Fim de semana tem Barça x Real, clássicos europeus e ainda tem dérbi em São Paulo
Nada como uma rodada recheada de grandes partidas para matarmos a saudade do futebol de clubes do continente europeu depois de uma data Fifa. Ainda mais porque a última pausa para as seleções apresentou apenas amistosos na Europa, alguns deles interessantes, mas, no geral, foi apenas um aperitivo para a Eurocopa da França, quando a temporada terminar. Mas, até lá, ainda tem muita coisa em jogo. Começando pelo Superclássico entre Barcelona e Real Madrid.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV DO FIM DE SEMANA
Será a primeira partida dos catalães depois da morte de Johan Cruyff, e embora o resultado não seja muito determinante para a tabela, a rivalidade entre as duas equipes é sempre muito grande. Mesma coisa acontece na Itália, onde Lazio e Roma disputarão o grande clássico da capital. E o que falar de São Paulo, que assiste ao dérbi entre Corinthians e Palmeiras?
Ainda temos duelos importantes para vagas em competições europeias, Copa do Nordeste e o começo da fase de mata-mata do Campeonato Paranaense. Sem mais enrolação, vamos aos destaques do fim de semana.
O jogão
Barcelona x Real Madrid
Sábado, 15h30 (ESPN Brasil)
O Superclássico poderia ser mais interessante, mas a excelente fase do Barcelona e os tropeços do Real Madrid impediram que a partida do próximo sábado fosse de fato decisiva para o Campeonato Espanhol. O time de Luis Enrique tem dez pontos de vantagem em relação ao de Zidane, e mesmo que perca o maior confronto da Espanha, ficaria com uma dianteira de sete, a sete rodadas do final do cotejo.
Mesmo assim, nunca podemos ignorar a rivalidade em campo, as prováveis homenagens a Johan Cruyff e o desfile de craques dentro de campo. Mesmo que fosse um amistoso, a chance de ver Cristiano Ronaldo, Messi, Gareth Bale, Suárez, Benzema e Neymar ao mesmo tempo é imperdível. Zidane disputa seu primeiro clássico como técnico, com a confiança de cinco vitórias seguidas.
Luis Enrique tem mais experiência no banco de reservas dessa partida e defende o pequeno jejum do Barcelona, que não perde para o Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol, no Camp Nou, desde 2012. São duas vitórias e um empate nesse período. A grande expectativa é pelo 500º gol de Lionel Messi. Ele chegou a 499 com a camisa da argentina, contra a Bolívia, na última terça-feira. “Seria um belo momento alcançar essa marca contra o Real Madrid”, disse. E apropriado: Messi soma 21 gols contra o Real Madrid, a sua terceira maior vítima (fez 25 em Atlético de Madrid e Sevilla). É também o maior artilheiro do confronto, com três gols a mais que Alfredo di Stéfano.
O clássico
Palmeiras x Corinthians
Domingo, 16h (Globo-SP, Band-SP, Premiere)
Não seria a primeira vez que o dérbi paulista serviria para amenizar a crise de um dos lados. Em 2011, por exemplo, o Corinthians venceu o rival no Campeonato Paulista por 1 a 0, gol de Alessandro, depois de ser eliminado pelo Tolima, na primeira fase da Libertadores. O que o Palmeiras precisa é construir em cima da vitória sobre o Rio Claro para apagar a humilhação daquela goleada sofrida contra o Água Santa e embalar para o jogo decisivo do torneio sul-americano contra o Rosário Central, na próxima quarta-feira.
O Corinthians está classificado para a segunda fase e já tem garantida a melhor campanha do Campeonato Paulista, o que lhe garante a possibilidade de jogar em casa nos jogos das quartas e da semifinal. De olho em encaminhar a classificação (ou até mesmo ratificá-la) contra o Santa Fé na próxima quarta-feira, os jogadores podem estar com as atenções divididas, mas, uma vez que a bola rola, o clássico contra o Palmeiras vale mais que tudo.
O cara
Harry Kane
Liverpool x Tottenham
Sábado, 13h30 (Fox Sports 2)
Um belo gol contra a Alemanha, iniciando uma virada espetacular da seleção inglesa, deixa qualquer um com moral para o retorno às atividades normais. Harry Kane lidera a artilharia da Premier League, e depois da pausa para as partidas internacionais, retoma a missão de levar o Tottenham ao título. Lembrando a situação: são cinco pontos de desvantagem para o Leicester, a sete rodadas do fim. No meio do caminho está o Liverpool, que de alguma maneira mantém alguma chance de se classificar para a próxima Champions League. Está a sete pontos do Manchester City, o quarto colocado, com um jogo a menos.
Fique de olho
Lazio x Roma
Domingo, 10h (ESPN)
O clássico mais quente da Itália será realizado neste final de semana com ambições distintas. Na realidade, a oito rodadas do final, quem tem mesmo alguma aspiração no Campeonato Italiano é a Roma, terceira colocada, que busca reforçar sua vaga na próxima Champions League. A Lazio está em oitavo lugar, a 13 pontos de competições europeias, e precisaria de uma arrancada sem precedentes para se classificar pelo menos para a Liga Europa. O grande objetivo é voltar a vencer a rival: perdeu no primeiro turno da Serie A desta temporada, por 1 a 0, e não consegue ganhar o clássico há cinco jogos, com três derrotas e dois empates. Quem disse que não vale nada?
Bahia x Fortaleza
Domingo, 16h (Esporte Interativo, Globo-CE)
Os jogos de volta das quartas de final Copa do Nordeste serão disputados neste final de semana, com destaque para o confronto entre Bahia e Fortaleza, duas equipes que caminham tranquilamente para as fases mais agudas dos seus respectivos estaduais e podem concentrar suas atenções no torneio regional. O jogo de ida foi 2 a 1 para os baianos, de virada, com dois gols de Juninho.
Depois de vencer o Ceará por 2 a 1 no Arruda, o Santa Cruz viaja ao Castelão para tentar segurar o dono da casa no jogo de volta e chegar às semifinais. Nas outras partidas, o Sport enfrenta o CRB (perdeu a ida por 2 a 1, em Alagoas), e o Campinense recebe o Salgueiro (primeira partida, em Pernambuco, foi 2 a 0 para os paraibanos).
Botafogo x Flamengo
Sábado, 16h – Premiere (a confirmar)
O grande barato do novo formato da Taça Guanabara é a quantidade clássicos, quase um por rodada. O da vez é entre o Botafogo, terceiro colocado da segunda fase do Carioca, contra o Flamengo, o sexto, com dois pontos a menos que o rival. O estadual itinerante do Rio de Janeiro segue passeando pelo Brasil: depois de enfrentar o Fluminense em São Paulo e o Vasco em Brasília, o time rubro-negro viaja para Minas Gerais e pega o Fogão em Juiz de Fora. Muricy Ramalho precisa da vitória depois de três partidas sem vencer no Carioca.
O brasileiro
Jonas
Benfica x Braga
Sexta-feira, 16h30 (SporTV2)
Jonas retornou à seleção brasileira, convocado no lugar de Roberto Firmino, cortado, que havia sido chamado para substituir Kaká, também cortado. Entrou no segundo tempo contra o Paraguai no lugar de Ricardo Oliveira e ganhou merecidos minutos pelo time nacional depois do que vem fazendo no Benfica, na briga pela Chuteira de Ouro de maior artilheiro da Europa. Nesta sexta-feira, enfrenta o quarto colocado Braga para tentar manter o Sporting à distância na luta pelo título português. São apenas dois pontos de diferença.
O reencontro
Manchester United x Everton
Domingo, 12h (Fox Sports)
É um tira-teima na verdade: na última partida pela Premier League, vitória do Manchester United por 3 a 0. Na anterior, o Everton ganhou pelo mesmo placar. O jogo do primeiro turno da atual temporada do Campeonato Inglês também foi a maior vitória do time de Louis van Gaal no torneio, igualando os triunfos sobre Stoke City e Sunderland. Convenhamos, os Red Devils não estão famosos por serem grandes goleadores ultimamente. O Everton vive entre especulações sobre o futuro, tanto na posição de técnico, com Roberto Martínez, quanto na de centroavante, já que Romelu Lukaku parece louquinho para deixar o Goodison Park. O United tem que tentar voltar à zona de classificação da Champions League. Está em sexto, com o mesmo número de pontos do quinto West Ham, e a um do quarto Manchester City.
Vale uma zapeada
Londrina x Atlético Paranaense
Domingo, 16h (Globo-PR, Premiere)
Será dado o pontapé inicial nas quartas de final do Campeonato Paranaense e um confronto, em especial, chama a atenção. O Londrina, campeão de 2014 e de volta à Série B do Campeonato Brasileiro, enfrenta o Atlético Paranaense. A primeira partida será realizada Vitorino Dias, e a segunda, na Arena da Baixada. Nos outros confrontos, o Paraná enfrenta o Foz do Iguaçu, o PSTC joga contra o J. Malucelli e o Coritiba pega o Toledo.
Eibar x Villarreal
Domingo, 13h15 – A confirmar
Uma das surpresas do Campeonato Espanhol pegou fôlego, mas a nona posição do Eibar na tabela ainda é muito honrosa para o investimento do clube. A tentativa de embalar novamente na reta final começa nesse confronto contra o Villarreal, que tenta se consolidar ainda mais na quarta posição. Tem seis pontos de vantagem para o quinto colocado, o primeiro fora da zona de classificação para a próxima Champions League.
Passe longe
Rennes x Stade Reims
Sábado, 15h (SporTV3)
Ao contrário do Stade Reims, brigando para não cair no Campeonato Francês, o Rennes faz uma campanha digna, em quinto lugar, mas o confronto não chega a ser exatamente uma briga de cachorro grande. Pior de tudo: é praticamente no mesmo horário de Barcelona x Real Madrid. Quero ver quem encara.