EuropaLeste Europeu

De volta à realidade

Passada a euforia de alguns times do Leste Europeu nas fases preliminares da Liga dos Campeões, voltamos nossas atenções para a Copa Uefa, onde as equipes da região têm muito mais chance de conseguir um feito especial e ir mais longe no torneio. Sobre Slavia Praga e Steaua Bucareste, que conseguiram chegar à fase de grupos da LC, falamos mais abaixo.

Nos próximos dias 20/09 e 04/10 disputa-se a primeira rodada da Copa Uefa – que na prática é uma terceira rodada preliminar, já que é a última antes da fase de grupos do torneio. Ao todo, 80 times brigam pelas 40 vagas que serão distribuídas em oito grupos de cinco times, que jogam entre si em turno único para ver quem avança na competição.

Ao todo, 13 times do Leste Europeu estão na disputa – fora os soviéticos, sempre é bom lembrar: Rabotnicki (Macedônia), Rapid Bucareste (Romênia), BATE Borisov (Belarus), Artmedia (Eslováquia), Sparta Praga e Mladá Boleslav (Rep. Tcheca), Dinamo Zagreb (Croácia), Lokomotiv Sofia, CSKA Sofia e Litex Lovech (Bulgária), Sarajevo (Bósnia), Groclin Grodzisk (Polônia) e Estrela Vermelha (Sérvia).

De todos, quem tem o confronto mais ingrato é o BATE, que enfrenta o Villarreal-ESP. Mas não é o único a enfrentar um adversário duro: o Litex encara o Hamburg-ALE, o Mladá pega o Palermo-ITA e o Dinamo Zagreb tem pela frente o Ajax-HOL, que ficou fora da LC justamente por cair diante de um clube do leste, o Slavia Praga.

Entre os jogos equilibrados, podemos situar Nuremberg-ALE x Rapid Bucareste, Toulouse-FRA x CSKA Sofia e Sarajevo x Basel-SUI. Por fim, o Sparta Praga deve conseguir a classificação diante do Odense-DIN, enquanto Groclin Grodzisk e Estrela Vermelha fazem o único jogo onde tudo será decidido dentro da Cortina de Ferro.

Já Artmedia, Rabotnicki e Lokomotiv Sofia dificilmente conseguirão passar por Panathinaikos-GRE, Bolton Wanderers-ING e Rennes-FRA. Vale lembra que os terceiros colocados da fase de grupos da Liga dos Campeões entram depois das definições dos classificados nos grupos da Copa Uefa.

Slavia e Steaua

O sorteio dos grupos da Liga dos Campeões não foi muito amigável com os times do Leste Europeu. Somente Slavia Praga e Steaua Bucareste conseguiram avançar, mas quis o destino (ou azar) que os dois caíssem na mesma chave, a H. Para piorar a situação das duas equipes, Arsenal-ING e Sevilla-ESP completam o grupo.

Na teoria, espanhóis e ingleses, nessa ordem, são os favoritos. Na sequência vêm os romenos e por último os tcheco, azarões da competição ao lado do Rosenborg-NOR. Porém, a LC sempre reserva surpresas em suas edições. Por mais que elas tenham minguado um pouco nos últimos anos, muito devido aos investimentos bilionários dos grandes europeus, às vezes elas acontecem.

O Steaua tem um bom time comandando pelo técnico e ídolo do clube Gheorghe Hagi. No entanto, as loucuras (e algumas vezes insanidades) de seu presidente Gigi Becali atrapalham demais o rendimento da equipe. O destaque do time é o meia-atacante Nicolae Dica, um dos artilheiros do Steaua e ótimo cobrador de faltas.

A equipe romena conseguiu sua vaga com enorme tranquilidade, já que teve pelo caminho nas fases preliminares equipes bem mais fracas tecnicamente: passou por Zaglebie-POL (2×1 e 1×0) e BATE Borisov (2×2 e 2×0).

Já o Slavia surpreendeu a todos. Na segunda rodada preliminar, precisou dos pênaltis para eliminar o Zilina, da Eslováquia, após dois empates em 0 a 0. Na sequência encarou os tetracampeões da competição, o Ajax-HOL. Dessa vez, a equipe tcheca avançou com autoridade, com duas vitórias sobre os holandeses: 1×0 em Amsterdã e 2×1 em Praga.

O time tem no veterano meia de 34 anos, Vladimír Smicer, ex-Liverpool-ING e Bordeaux-FRA, sua maior esperança. Conta também com o enorme apoio de sua torcida quando joga em casa, o que pode ser um diferencial, mas certamente não será o suficiente.

Quem ficou pelo caminho na terceira rodada preliminar da LC foi: Dinamo Bucareste (eliminado pela Lazio-ITA – 1×1 e 1×3), Estrela Vermelha (Glasgow Rangers-ESC – 0x1 e 0x0), Sarajevo (Dynamo Kiev-UCR – 1×0 e 3×0), Dinamo Zagreb (Werder Bremen-ALE – 1×2 e 2×3) e Sparta Praga (Arsenal-ING – 0x2 e 0x3).

Euro`08

Nos próximos dias 8 e 12 acontecem mais duas rodadas das eliminatórias da Eurocopa 2008. Confira os jogos das seleções do Leste Europeu.

Grupo A: Sérvia x Finlândia e Portugal x Polônia(08/09); Finlândia x Polônia e Portugal x Sérvia (12/09).
Grupo C: Hungria x Bósnia (08/09); Bósnia x Moldávia e Turquia x Hungria (12/09).
Grupo D: San Marino x República Tcheca e Eslováquia x Irlanda (08/09); Eslováquia x País de Gales e República Tcheca x Irlanda (12/09).
Grupo E: Rússia x Macedônia e Croácia x Estônia (08/09); Andorra x Croácia e Macedônia x Estônia (12/09).
Grupo G: Luxemburgo x Eslovênia, Belarus x Romênia e Holanda x Bulgária (08/09); Eslovênia x Belarus, Bulgária x Luxemburgo e Albânia x Holanda (12/09).

CURTAS

ALBÂNIA
– Com duas rodadas disputadas, quatro times tem 100% de aproveitamento e lideram o Campeonato Albanês: Dinamo Tirana, Besa, Flamurtani e Partizani.

BÓSNIA
– O Travnik lidera o campeonato nacional, com dez pontos ganhos em cinco partidas. O Sarajevo, favorito ao título, é o 13º com apenas cinco pontos e um jogo a menos.

BULGÁRIA
– No Campeonato Búlgaro, o Pirim 1922 surpreende e lidera com 12 pontos em quatro jogos, à frente dos favoritos e rivais de Sofia, CSKA, Levski e Lokomotiv.

CROÁCIA
– Na Prva Liga o Dinamo Zagreb segue invencível e com uma sequência de sete vitórias em sete rodadas. O vice-líder é o Rijeka, quatro pontos atrás.

ESLOVÁQUIA
– Zilina e Nitra, cada um com 19 pontos em oito jogos, lideram o Campeonato Eslovaco. Artmedia e Ruzomberok vêm a seguir com 16.

ESLOVÊNIA
– No Campeonato Esloveno, o Domzale é o líder com tranquilidade. Tem 17 pontos ganhos em sete rodadas, três a mais que o Koper, vice-líder, e cinco a mais que o Publikum, terceiro.

HUNGRIA
– O Honved, para alegria dos saudosistas, é líder do Campeonato Húngaro após sete rodadas. O ex-time de Ferenc Puskas tem 16 pontos, um a mais que o MTK Budapeste.

MACEDÔNIA
– Milano, com 11 pontos, lidera após cinco rodadas a Macedonska Liga. O favorito Rabotnicki, com um jogo a menos, tem dez pontos.

MONTENEGRO
– Com cinco rodadas disputadas, três times têm dez pontos e lideram o segundo Campeonato Montenegrino de futebol: Decic, Petrovac e Kom.

REPÚBLICA TCHECA
– Além de assegurar uma vaga na Liga dos Campeões, o Slavia Praga segue dando as cartas na Gambrinus Liga. Foram cinco vitórias em cinco confrontos. Na última rodada venceu o Most, fora de casa, por 3 a 2, com um gol do brasileiro Gaúcho.

ROMÊNIA
– Três times também lideram a Liga I Bürger após seis rodadas. Vaslui, Rapid Bucareste e Ecomax Cluj-Napoca têm 14 pontos. O Steaua Bucareste, que está na Liga dos Campeões, vem com uma partida a menos e dez pontos ganhos.

SÉRVIA
– O Campeonato Sérvio teve três rodadas e meia disputadas. Explico: alguns times ainda estão com três jogos, enquanto outros já foram para quatro. No momento, o Partizan Belgrado venceu suas quatro partidas e lidera com 12 pontos. Estrela Vermelha é o segundo, com sete pontos em três jogos.

– Mais deste colunista em seu Blog.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo