Copa do NordesteLa LigaPremier LeagueSerie A

Fim de semana tem Barça x Real, clássicos europeus e ainda tem dérbi em São Paulo

Nada como uma rodada recheada de grandes partidas para matarmos a saudade do futebol de clubes do continente europeu depois de uma data Fifa. Ainda mais porque a última pausa para as seleções apresentou apenas amistosos na Europa, alguns deles interessantes, mas, no geral, foi apenas um aperitivo para a Eurocopa da França, quando a temporada terminar. Mas, até lá, ainda tem muita coisa em jogo. Começando pelo Superclássico entre Barcelona e Real Madrid.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV DO FIM DE SEMANA

Será a primeira partida dos catalães depois da morte de Johan Cruyff, e embora o resultado não seja muito determinante para a tabela, a rivalidade entre as duas equipes é sempre muito grande. Mesma coisa acontece na Itália, onde Lazio e Roma disputarão o grande clássico da capital. E o que falar de São Paulo, que assiste ao dérbi entre Corinthians e Palmeiras?

Ainda temos duelos importantes para vagas em competições europeias, Copa do Nordeste e o começo da fase de mata-mata do Campeonato Paranaense. Sem mais enrolação, vamos aos destaques do fim de semana.

O jogão

Barcelona x Real Madrid
Sábado, 15h30 (ESPN Brasil)

O Superclássico poderia ser mais interessante, mas a excelente fase do Barcelona e os tropeços do Real Madrid impediram que a partida do próximo sábado fosse de fato decisiva para o Campeonato Espanhol. O time de Luis Enrique tem dez pontos de vantagem em relação ao de Zidane, e mesmo que perca o maior confronto da Espanha, ficaria com uma dianteira de sete, a sete rodadas do final do cotejo.

Mesmo assim, nunca podemos ignorar a rivalidade em campo, as prováveis homenagens a Johan Cruyff e o desfile de craques dentro de campo. Mesmo que fosse um amistoso, a chance de ver Cristiano Ronaldo, Messi, Gareth Bale, Suárez, Benzema e Neymar ao mesmo tempo é imperdível. Zidane disputa seu primeiro clássico como técnico, com a confiança de cinco vitórias seguidas.

Luis Enrique tem mais experiência no banco de reservas dessa partida e defende o pequeno jejum do Barcelona, que não perde para o Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol, no Camp Nou, desde 2012. São duas vitórias e um empate nesse período. A grande expectativa é pelo 500º gol de Lionel Messi. Ele chegou a 499 com a camisa da argentina, contra a Bolívia, na última terça-feira. “Seria um belo momento alcançar essa marca contra o Real Madrid”, disse. E apropriado: Messi soma 21 gols contra o Real Madrid, a sua terceira maior vítima (fez 25 em Atlético de Madrid e Sevilla). É também o maior artilheiro do confronto, com três gols a mais que Alfredo di Stéfano.

O clássico

Palmeiras x Corinthians
Domingo, 16h (Globo-SP, Band-SP, Premiere)

Não seria a primeira vez que o dérbi paulista serviria para amenizar a crise de um dos lados. Em 2011, por exemplo, o Corinthians venceu o rival no Campeonato Paulista por 1 a 0, gol de Alessandro, depois de ser eliminado pelo Tolima, na primeira fase da Libertadores. O que o Palmeiras precisa é construir em cima da vitória sobre o Rio Claro para apagar a humilhação daquela goleada sofrida contra o Água Santa e embalar para o jogo decisivo do torneio sul-americano contra o Rosário Central, na próxima quarta-feira.

O Corinthians está classificado para a segunda fase e já tem garantida a melhor campanha do Campeonato Paulista, o que lhe garante a possibilidade de jogar em casa nos jogos das quartas e da semifinal. De olho em encaminhar a classificação (ou até mesmo ratificá-la) contra o Santa Fé na próxima quarta-feira, os jogadores podem estar com as atenções divididas, mas, uma vez que a bola rola, o clássico contra o Palmeiras vale mais que tudo.

O cara

Harry Kane
Liverpool x Tottenham

Sábado, 13h30 (Fox Sports 2)

Harry Kane, do Tottenham (Foto: AP)
Harry Kane, do Tottenham (Foto: AP)

Um belo gol contra a Alemanha, iniciando uma virada espetacular da seleção inglesa, deixa qualquer um com moral para o retorno às atividades normais. Harry Kane lidera a artilharia da Premier League, e depois da pausa para as partidas internacionais, retoma a missão de levar o Tottenham ao título. Lembrando a situação: são cinco pontos de desvantagem para o Leicester, a sete rodadas do fim. No meio do caminho está o Liverpool, que de alguma maneira mantém alguma chance de se classificar para a próxima Champions League. Está a sete pontos do Manchester City, o quarto colocado, com um jogo a menos.

Fique de olho

Lazio x Roma
Domingo, 10h (ESPN)

O clássico mais quente da Itália será realizado neste final de semana com ambições distintas. Na realidade, a oito rodadas do final, quem tem mesmo alguma aspiração no Campeonato Italiano é a Roma, terceira colocada, que busca reforçar sua vaga na próxima Champions League. A Lazio está em oitavo lugar, a 13 pontos de competições europeias, e precisaria de uma arrancada sem precedentes para se classificar pelo menos para a Liga Europa. O grande objetivo é voltar a vencer a rival: perdeu no primeiro turno da Serie A desta temporada, por 1 a 0, e não consegue ganhar o clássico há cinco jogos, com três derrotas e dois empates. Quem disse que não vale nada?

Bahia x Fortaleza
Domingo, 16h (Esporte Interativo, Globo-CE)

Os jogos de volta das quartas de final Copa do Nordeste serão disputados neste final de semana, com destaque para o confronto entre Bahia e Fortaleza, duas equipes que caminham tranquilamente para as fases mais agudas dos seus respectivos estaduais e podem concentrar suas atenções no torneio regional. O jogo de ida foi 2 a 1 para os baianos, de virada, com dois gols de Juninho.

Depois de vencer o Ceará por 2 a 1 no Arruda, o Santa Cruz viaja ao Castelão para tentar segurar o dono da casa no jogo de volta e chegar às semifinais. Nas outras partidas, o Sport enfrenta o CRB (perdeu a ida por 2 a 1, em Alagoas), e o Campinense recebe o Salgueiro (primeira partida, em Pernambuco, foi 2 a 0 para os paraibanos).

Botafogo x Flamengo
Sábado, 16h – Premiere (a confirmar)

O grande barato do novo formato da Taça Guanabara é a quantidade clássicos, quase um por rodada. O da vez é entre o Botafogo, terceiro colocado da segunda fase do Carioca, contra o Flamengo, o sexto, com dois pontos a menos que o rival. O estadual itinerante do Rio de Janeiro segue passeando pelo Brasil: depois de enfrentar o Fluminense em São Paulo e o Vasco em Brasília, o time rubro-negro viaja para Minas Gerais e pega o Fogão em Juiz de Fora. Muricy Ramalho precisa da vitória depois de três partidas sem vencer no Carioca.

O brasileiro

Jonas
Benfica x Braga

Sexta-feira, 16h30 (SporTV2)

Jonas, do Benfica
Jonas, do Benfica

Jonas retornou à seleção brasileira, convocado no lugar de Roberto Firmino, cortado, que havia sido chamado para substituir Kaká, também cortado. Entrou no segundo tempo contra o Paraguai no lugar de Ricardo Oliveira e ganhou merecidos minutos pelo time nacional depois do que vem fazendo no Benfica, na briga pela Chuteira de Ouro de maior artilheiro da Europa. Nesta sexta-feira, enfrenta o quarto colocado Braga para tentar manter o Sporting à distância na luta pelo título português. São apenas dois pontos de diferença.

O reencontro

Manchester United x Everton
Domingo, 12h (Fox Sports)

É um tira-teima na verdade: na última partida pela Premier League, vitória do Manchester United por 3 a 0. Na anterior, o Everton ganhou pelo mesmo placar. O jogo do primeiro turno da atual temporada do Campeonato Inglês também foi a maior vitória do time de Louis van Gaal no torneio, igualando os triunfos sobre Stoke City e Sunderland. Convenhamos, os Red Devils não estão famosos por serem grandes goleadores ultimamente. O Everton vive entre especulações sobre o futuro, tanto na posição de técnico, com Roberto Martínez, quanto na de centroavante, já que Romelu Lukaku parece louquinho para deixar o Goodison Park. O United tem que tentar voltar à zona de classificação da Champions League. Está em sexto, com o mesmo número de pontos do quinto West Ham, e a um do quarto Manchester City.

Vale uma zapeada

Londrina x Atlético Paranaense
Domingo, 16h (Globo-PR, Premiere)

Será dado o pontapé inicial nas quartas de final do Campeonato Paranaense e um confronto, em especial, chama a atenção. O Londrina, campeão de 2014 e de volta à Série B do Campeonato Brasileiro, enfrenta o Atlético Paranaense. A primeira partida será realizada Vitorino Dias, e a segunda, na Arena da Baixada. Nos outros confrontos, o Paraná enfrenta o Foz do Iguaçu, o PSTC joga contra o J. Malucelli e o Coritiba pega o Toledo.

Eibar x Villarreal
Domingo, 13h15 – A confirmar

Uma das surpresas do Campeonato Espanhol pegou fôlego, mas a nona posição do Eibar na tabela ainda é muito honrosa para o investimento do clube. A tentativa de embalar novamente na reta final começa nesse confronto contra o Villarreal, que tenta se consolidar ainda mais na quarta posição. Tem seis pontos de vantagem para o quinto colocado, o primeiro fora da zona de classificação para a próxima Champions League.

Passe longe

Rennes x Stade Reims
Sábado, 15h (SporTV3)

Ao contrário do Stade Reims, brigando para não cair no Campeonato Francês, o Rennes faz uma campanha digna, em quinto lugar, mas o confronto não chega a ser exatamente uma briga de cachorro grande. Pior de tudo: é praticamente no mesmo horário de Barcelona x Real Madrid. Quero ver quem encara.

VEJA OS OUTROS JOGOS NA TV

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo