Tensões entre Spalletti e De Laurentiis tornam a permanência do técnico campeão pelo Napoli uma incógnita
Relação entre Spalletti e De Laurentiis é apenas cordial e bastante fria e tensão pode levar ao rompimento; nomes como Antonio Conte e Rafa Benítez são cogitados

A permanência de Luciano Spalletti no Napoli se tornou uma incógnita. Há uma tensão entre o presidente do clube, Aurelio De Laurentiis, e o técnico, que se tornou ainda mais evidente nos últimos dias. Relatos na Itália dizem que a situação parece tão difícil de resolver que o clube já estuda possíveis sucessores para o treinador que levou os Partenopei ao título.
Segundo o Corriere della Sera, não há qualquer negociação no momento entre Luciano Spalletti e o presidente do Napoli. Há um grande silêncio, que coloca tudo em dúvida. Na teoria, isso não seria um problema: o clube acionou uma cláusula que o mantém vinculado à equipe por mais um ano. Há alguns compromissos nesse final de temporada, além dos jogos, como um tour pela Coreia do Sul. Depois, porém, o futuro é uma incógnita.
Havia um jantar marcado entre o presidente e o técnico, mas aparentemente isso não aconteceu e há, agora, uma reflexão dos dois lados sobre o que fazer no futuro. Essa pausa deve acontecer ao final da temporada para que os dois lados pensem no que fazer para o futuro. Luciano Spalletti é um técnico com personalidade forte e De Laurentiis também é conhecido por ser explosivo. Certamente não é uma relação fácil. E a relação não é conturbada de agora. Aliás, não é nem nova. O relacionamento dos treinadores com De Laurentiis costuma ser conturbado.
Um fato que mostra o relacionamento frio entre Spalletti e De Laurentiis é que o presidente sequer ligou para o técnico para parabenizá-lo pelo título. Algo que o presidente comentou, inclusive. “Queria deixar o grupo a intimidade de celebrar sozinhos um grande objetivo”. Um momento de celebração como esse raramente tem mesmo privacidade e o técnico queria um reconhecimento do trabalho.
Neste momento, o relacionamento é cordial e nada mais. A tensão está lá. Os dois estiveram no mesmo ambiente em Castel Volturno, Centro de Treinamento do Napoli. Há possibilidade de um futuro juntos, mas, no momento, nenhum dos lados parece ceder. De Laurentiis quer convicção do técnico em permanecer, enquanto Spalletti quer respeito e uma relação mais franca. Por enquanto, só há o silêncio. Um espera que o outro tome a atitude para resolver a questão. Os relatos são que a questão não é financeira. É de respeito, ao menos para o técnico. Para o presidente, o que falta é que Spellatti mostre a convicção em manter o trabalho.
Nesta quinta-feira, Spalletti não esteve na coletiva de imprensa do Napoli. Quem esteve foi o goleiro Alex Meret, além de Aurelio De Laurentiis. O presidente falou sobre os planos de comemoração do título do Napoli. O presidente não mencionou o nome de Spalletti em nenhum momento.
O Corriere dello Sport, aliás, diz que Spalletti não irá ficar no Napoli, não importa o que aconteça. A Gazzetta dello Sport relata que o Napoli já considera a possibilidade de precisar contratar outro técnico e o nome de Rafa Benítez vem à tona. Ele já esteve no clube de 2013 até 2015, com duas temporadas completas sob o seu comando. Ele deixou o clube para treinar o Real Madrid, o time da sua vida, mas a passagem durou pouco, apenas seis meses. A relação com o Napoli, porém, permaneceu boa. Foram duas boas campanhas, com um terceiro e um quinto lugares, além da conquista da Copa da Itália e da Supercopa da Itália.
Outro nome que surge é o de Antonio Conte. O técnico é citado pelo Tuttosport como um possível candidato para assumir os Partenopei. Um técnico notadamente vitorioso, que conquistou recentemente o scudetto pela Inter, em 2020/21. O Corriere dello Sport ainda cita Gian Piero Gasperini, da Atalanta, e Vincenzo Italiano, da Fiorentina, como potenciais substitutos sendo monitorados. Ambos, porém, seriam mais complicados porque estão empregados e seria preciso uma negociação mais difícil para tirá-los dos seus clubes atuais.
Seja como for, a situação indefinida do Napoli contrasta com a alegria enorme que a cidade, o clube e seus torcedores vivem. Um título marcante, histórico e com um técnico que escreveu seu nome na história de forma inequívoca, mas que pode ter uma ruptura logo após a conquista.
O Napoli volta a campo no domingo, dia 21, quando enfrenta a Inter pela Serie A. Os interistas estão empolgados com a chegada do time à final da Champions League, mas ainda precisa de pontos para garantir a classificação à próxima edição do principal torneio europeu via Serie A. Os Partenopei estão ainda em ritmo de celebrações pelo scudetto.