, Rubin Kazan e Bristol Rovers, além dos longos anos em que jogou no Skonto Riga e também no Ventspils.

Aos 38 anos, de volta ao Skonto para a próxima temporada, Astafjevs ainda não sabe quando vai parar. “Enquanto me sentir bem e útil para meu clube e para a seleção, continuarei jogando, mas neste momento, já que minha temporada acabou, eu quero é descansar”, finaliza o defensor.

Os melhores momentos do jogo que marcou o recorde de Astafjevs podem ser vistos aqui.

Euro 2012: Uefa divulga potes para o sorteio dos grupos

No próximo dia 07 de fevereiro acontece o sorteio dos grupos para as eliminatórias do Euro 2012, que começam em setembro. As seleções nanicas ocupam os últimos potes, embora algumas, como Letônia e Belarus tenham apresentado evolução e estejam no pote 4. Montenegro, que nas eliminatórias para a Copa de 2010 ficou na última parte das seleções por ser estreante, já subiu para o quinto pote. Outra seleção que evoluiu foi Liechtenstein.

Os potes em que estão as seleções nanicas são o 4 (com Letônia, Lituânia e Belarus), 5 (Albânia, Estônia, Geórgia, Moldávia, Armênia, Cazaquistão, Liechtenstein) e 6 (Azerbaijão, Malta, Ilhas Faroe, Andorra, San Marino).

Armênia: resumo da temporada

O campeonato armênio já estava decidido, com o Pyunik tendo garantido seu nono título consecutivo, mas ainda havia a última rodada, quando o campeão enfrentaria o vice-líder Mika, em sua casa. Pois o Pyunik venceu com autoridade de campeão: 4×0, com três gols do brasileiro naturalizado Marcos Pizzelli. Albert Tadevosyan completou o placar.

Com a vitória, o Pyunik terminou o campeonato com 65 pontos, com uma campanha de 20 vitórias, cinco empates e três derrotas. Foram 64 gols a favor e apenas treze contra. O título valeu uma vaga na Liga dos Campeões da temporada 2010-2011.

O Mika, vice-campeão, terminou com 58 pontos e uma vaga na Liga Europa. O Ulisses, terceiro colocado com 53 pontos, também vai para a LE. E o Ararat, com apenas 14 pontos, caiu para a segunda divisão em 2010.

A artilharia ficou com Arthur Kocharyan, do Ulisses, com 15 gols. Logo atrás, Arsen Avetisyan, do Gandzasar, e o marfinês Boti Demel, do Mika, ambos com 14. E Henrik Mkhitaryan, que saiu do Pyunik no meio da temporada para defender os ucranianos do Metalurh Donetsk, ficou com onze gols.

Azerbaijão: federação renova com Vogts

A Associação de Futebol do Azerbaijão decidiu renovar o contrato do técnico alemão Berti Vogts por mais dois anos, visando as eliminatórias para o Euro 2012, que começam em setembro do próximo ano. No comando da seleção desde março de 2008, Vogts obteve uma vitória e dois empates em dez partidas válidas pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

Nos primeiros jogos com contrato novo de Vogts, os azeris disputaram um torneio nos Emirados Árabes, perdendo para o Iraque por 1-0 e derrotando uma República Tcheca cheia de reservas por 2-0.

Enquanto isso, no campeonato azeri, o Inter Baku lidera com 23 pontos em dez rodadas, seguido pelo Qarabag e pelo Simurq Zaqatala, ambos com 20.

Albânia: Dinamo folgado na frente

Após dez rodadas da Superliga da Albânia, o Dinamo Tirana lidera invicto com 26 pontos, oito a mais que o Besa Kavajë, segundo colocado. O Tirana, atual campeão, está apenas em quarto, com 17 pontos. O Dinamo ainda tem o melhor ataque, com 18 gols, e o artilheiro do campeonato, o atacante Elis Bakaj, que anotou sete vezes até o momento.

E a seleção albanesa aproveitou a última data Fifa do ano para jogar contra a Estônia, e a partida amistosa terminou num empate sem gols.

Andorra: Disputa ainda embolada

Com oito rodadas jogadas, não há ainda nenhuma tendência no campeonato de Andorra, exceto a de que o Engordany, que perdeu todos os jogos que fez, é candidato seríssimo ao rebaixamento. Longe da parte de baixo da tabela, a liderança está dividida entre o atual campeão, o Sant Julià, e o FC Santa Coloma, ambos com 20 pontos. Em terceiro, com 16 pontos, mas uma partida a menos, vem o UE Santa Coloma. Caso este vença seu jogo atrasado, pode embolar de vez o torneio.

Faltam seis rodadas para o final da primeira fase. Após as 14 rodadas, os quatro melhores disputam um quadrangular para decidir o título, enquanto os quatro últimos jogam outro torneio para decidir quem será rebaixado.

Estônia: resumo da temporada

O Levadia conquistou mais um título estoniano, terminando a temporada com impressionantes 97 pontos. Foram 31 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota em 36 partidas. O título valeu uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada.

O Sillamäe Kallev ficou com o vice-campeonato, com 76 pontos, mesma pontuação do Narva Trans, mas o Sillamäe levou vantagem no número de vitórias, um dos critérios de desempate. Ambos estão classificados para a Liga Europa da próxima temporada.

O Tallina Kalev foi diretamente rebaixado, com 16 pontos. Já o Paide LM, penúltimo com 22, está disputando um playoff de acesso e descenso contra o Valga Warrior, terceiro colocado da segunda divisão. O campeão, o time B do Levadia, não pode subir, então o Lootus Koyhla-Järve, vice-campeão, foi promovido diretamente para a primeira divisão de 2010.

O artilheiro absoluto do campeonato foi Vitali Gussev, do Levadia, com 26 gols. Atrás dele, com 20, o brasileiro Felipe Nunes, do Kalju.

Enquanto isso, a seleção estoniana empatou amistoso contra a Albânia sem gols, no último dia 14. E a próxima partida será no inusitado dia 30 de dezembro, contra a seleção de Angola, que se prepara para a Copa Africana de Nações, que acontece no começo do próximo ano.

Geórgia: liderança e artilharia brasileiras

Como já abordamos aqui na coluna, o Olimpi Rustavi, atual líder do campeonato georgiano, com 33 pontos em 14 partidas, tem cinco jogadores emprestados pelo Atlético Paranaense. Um deles, o atacante Anderson Aquino (que jogou no Sport e no Goiás além do CAP) é o artilheiro isolado, com 11 gols.

Logo atrás do Olimpi, está o Zestaponi, com 31 pontos, seguido pelo atual campeão, o WIT, que está com 29.

Moldávia: tudo voltando ao normal

Tudo está voltando a normalidade no campeonato moldavo. Embora os líderes ainda sejam Iskra-Stali e Dacia Chisinau, ambos com 42 pontos em 19 jogos, o Sheriff, atual multicampeão nacional, está apenas dois pontos atrás… e com três jogos a menos. Ou seja, devem assumir a liderança em breve para dificilmente largar.

Belarus: seleção empata e perde em amistosos

A seleção bielorrussa aproveitou as datas Fifa deste mês de novembro para disputar amistosos. Na primeira partida, visitou a Arábia Saudita, e empatou por 1×1. Quatro dias depois, visitou a seleção de Montenegro e perdeu por 1×0, com o gol marcado por Mirko Vucinic, atacante da Roma.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo