ItáliaSerie A

Renovação de Totti é deixa para que recordes sejam quebrados

É impossível desvincular a história recente da Roma da trajetória de Francesco Totti. Il Capitano faz parte da equipe principal giallorossa desde 1993, recordista de partidas e de gols. E a união entre o clube e seu maior craque continuará sendo escrita por mais um tempo, para a alegria da torcida. Nesta sexta-feira, foi anunciada a ampliação do contrato do camisa 10 por mais duas temporadas, garantindo seus serviços até junho de 2016.

“Eu quero realmente agradecer o presidente por me dar a oportunidade de continuar vestindo a camisa que eu sempre amei e pela qual sempre torci. Todos queriam que isso acontecesse, eu e o clube. Eu tenho mais dois anos de contrato, dois anos mais de responsabilidade. Tenho muito a fazer e espero contribuir ao máximo com esta Roma”, declarou Totti, na coletiva de imprensa em que foi anunciada a extensão de seu contrato. O capitão aceitou um corte de 30% em seu salário e ganhará € 3,5 milhões por temporada.

Totti fez sua estreia pelo time principal da Roma em 28 de março de 1993. Um dia depois de fazer grande exibição pela equipe de juniores, foi relacionado para a partida contra o Brescia e logo ganhou a primeira chance na Serie A. No segundo tempo daquela partida, que não significava nada para os giallorossi, nascia uma lenda. Hoje, são 681 partidas oficiais e 283 gols com a camisa giallorossi.

Ao longo de sua vida, Totti lidou com sua paixão de torcedor e a sua importância como jogador. Chegou mesmo a recusar uma proposta do Real Madrid, na primeira era galáctica dos merengues. Antes de se tornar ídolo, foi frequentador assíduo do Estádio Olímpico e até trabalhou como gandula, quando ainda buscava seu espaço nas categorias de base. De buscar bolas, passou a buscar títulos, somando uma conquista da Serie A, duas da Copa da Itália e duas da Supercopa Italiana, entre os maiores campeões do clube.

ITALY SOCCER UEFA CUP

E a renovação de contrato deve significar mais alguns recordes para Totti. Atualmente, o italiano é o terceiro jogador mais longevo do futebol mundial atuando por um só clube, atrás de Rogério Ceni e Ryan Giggs. Considerando que o brasileiro prometeu parar no final do ano e que o galês não deve renovar o contrato que acaba no final da temporada, a marca fica de bandeja para o italiano, pronto para completar mais de 23 anos a serviço dos giallorossi.

Além disso, Totti busca Silvio Piola como o maior artilheiro da história da Serie A. O camisa 10 conta com 228 gols pelo Italiano, 46 a menos que o antigo goleador da Lazio. Considerando que em 13 das últimas 16 temporadas ele marcou pelo menos 12 tentos. Mesmo que Totti diga que alcançar a marca é quase impossível, não é loucura nenhuma imaginar o recorde passando das mãos do laziale para o romanista.

Neste domingo, não poderia haver ocasião melhor para a torcida festejar a permanência de Totti. A Roma terá pela frente o clássico contra a Lazio, buscando seguir na liderança da Serie A e manter os 100% de aproveitamento na temporada. Autor de um gol e duas assistências nesta boa arrancada, o camisa 10 é parte fundamental no sucesso dos giallorossi. Afinal, quase sempre foi assim nos últimos 20 anos. E tem tudo para continuar sendo nos próximos três.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo