Bem diferente da goleada sobre o Brighton… Roma joga mal, mas castiga Fiorentina ao arrancar empate no último lance
Diego Llorente, zagueiro da Roma, acerta chute de rara felicidade no apagar das luzes e decreta 2 a 2
A Roma chegou embalada para o jogo contra Fiorentina, neste domingo (10), na Toscana. Afinal, o time comandado por Daniele De Rossi vinha de goleada acachapante e excelente atuação diante do Brighton, na ida das oitavas de final da Liga Europa. Virando a chave para Série A, os Giallorossi tinham como objetivo vencer a Viola no Estádio Artemio Franchi e encostar de vez no G4 da Série A. Só faltou combinar isso com os donos da casa… Em jogo insano, os romanistas tiveram que suar para arrancar um empate. No apagar das luzes, Diego Llorente acertou belo chute e decretou o resultado final: empate por 2 a 2.
Com o ponto somado, a Fiorentina foi a 43, se manteve na oitava colocação e perdeu a chance de encostar no pelotão da frente. Já a Roma, quinta colocada, chegou a 48 pontos e também desperdiçou oportunidade de ouro, já que o Bologna, equipe que abre o G4 da Série A, perdeu para líder Internazionale na rodada.
Nella ripresa arrivano il gol di Aouar, il nuovo vantaggio di Mandragora, il rigore parato da Svilar e il pareggio all'ultimo respiro di Llorente.
DAJE ROMA! 🟨🟥#FiorentinaRoma #ASRoma pic.twitter.com/Jpymi6fcGu
— AS Roma (@OfficialASRoma) March 10, 2024
Sempre forte na bola aérea, Fiorentina abre o placar com Luca Ranieri
Atravessando momento especial desde a chegada do ídolo Daniel De Rossi, a Roma tomou a iniciativa mesmo atuando fora de seus domínios. Com menos de cinco minutos, Lukaku aqueceu os motores ao mandar um míssil venenoso, obrigando o experiente Pietro Terracciano a fazer boa defesa. Os Giallorossi controlavam a posse de bola e, com paciência, giravam o jogo no campo de ataque. Bem postada, a Fiorentina fechava os espaços, impedia o avanço romanista no terço final e vislumbrava surpreender os visitantes em contra-ataques.
Não foi nos contra-ataques, mas sim via jogada aérea — sua especialidade — que a Fiorentina golpeou a Roma. Em cobrança de escanteio, o zagueiro Luca Ranieri se desvencilhou da marcação de Ndicka, abaixou o corpo e testou consciente, estufando as redes de Svilar. Gol no melhor jeito Viola, time que mais marcou de cabeça até então na Série A 2023/2024. Por outro lado, castigo para equipe da capital italiana que, além da posse de bola estéril no ataque, falhou feio na cobertura defensiva e acabou no prejuízo.
A Roma sentiu o gol de Ranieri e passou por momentos ruins até o juiz apitar o fim da etapa inicial. Já os donos da casa cresceram de produção, se aproveitaram da bagunça giallorossi e ficaram perto de aumentar a contagem. Primeiro em arremate de Mandragora, que passou raspando o travessão. Depois, Belotti encheu o pé e parou em defesa de Svilar. Só deu Viola depois do tento e o 1 a 0 saiu barato para os romanistas.
Roma arranca empate no apagar das luzes e castiga Fiorentina
A bronca de De Rossi no vestiário surtiu efeito. A Roma voltou a campo mais ligada e pressionou a Fiorentina em busca do gol de empate. Por pouco não conseguiu com Cristante logo cedo. O camisa 4 emendou petardo e Terracciano espalmou. Acuada, a Viola baixou suas linhas, se resguardou na defesa e tentou absorver a pressão da blitz visitante. Sem sucesso. Com 12′ no relógio, Angeliño recebeu de Dybala no lado esquerdo, cruzou rasteiro e contou com desvio no meio do caminho. Desvio esse, providencial, que deixou Houssem Aouar na boa para desviar de cabeça e vencer o goleiro.
Entretanto, a reação romanista durou pouco tempo. Mesmo em apuros na partida, a Fiorentina conseguiu retomar a liderança no placar. E novamente por meio de cruzamento na área adversária. Na hora certa e lugar certo, Belotti escorou de cabeça e encontrou Mandragora. Com toque sutil na saída de Svilar, o camisa 38 fez o segundo da Viola.
A energia da Roma caiu por terra e os visitantes acusaram o golpe depois do gol de Mandragora. Aos 33′, Belotti foi puxado por Paredes na área e o árbitro, sem titubear, apontou para marca da cal. Pênalti. Biraghi cobrou e… Svilar defendeu, dando sobrevida ao clube da capital na partida. E que sobrevida. Os romanistas batalharam pelo empate até os últimos segundos, tendo sido recompensados pela insistência. Na base do abafa, a equipe de De Rossi arrancou um pontinho em Florença graças a um chute de rara felicidade de Diego Llorente no apagar das luzes.
Próximos jogos da Fiorentina
- Fiorentina x Maccabi Haifa – Conference League – 14/03
- Atalanta x Fiorentina – Série A – 17/03
- Fiorentina x Milan – Série A – 30/03
Próximos jogos da Roma
- Brighton x Roma – Liga Europa – 14/03
- Roma x Sassuolo – Série A – 17/03
- Lecce x Roma – Série A – 01/04