Serie A

Roma aproveita xepa do PSG e reforça seu meio-campo com Renato Sanches e Leandro Paredes

Precisando de jogadores do meio-campo, Roma conseguiu Renato Sanches e Leandro Paredes chegam para dar mais força física ao time de José Mourinho

A Roma aproveitou a xepa do Paris Saint-Germain para conseguir dois bons reforços para o seu meio-campo. O clube apresentou o português Renato Sanches e o argentino Leandro Paredes, que chegam em um setor que está em processo de reformulação, com a saída de Nemanja Matic, que saiu para o Rennes. Dois bons nomes que José Mourinho ganha — e a sua presença certamente ajudou a trazer esses jogadores com bom perfil.

Os dois jogadores trazem algo muito apreciado por José Mourinho — e a rigor, a quase qualquer técnico: força física e intensidade. Os dois são oportunidades de mercado. Nenhum deles vem em alta pelo que fizeram na temporada passada, mas ambos têm qualidade técnica e já mostraram capacidade na carreira. Como ambos chegam com custos baixos, são contratações de baixo risco. E trazem características que devem ser bem aproveitadas pela Roma.

Na temporada passada, a Roma tinha opções limitadas no meio-campo. Bryan Cristante era a opção mais frequente de Mourinho para ser o jogador mais defensivo no meio-campo. Eduardo Bove, ainda muito jovem terminou a temporada como titular, mas ainda é muito jovem. Isso além de Lorenzo Pellegrini, que tem função mais ofensiva.

Sem Nemanja Matic, que já era veterano e deixou a Roma para defender o Rennes, já que teve uma proposta melhor, reforços no setor eram essenciais. Mourinho já tinha poucas opções no setor e as chegadas de Renato Sanches, um jogador que pode carregar bem a bola, e Leandro Paredes, um jogador de boa técnica, marcação muito forte e capaz de fazer bons passes, ajuda demais o time.

Prodígio em busca de um passado de glórias aos 25 anos

Renato Sanches, de 25 anos, chega por empréstimo de uma temporada, com obrigação de compra se algumas condições forem alcançadas. O valor estabelecido para a compra é de €15 milhões e a expectativa, tanto por parte da Roma quanto por parte do PSG, é que o negócio seja tornado permanente.

“Estou muito feliz de vir para este clube”, afirmou Renato Sanches. “O projeto da Roma me conquistou e sinto que jogar aqui é a escolha certa para mim. É muito importante para qualquer jogador sentir o apoio para os torcedores. Para mim, no meu primeiro dia, o impacto que senti ajudou a entender o quanto esses torcedores amam o time e isso pode apenas me levar adiante para dar tudo de mim para conseguir sucesso aqui”.

Sanches foi contratado pelo PSG em agosto de 2022, depois de fazer sucesso jogando pelo Lille, emprestado pelo Bayern. Em Paris, porém, ele não conseguiu ter nem sequência e nem desempenho. Com os parisienses em processo de reformulação, Sanches foi colocado no mercado e a Roma aproveitou.

Mesmo com apenas 25 anos, Renato Sanches tem bastante experiência na sua carreira. Formado pelo Benfica, explodiu na Euro 2016 pela seleção portuguesa e foi para o Bayern. Na Baviera, porém, ele nunca conseguiu explodir como o esperado. Foi então emprestado ao Swansea e depois ao Lille, onde recuperou o seu futebol, antes de passar pelo PSG na temporada passada, sem brilhar. O português vestirá a camisa 20 na capital italiana.

Paredes retorna à Roma e vestirá a camisa de De Rossi

Leandro Paredes era outro que estava no mercado, colocado pelo PSG, que não contava mais com o argentino, campeão do mundo no Catar como titular. O meio-campista chega em definitivo por um valor baixo, de €2,5 milhões.

Formado pelo Boca Juniors, sua primeira experiência na Europa foi na Itália, atuando pelo Verona, na metade final da temporada 2013/14. De lá, acabou contratado pela Roma, em julho de 2014, inicialmente por empréstimo. Acabou contratado em definitivo depois e foi emprestado ao Empoli antes de retornar à capital.

Seria vendido ao Zenit em 2017, onde ficou até 2019, ano que foi contratado pelo PSG. Na temporada passada, foi emprestado à Juventus, que não o contratou em definitivo. Como estava no mercado, a Roma consegue a sua contratação e, aos 29 anos, chega para ser um reforço importante para o time de José Mourinho.

Com boa qualidade técnica, mas com muita presença física no meio-campo, Paredes pode ser um reforço tanto para o momento que o time está sem a bola quanto para quando a recupera a pode fazer passes longos e mais diretos, acionando os jogadores de frente que são perigosos, como Paulo Dybala, o principal nome romanista na temporada passada, mas também outros como Lorenzo Pellegrini, meia capaz de muita criatividade.

Os dois jogadores se somam a Houssem Aouar, meia que chegou também nesta temporada para reforçar a equipe. Faltavam boas opções para o setor de meio-campo na temporada passada. O time tinha muitos nomes que não pareciam capazes de darem conta de uma temporada cheia. Além dos três meio-campistas, o zagueiro Evan Ndicka, do Frankfurt, foi outro contratado para a temporada.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo