Roma coloca sua boa fase pós-Mourinho à prova contra a eterna boa fase da Internazionale
Roma só venceu após chegada de De Rossi e passou a voltar a brigar no alto em uma Serie A na qual a Internazionale é o time a (e impossível de) ser batido

Uma boa fase recente e uma boa fase quase que eterna se chocam neste sábado (10) em partida válida pela Serie A. A líder Internazionale viajará de Milão até a capital da Itália para enfrentar a Roma em um dos poucos duelos que os nerazzurri vão ter realmente de se preocupar se quiserem manter distância segura para a Juventus, vice-líder do Campeonato Italiano. Do outro lado, em franca recuperação após a demissão do treinador português José Mourinho, os romanistas lutam para perturbar a líder e, mais do que isso, seguir com o sonho de classificação à Champions League vivo.
A Roma, com três vitórias consecutivas na Serie A, conseguiu calgar ao quinto posto na tabela de classificação e, com isso, hoje, iria diretamente para a Liga Europa. Apesar de terem um jogo mais do que a Atalanta, quarta colocada do Campeonato Italiano atualmente, os romanistas sonham com a Champions League justamente por estarem apenas um ponto atrás dos rivais no momento. Vencer a quase imparável Internazionale seria uma forma clara de fincar o time na luta pela classificação à maior competição de clubes da Europa.
Do lado da Internazionale, as coisas estão extremamente tranquilas neste momento. A bela vitória sobre a Juventus, no último final de semana, praticamente colocou as duas mãos da Inter na taça do Campeonato Italiano, já que, mesmo com um jogo a menos, os nerazzurri abriram nada menos do que quatro pontos de vantagem para os rivais de Turim. A conquista do scudetto, hoje, parece apenas questão de tempo dada a ótima fase do time de Milão e, claro, a bela vantagem conquistada para aquele que era tido como único clube ainda na disputa.
Como a Roma chega para o jogo contra a Internazionale?
O começo de 2023 foi para lá de conturbado para a Roma. O time patinou na Serie A, empatando com Atalanta e perdendo para o Milan, mas foi na Copa da Itália que as coisas ficaram feias: eliminação para a arquirrival Lazio em jogo extremamente ruim dos romanistas e fim da linha para o português José Mourinho como técnico da equipe. Mou já vinha balançando desde o começo da temporada pelo futebol apresentado pelos giallorossi, mas a queda diante dos laziale foi a gota d'água para a diretoria, que apelou a Daniele De Rossi, jovem técnico e eterno ídolo da Roma.
E a aposta da diretoria romanista parece estar dando bons resultados até o momento. Não que a Roma esteja jogando o melhor futebol possível, mas passou a ser um time coeso e que engrenou três vitórias consecutivas no Campeonato Italiano, o que ao menos devolveu ao time a chance de sonhar com uma vaga na próxima edição da Champions League. Especialmente contra o Cagliari, na última segunda-feira (5), a Roma se impôs e derrotou o frágil adversário pro 4 a 0, com mais uma ótima atuação do argentino Paulo Dybala, autor de dois gols na goleada.
Agora, no entanto, chega o primeiro grande desafio de Daniele De Rossi no comando da Roma. Perder não será o caos, já que quase todos os times perdem quando enfrentam a Internazionale no Campeonato Italiano, mas vencer pode ser especial para os romanistas. Pode ser a prova que falta de que a chave virou e a Roma, como espera seus torcedores, virá com fôlego suficiente para brigar nas duas frentes que lhe restam, a Serie A e a Liga Europa.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Como a Internazionale chega para o jogo contra a Roma?
Se a Roma precisa desesperadamente ganhar, é bom citarmos que a Internazionale basicamente não sabe o que é perder na atual edição do Campeonato Italiano. A única derrota da Inter aconteceu em 27 de setembro do ano passado, diante do Sassuolo e jogando em casa, no San Siro. De lá para cá, os nerazzurri embalaram e, não a toa, são os líderes isolados da competição, jogando um futebol vistoso e, acima de tudo, muito letal.
A Internazionale é a melhor equipe em todos os sentidos dentre as que disputam a Serie A. Primeira na tabela, é também o melhor ataque — único time que superou a barreira dos 50 gols até aqui –, é a melhor defesa — é o único clube que levou apenas dez gols –, tem em Lautaro Martínez o melhor jogador do Campeonato Italiano e, ainda, conta com um esquema quase imbatível de Simone Inzaghi. Otimismo é que não falta do lado azul e preto de Milão.
Para a Internazionale, então, a importância deste jogo contra a Roma é uma só: fora os romanistas, a Inter pega apenas o Napoli entre os times que estão na ponta da tabela, disputando algo importante na competição. Assim sendo, bater a Roma fora de casa, onde ainda está invicta, é um sinal e tanto de que a equipe comandada por Simone Inzaghi será, fatalmente, campeã da Itália.