Serie A

União rubro-verde: Sassuolo surpreende e segura vitória importante contra a Inter no San Siro

Goleirão Consigli pegou até pensamento e impediu o empate interista pelos pés de Dzeko

Imagine você ser o atual campeão do país e ter o resto dos clubes torcendo contra você em um horário específico? A Internazionale não teve só o Sassuolo como adversário neste domingo, pela Serie A. Também jogou contra Milan, Napoli e quem mais que quisesse torcer para evitar o bicampeonato nerazzurri. Pois o Sassuolo fez um ótimo papel como visita indigesta e venceu por 2 a 0 no San Siro.

O primeiro tempo foi uma sessão de lances inacreditáveis para a Inter, que foi pressionada pelo Sassuolo no início, a ponto de não ter espaço para sair com a bola. Esse aperto da primeira linha neroverdi ocasionou o lance do primeiro gol, em roubada de bola de Maxime López em cima de Hakan Çalhanoglu. López acionou Domenico Berardi, que achou um passe na diagonal para Giacomo Raspadori. O atacante chutou rasteiro e o goleiro Samir Handanovic aceitou por debaixo das pernas. Um vacilo, um gol. A tarde interista estava fadada a fracassar nos detalhes.

Detalhes que, analisados de maneira mais atenta, revelam como o Sassuolo estava pronto para vencer, não só incomodar. Nas poucas chances que teve, concluiu bem. Surpreendida pelo gol inicial e pela origem da jogada, um instante de lerdeza no raciocínio de Çalhanoglu, a Inter passou a amassar o oponente, mas não estava em um bom dia ofensivo. Na hora de bater ao gol, faltou capricho.

Para piorar as coisas no plano de Simone Inzaghi, Gianluca Scamacca ampliou o marcador aos 26 minutos, em cruzamento fantástico de Hemed Traoré, que encontrou um espaço entre a marcação interista para o cabeceio de Scamacca, completamente livre. Mais do que isso: Ivan Perisic acompanhou Scamacca de perto, mas desistiu de continuar a corrida pedindo impedimento, sem razão.

Bombardeio sem pontaria da Inter

Até o fim da partida, o que se viu foi uma resposta bastante forte da Inter, que tentou de todo jeito diminuir o estrago. O que impediu essa missão de ser concluída foi Andrea Consigli, que fez incríveis oito defesas para frustrar a linha ofensiva da Inter. As melhores chances saíram do pé de Edin Dzeko, que mesmo de cara para o arqueiro rival, não foi capaz de colocar a bola nas redes. Essa foi a tendência até o fim.

A agressividade nerazzurri ficou bem evidente nas estatísticas: 28 finalizações, sendo oito no gol, todas defendidas por Consigli. A única que passou, nos acréscimos, em cabeçada de Stefan De Vrij, foi anulada por conta de uma falta na origem do lance. Nem uma alegriazinha teve a torcida da Inter neste domingo.

Ainda que o Sassuolo fosse um adversário qualificado, ficou claro que a Inter tentou fazer seu trabalho em busca do resultado. E em um dia normal, provavelmente teria vencido. Não quer dizer que o Sassuolo apenas tivesse feito os gols e se fechado. Até porque Berardi acertou um chutaço na trave de Handanovic e por pouco não ampliou a vantagem.

O espetáculo de Consigli foi um cardápio vasto de defesas de todas as formas. Pelo chão, pelo alto, no meio do gol, tudo que um goleiro treina a vida toda para fazer, ele fez diante da Inter, carregando a responsabilidade de manter o placar como estava. O motivo da irritação de Inzaghi e da sua torcida é que, quando Consigli não estava no caminho, a Inter simplesmente jogou fora a chance, como na finalização de Lautaro Martinez, aos 25 da etapa final, após escorada de Dzeko. O argentino estava com o gol aberto e bateu pelo lado da trave.

Por fim, a Inter lamenta não só o tropeço, mas a chance perdida de ultrapassar o Milan na tabela, novamente. No sábado, os milanistas só empataram com a Salernitana e deixaram pontos pelo caminho. Quem está rindo por último é o Napoli, que pega o Cagliari na segunda-feira já sabendo exatamente o que precisa fazer para voltar à briga pelo scudetto. Nem sempre por mérito, mas a temporada da Serie A promete ser bastante aquecida na reta final.

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo