Serie A

Vlahovic liderou uma Fiorentina que não perdoou os erros e infligiu a primeira derrota do Milan nesta Serie A

Vlahovic chegou a 27 gols em 2021, igualando o recorde da Fiorentina em um só ano

A Fiorentina investiu em seu elenco nas últimas temporadas, mas nem sempre obteve resultados satisfatórios. O início da atual Serie A, em compensação, guarda boas apresentações da Viola e a equipe volta a ambicionar a classificação para as copas europeias. Um resultado de peso, então, aconteceria neste sábado, dentro do Estádio Artemio Franchi. A equipe de Vincenzo Italiano quebrou a invencibilidade do Milan, com o triunfo por 4 a 3 diante de sua torcida. Os muitos erros, algo raro nesta campanha, custaram caríssimo aos milanistas. De qualquer forma, também pesou a qualidade de Dusan Vlahovic, que ainda conseguiu o recorde histórico de gols num só ano pelo clube violeta, igualando uma marca que prevalecia desde 1960.

O Milan saiu para o jogo nos primeiros movimentos e teve inclusive um gol de Zlatan Ibrahimovic anulado. Não demorou para que a Fiorentina respondesse e crescesse na partida, acionando bastante Álvaro Odriozola na direita. E o gol da Viola dependeu de uma extrema pixotada do goleiro Ciprian Tatarusanu. Depois de uma cobrança de escanteio, o romeno soltou a bola na área. A zaga também cochilou e Alfred Duncan só precisou espetar às redes. Logo depois, Dusan Vlahovic apresentou suas credenciais, mas errou o alvo.

A partir dos 20 minutos, o Milan cresceu e passou a martelar no ataque. O goleiro Pietro Terracciano passou a acumular grandes defesas. Primeiro parou um chute forte de Sandro Tonali, depois desviou para escanteio a tentativa de Rafael Leão. Os rossoneri eram claramente superiores, mas não conseguiam mandar a bola para dentro, também pela boa atuação do goleiro da Fiorentina. E depois de um período silencioso, a Viola tentou ampliar no fim do primeiro tempo. Giacomo Bonaventura mandou ao lado, antes de Ibra desperdiçar uma oportunidade. O gol viria mesmo para os violetas, aos 46, numa linda batida colocada de Riccardo Saponara que saiu do alcance de Tatarusanu e rendeu um golaço.

O Milan voltou para o segundo tempo em cima, se posicionando mais à frente em campo. Ibrahimovic voltaria a tentar sem sucesso, antes de Rafael Leão bater com muito perigo por cima do travessão. Num jogo intenso, a Fiorentina também começou a encaixar seus contra-ataques. Aos 15 minutos, a Viola conseguiu o segundo gol desta maneira. Duncan descolou um lançamento excepcional, para Vlahovic escapar da marcação e também driblar Tatarusanu, antes de emendar às redes vazias.

O Milan deu sorte de descontar três minutos depois. Bonaventura cometeu um erro imenso, ao entregar a bola nos pés de Ibrahimovic, que abriu para o chute dentro da área e mandou no canto. Os rossoneri se reavivaram na partida e logo marcaram o segundo aos 22. Acionado em profundidade, Theo Hernández chegou à linha de fundo e rolou para trás, encontrando Ibra para o chute de primeira na área. Só que o ressurgimento dos milanistas na partida não resultou necessariamente numa pressão maior que isso, com o duelo também esfriando por conta dos atendimentos médicos.

A vitória da Fiorentina se confirmou aos 40 minutos, numa bobeira de Theo Hernández. Nico González roubou a bola do lateral na entrada da área e acionou Dusan Vlahovic, que engatilhou o chute no canto. Foi um tento simbólico, já que o sérvio atingiu os 27 gols em 2021, igualando a maior marca da história da Viola num só ano – registrada anteriormente por Kurt Hamrin ao longo de 1960. Nos acréscimos, ainda viria o terceiro gol do Milan, num lance de sorte. Ibra mandou uma cabeçada na trave e a sobra bateu no corpo de Lorenzo Venuti antes de entrar. Logo depois, o apito final soou e confirmou o triunfo violeta.

O Milan perde a chance de retomar a liderança e fica com 32 pontos, abrindo o caminho para o Napoli. Com a mesma pontuação, os celestes também terão uma parada difícil e pegarão a Internazionale em Milão neste domingo. Já a Fiorentina tem alternado resultados, mas vem bem o suficiente para lutar pelas copas europeias. A Viola está em sexto, com 21 pontos, igualada a Lazio e Juventus. São quatro pontos de distância para o G-4. Já Vlahovic assumiu a artilharia da Serie A, com dez gols, empatado com Ciro Immobile.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo