EuropaLeste Europeu

Coloca o presidente, Sparta Praga

A famosa frase de que “pênalti é tão importante que deveria ser cobrado pelo presidente do clube” é um clássico do futebol. Assim como presidentes de clube que gostam de dar seus pitacos no trabalho do técnico, ou mesmo interferir diretamente nas escalações. Talvez baseado em tudo isso, o Sparta Praga optou por evitar problemas. Desde o começo da semana, Josef Chovanec, máximo mandatário do clube, é o novo treinador do time.

A história só não pode ser considerada bizarra ou amadora, porque Chovanec tem história no futebol e faz por merecer o cargo. De qualquer modo, vamos aos fatos.

Vitezslav Lavicka, de 45 anos, foi contratado pelo Sparta no início desta temporada, após uma passagem bem-sucedida pela seleção tcheca sub-21. Anteriormente, ele havia comandado também o Slovan Liberec ao título nacional em 2006. Lavicka começou bem, com vitórias importantes e o time jogando bem. Porém…

Eliminações na fase preliminar da Liga dos Campeões (Panathinaikos-GRE), primeira rodada da Copa Uefa (Dinamo Zagreb), vitória sofrida nos pênaltis sobre o Frydek-Mistek, das terceira divisão tcheca, pela terceira rodada da Copa da República Tcheca, e uma série de seis jogos sem vitória no Campeonato Tcheco, culminando com uma goleada de 4 a 1 para o maior rival, Slavia, derrubaram Lavicka. Atualmente, o Sparta, fora das competições européias, não está tão mal na classificação nacional – ocupa o terceiro lugar, com 17 pontos em nove jogos –, mas isso não serviu de consolo.

Assim, Josef Chovanec optou por demiti-lo e ele mesmo assumir o cargo. Aos 48 anos, o ex-zagueiro da seleção (Copa de 1990) e do Sparta (campeão nacional em 1998) já comandou a própria seleção (1998 a 2001) e o clube em outras oportunidades. Desde 2006 é presidente do clube, tendo, já na última temporada, exercido os dois cargos nas duas últimas partidas, após a saída de Michal Bilek.

Ao assumir definitivamente os postos de presidente e treinador, Chovanec afirmou que irá dar mais chances aos jovens da categoria de base do clube, ao contrário do que Lavicka vinha fazendo. Como exemplo, usou o zagueiro Ondrej Kudela, que estava no último Mundial Sub-20 defendendo a República Tcheca, mas estava relegado ao time B do Sparta.

Como a temporada ainda está no começo, o Sparta Praga certamente irá se recuperar. O time é bom, tem jogadores experientes e de muita qualidade, como o meia Patrik Berger e o atacante Libor Dosek, e se conseguir aliar isso ao talento dos jovens, pode ter ótimos resultados.

Copa e Campeonato

Já que estamos falando da República Tcheca, aproveitemos para trazer um balanço da Copa e do Campeonato Tcheco.

Passadas nove rodadas, o Slavia Praga lidera com 22 pontos, dois à frente do Mladá Boleslav. Na terceira posição, como já foi dito, aparece o Sparta com 17, empatado com o Slovan Liberec. Kladno e Viktoria Zizkov figuram na zona do rebaixamento, com apenas seis pontos ganhos. Tomas Necid, do Slavia, é o artilheiro do torneio com sete gols, seguido de perto por seu companheiro Tijani Belaid, com um a menos.

Já a Copa da República Tcheca teve sua terceira rodada disputada nos últimos dias. Não houve nenhum surpresa ou zebra que valha uma menção honrosa, por isso, confira abaixo como ficaram as oitavas-de-final.

Sezimovo Usti x Slavia Praga
Hradec Kralove x Teplice
Baumit Jablonec x Tescoma Zlin
Mutenice x Banik Ostrava
Slovacko x Kladno
Hlavice x Viktoria Plzen
Slovan Liberec x Sigma Olomouc
Bohemians Praga (Strizkov) x Sparta Praga

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo