Podia até ser no Coliseu: Roma e Atalanta farão de um jogaço a briga por ida à Europa na Serie A
Roma e Atalanta duelam diretamente por posição na tabela na Serie A, em jogo de equipes que gostam (e sabem muito bem) atacar
Roma é uma cidade que está acostumado aos grandes duelos. Quem vai lá não deixa de visitar o magnâmio Coliseu, talvez um dos pontos mais famosos do mundo, com certeza dos mais relevantes da Itália, e que por décadas e mais décadas, num passado já bem distante, abrigou as lutas de gladiadores. Hoje, não tão perto dali, mas na mesma cidade, cabe ao Estádio Olímpico, que abriga as rivais Roma e Lazio, ser o palco das maiores disputas esportivas da capital italiana. Neste domingo (7), inclusive, terá um jogo de fazer inveja aos gladiadores.
A Roma receberá a Atalanta em um jogo que vai decidir diretamente qual das duas ficará no grupo dos times que se classificam às competições europeias e ainda terá chance de sonhar com a cobiçada vaga na Champions League. À perdedora, como era no tempo dos gladiadores, restará um nada após o jogo deste domingo, que ganha ares de decisão justamente por colocar frente a frente a sexta colocada, que garante vaga na Conference League, diante da equipe que ocupa a sétima colocação na atual temporada da Serie A.
Roma, na caça da Atalanta, tem suas fortes armas ofensivas para lutar
A sétima colocada no caso é a Roma, tima da casa, que soma 28 pontos e perdeu a sexta colocação para a Atalanta justamente na última rodada, quando foi derrotada pela Juventus, 1 a 0 no último jogo que fez em 2023. Os comandados do técnico português José Mourinho tentam, agora em casa, se recuperar do revés e ao mesmo tempo recuperar a posição perdida.
Para isso a dupla de ataque formada por Romelu Lukaku e Paulo Dybala será fundamental. Os dois estarão à disposição de José Mourinho e formam não apenas o ataque titular dos capitolinos, mas também são responsáveis por 12 dos 30 gols que o time marcou no Campeonato Italiano até agora — o belga tem oito e o argentino tem quatro. Além dos tentos marcados, Dybala é ainda o líder em assistências da Roma, com seis na Serie A até o momento.
E além da valiosa briga pela sexta colocação do Campeonato Italiano e o direito de vigiar de perto as equipes que estão, atualmente, se classificando para Champions League e Liga Europa, a Roma precisa vencer para recuperar o moral poucos dias antes de um jogo que está entre os mais importantes do ano: enfrenta, no dia 10 de janeiro, próxima quarta-feira, a arquirrival Lazio pela Copa da Itália. Perder para Atalanta e enfrentar a maior rival pode ser um passo definitivo rumo à crise por parte dos comandados de José Mourinho.
Vencer ou perder: a Atalanta é um time que não curte muito empate
Do lado da Atalanta também se espera um bom jogo, muito por conta do poder de decisão que a partida pode ter para os comandados de Gian Piero Gasperini. Líder em seu grupo na Liga Europa, a Atalanta também terá pedreira pela Copa Itália na próxima quarta-feira (10), quando enfrentará o Milan. Por isso, vencer a Roma é ter sossego na Serie A e poder focar sem problemas na competição de mata-mata.
E se vencer é o foco, a Atalanta tem se destacado por, na Serie A, ser um time que não curte muito empatar. Até o momento foram nove vitórias e sete derrotas, somando apenas dois resultados de empate em toda sua trajetória no Campeonato Italiano. O time segue com a tendência de um jogo ofensivo, de transição rápida, que marcou seu sucesso nos últimos anos, quando jogou até uma Champions League. O jeito de vencer a todo custo ou então perder faz do time o que mais perdeu jogos no top 10 do torneio até agora, empatado com a Lazio. Ao mesmo tempo, em todo o campeonato, ninguém empatou menos do que a Atalanta. Não dá para não esperar um jogão neste domingo.