Serie A

Título vago e até mata-mata: Itália estuda três opções caso não consiga completar a Serie A

A Federação Italiana de Futebol tentará adiar o fim da temporada em uma semana, para 31 de maio, poucos dias antes da estreia programada da Eurocopa de 2020 no Estádio Olímpico de Roma, em 12 de junho, e apresentará três propostas, em nova reunião no fim deste mês, do que fazer caso não seja possível completar a atual edição da Serie A em meio ao surto de coronavírus que levou o governo a colocar sua população de 60 milhões em isolamento total.

[foo_related_posts]

Escolas e universidades foram fechadas, reuniões sociais como casamentos e funerais estão proibidas, assim como eventos esportivos, pelo menos até 3 de abril – com exceção das competições europeias. Qualquer movimentação pelo país está restrita, exceto para atendimentos médicos e emergências. Segundo a contagem da universidade americana John Hopkins, os casos de coronavírus na Itália passaram de 10 mil com mais de 600 mortes.

Em reunião nesta terça-feira entre a Federação Italiana, o Comitê Olímpico Italiano, membros do governo e representantes de diversas ligas, foi sugerido que o limite para o fim da temporada italiana fosse empurrado para 31 de maio, com o uso de todas as datas disponíveis até lá para tentar completar as competições.

Caso não seja possível, três propostas específicas à Serie A serão discutidas em uma nova reunião marcada para 23 de março, sem ordem de prioridade: deixar o título vago e passar à Uefa os times classificados aos torneios europeus; homologar a tabela no momento da paralisação, o que, no momento, daria o scudetto à Juventus; ou organizar mata-matas para determinar o campeão e o rebaixamento à Serie B.

A Copa Itália, em meio às suas semifinais com duelos entre Juventus x Milan e Internazionale x Napoli, não foi citada. A Juventus lidera a Serie A, acompanhada por Lazio, Inter e Atalanta entre os quatro primeiros colocados. Roma e Napoli estão na zona de classificação à Liga Europa. O Milan, sétimo colocado, também ganharia vaga porque necessariamente o campeão da Copa Itália seria ele próprio ou estaria qualificado ao futebol europeu por meio da liga. Lecce, Spal e Brescia ocupam a zona de rebaixamento do Campeonato Italiano.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!