Itália

Super Mario na Serie B: Balotelli assina pelo Monza, de Berlusconi e Galliani

Um movimento surpreendente nesta segunda-feira: o atacante Mario Balotelli foi anunciado pelo Monza, da Serie B, segunda divisão italiana. O clube tem como dono Silvio Berlusconi e como presidente Adriano Galliani, ambos ex-dirigentes do Milan. É o segundo reforço de peso do clube, que já tinha contratado Kevin-Prince Boateng, outro ex-Milan.

LEIA TAMBÉM: Gazidis: “Serie A pode voltar ao topo e o Milan tem o maior potencial de crescimento”

Balotelli passou por exames médicos na manhã desta quinta-feira no Monza, antes de assinar contrato por uma temporada com a equipe, até junho de 2021. Será uma aposta para tentar levar o clube para a primeira divisão italiana.

Sua passagem pelo clube da cidade de infância, Brescia, não foi como o esperado. Em campo, ele jogou bem. Quando jogou. Ao longo da temporada 2019/20, foram 19 jogos (um turno) e cinco gols marcados. A sua estreia foi contra a Juventus, no dia 24 de setembro. O seu último, como capitão do time, foi uma derrota para o Sassuolo por 3 a 0, no dia 9 de março. O Brescia acabou rebaixado e ele foi dispensado. A briga com a diretoria, mesmo antes do fim da temporada, gerou bastante controvérsia.

Seu talento é indiscutível, mas o seu rendimento no alto nível é. Desta vez, porém, jogando na Serie B, isso deve ter um impacto menor. O Monza, comandado por Cristian Brocchi, outro ex-jogador do Milan, está em nono lugar na tabela, brigando para estar entre os oito primeiros. Os dois primeiros sobem direto à Serie A, enquanto do terceiro ao oitavo disputam um playoff por uma vaga.

Galliani: “Mario desistiu de um contrato muito importante no Vasco”

O atacante novamente teve proposta da América do Sul. Em 2019, a proposta era para ir para o Flamengo, de Jorge Jesus. Ele preferiu fechar com o Brescia, da cidade da sua família. Desta vez, a proposta, falada em vento em popa, era do Vasco, de Fabio Cordella e Leven Soriano. Mais uma vez, ele preferiu a Itália e assinou com o Monza.

“Seu agente, Mino Raiola, também não recebeu comissão. Mario desistiu de um contrato muito importante que ele poderia ter no Rio de Janeiro com o Vasco”, afirmou Adriano Galliani.

Segundo a Gazzetta dello Sport, o salário do jogador deve ser algo entre € 400 mil e € 500 mil por toda a temporada, o que é metade do que ele ganhou pela temporada que fez no Brescia.

Reencontro com Berlusconi, que o chamou de “maçã podre”

“Eu agradeço ao presidente Berlusconi e a Adriano Galliani por esta oportunidade”, afirmou Balotelli à Gazzetta dello Sport. “Eu farei tudo ao meu alcance para ajudar o Monza a chegar à Serie A”. Galliani confirmou e comemorou a contratação. “Mario é um grande cara e mesmo hoje na nossa entrevista eu tive essa confirmação”, afirmou o dirigente, de 76 anos.

Apesar do elogio, Galliani também teve algumas palavras duras ao atacante. “Eu conversei com ele e disse a ele que esta é verdadeiramente a última, absolutamente última, completamente sua última chance”, disse o dirigente à Gazzetta. “Eu amo Mario, ele é um jogador com um tipo de qualidades físicas e técnicas que deveria fazer com que ele fizesse muito mais da sua carreira. Houve flashes da sua qualidade excepcional e eu não consigo entender por que ele nunca ficou melhor. Depois de tudo, ele ainda tem 30 anos”.

Curiosamente, Berlusconi não teve palavras muito boas sobre Balotelli em 2014, quando ele foi vendido para o Liverpool. O então dono do Milan disse que ele era uma “maça podre” e disse que nunca mais gostaria de contratá-lo. Evidentemente, isso mudou. “O presidente está entusiasmado, ele me deu autorização, eu passei Mario para ele por telefone e eles conversaram”.

“O rapaz tratou essas conversas como um amigo. Ele aceitou um salário menor, com algumas variarias, que serão usadas baseada em desempenho e vinculado à promoção para a Serie A”, contou Galliani.

“Ele está fora de ação por um tempo, então levará algumas semanas para ele entrar em forma. [Mattia] Finotto rompeu seu ligamento cruzado anterior, então precisávamos de outro atacante e encontramos isso em Mario”.

É provável que vejamos Mario Balotelli estreando pelo Monza apenas em 2021, quando ele estiver mais em forma e integrado ao time. Por enquanto, serão semanas de muita badalação na cidade com a superestrela no clube. O Monza torna-se um forte favorito a subir para a Serie A.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo