EuropaLeste Europeu

Campeonato Armênio começa sem mudanças

No próximo dia 21 começa mais uma edição da Premier League da Armênia, com participação dos mesmos oito clubes da edição de 2008. Por decisão da federação local, não houve acesso nem descenso na última temporada.

Os oito clubes disputam quatro turnos entre si, totalizando 28 partidas, e o Pyunik é o atual octacampeão, e busca o nono título seguido e décimo-segundo de sua história. O clube conta com alguns jogadores da seleção nacional, como o veterano capitão Sargis Hovsepyan, de 36 nos, e os meias Arthur Yedigaryan e Henrik Mkhitaryan. Um detalhe curioso sobre o clube é que há apenas jogadores armênios no elenco.

Aos adversários do Pyunik, cabe tentar interromper a hegemonia. O principal rival é o Ararat Yerevan, que conta com quatro brasileiros em seu elenco, além do jovem defensor Vahagn Minasyan, que faz parte da seleção nacional. Outro concorrente a rival é o Gandzasar Kapan, que também tem seu brasileiro no elenco: o meia Leandro Pinto.

A primeira rodada do campeonato terá os seguintes jogos: no sábado, 21 de março, o Kilikia recebe o Ulysses; no domingo, 22, o Shirak recebe o Ararat; o Gandzasar recebe o Mika; e o Pyunik enfrenta em casa o Banants. O campeonato vai até o dia 07 de novembro.

Albânia: terceiro turno começa com disputa acirrada pelo título

Na Albânia, começou o terceiro e último turno da Superliga. A tabela desta fase final foi feita de acordo com a posição dos clubes nos dois primeiros turnos, então na primeira rodada o líder Tirana enfrentou e venceu o lanterna Lushnja, o vice-líder Vllaznia enfrentou (e não saiu do 0x0) o penúltimo colocado, o Bylis Ballsh, e assim por diante. E faltando dez rodadas para o final do torneio, o Tirana lidera com 42 pontos, enquanto Vllaznia, com 42, e Dinamo Tirana, com 41, o perseguem.

Na briga contra o rebaixamento, o Elbasani e o Flamurtari, com 26 pontos, iniciam a zona de risco, seguidos por Partizani Tirana, com 25 pontos, e Apolonia Fier, com 24. Nas últimas colocações, Bylis Balish, com 22 pontos, e Lushnja, com 19, completam a tabela.

A artilharia é de Migen Memelli, do Tirana, com 13 gols, seguido por Vioresin Sinani, do Vllaznia, que tem oito.

Andorra: Dois clubes disputam a última vaga no quadrangular final

A uma rodada do fim da fase de classificação da primeira divisão de Andorra, o Principat, quarto colocado com 22 pontos, e o UE Santa Coloma, com 21, disputam diretamente qual dos dois vai para a fase de disputa do título e qual vai para o quadrangular de rebaixamento. Na última rodada, o Principat visita o lanterna Ranger's, enquanto o Santa Coloma enfrenta o Lusitanos, terceiro colocado e já classificado para o quadrangular final.

Azerbaijão: segue a briga entre Baku e Inter

FK Baku e Inter Baku seguem disputando, ponto a ponto, a liderança do campeonato do Azerbaijão. Após 17 rodadas, o Baku tem 41 pontos, um a mais que o rival. De olho em eventuais tropeços dos líderes, está o Simurq Zaqatala, com 37 pontos, e o Khazar Lenkoran, com 31. Na briga contra o rebaixamento, o Bakili Baku tem nove pontos, o Mughan está com oito, o Turan Tovuz tem sete e, na lanterna, o MOIK Baku tem apenas cinco pontos ganhos. Os dois últimos colocados caem para a segunda divisão.

Estônia: Levadia mostra as credenciais na abertura do torneio

Na primeira rodada da Meistrilliga 2009, o Levadia Tallin, atual campeão, inciou bem sua campanha rumo a mais um título ao vencer o Kuressaare por 3-0. O clube divide a liderança do torneio com o Tallinna Kalev, que derrotou fora de casa o Tammeka, também por 3-0; e o Trans, que fez o mesmo placar no Paide LM.

Geórgia: disputa forte pela liderança

Começou o terceiro turno do campeonato georgiano, e a disputa pela liderança segue acirrada entre o WIT Georgia, com 48 pontos, e o Dinamo Tblisi, com 47. Olhando os dois de longe, Olimpi Rustavi e Zestaponi vêm com 39 pontos.

Cazaquistão: campeonato começa com jogo de sete gols

Na primeira rodada do campeonato cazaque 2009, no último final de semana, o maior destaque foi a vitória, fora de casa, do Lokomotiv Astana sobre o Kazakhmys por 4-3. Alexsandr Shatskikh, com dois gols, foi o nome da partida pelo Lokomotiv. Ainda na primeira rodada, o Zhetysu derrotou o Irtysh por 2-0 e é o líder do torneio.

Cazaquistão: treinador tem ataque cardíaco após partida e morre

O futebol do Cazaquistão está de luto. No último dia 7, o treinador do Atyrau e da seleção sub-21 do país, Anton Shokh, morreu vítima de um ataque cardíaco. De acordo com o assistente Igor Vostrikov, Shokh, que tinha 49 anos, passou mal após a partida de estréia de seu clube no campeonato local, um empate em 2-2 contra o Vostok.

Shokh, como jogador, foi campeão da liga (1988) e da copa da ex-URSS (1989) com o Dnipro Dnipropetrovsk, que atualmente disputa o campeonato ucraniano.

San Marino: Agostini assume a seleção sub-21

O treinador do Murata, Massimo Agostini, 45 anos, vai acumular também o cargo da seleção sub-21 da pequena república. O ex-atacante de Roma, Milan, Parma e Napoli, conhecido como “Condor”, tem como desafio melhorar o desempenho do país nas competições. No sorteio dos grupos de classificação para o Europeu Sub-21 de 2011, San Marino enfrentará Alemanha, República Tcheca, Islândia e Irlanda do Norte.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo