Serie A

Rafael Leão: “Pioli me passou a mentalidade certa e me transformou no jogador que sou hoje”

Rafael Leão atravessa grande fase com o Milan e atribuiu sua evolução ao apoio oferecido pelo treinador

Rafael Leão se firma como um dos principais jogadores da temporada italiana. O atacante atravessa um momento iluminado com o Milan e faz a diferença para que a equipe mantenha suas pretensões de título. O crescimento do português, sobretudo, chama atenção. Ele se mostra um jogador cada vez mais consistente e capaz de decidir repetidas partidas. Em conversa com a DAZN na Itália, ele atribuiu o apoio conferido pelo técnico Stefano Pioli como algo essencial para seu salto.

“Apesar das dificuldades, Pioli me deu confiança e me colocou como titular. É graças a ele que me tornei o jogador que sou hoje. Ele me passou a mentalidade certa, porque é alguém me motivou para sempre acreditar em mim. Ele me disse: ‘Você tem talento, mas falta um pouco de mentalidade vencedora. Se você quiser atingir o nível de Mbappé e Ronaldo, precisa fazer a diferença em todos os jogos, senão será um jogador banal’. Ouvi isso e algo disparou na minha cabeça quando falei com meu treinador pessoal e com minha família”, afirmou.

As menções a Kylian Mbappé e Cristiano Ronaldo não são gratuitas, já que os dois jogadores são as principais referências a Leão em sua evolução: “Eu disse a mim mesmo que todos deveriam me ver como eu realmente era e isso aconteceu. Mbappé e Ronaldo são os dois que me inspiram, quem mais vejo no YouTube. Ainda não sou um goleador como eles, um matador, mas estou aprendendo e quero chegar a esse nível”.

Sobre as dificuldades de adaptação, o atacante afirmou que a língua serviu de barreira, embora o apoio interno no Milan tenha ajudado bastante: “O começo não foi fácil, porque cheguei em uma liga diferente e não falava italiano. Tinha 19 anos e havia muitos adversários de alto nível. Entretanto, todos me deram uma mão e agora as coisas estão melhores”.

Já em relação aos pontos a melhorar, Leão enfatizou como sua definição permanece como o principal foco para se colocar como protagonista: “O próximo passo? Driblar faz a diferença, mas preciso marcar mais gols e preciso fazer isso, mesmo com a esquerda. Quando chego diante do gol, preciso ser mais concreto. No passado, eu não era. Agora, em vez disso…”.

Rafael Leão está em sua terceira temporada com o Milan, após ser trazido do Lille. O atacante marcou seis gols na Serie A 2019/20 e também seis em 2020/21. Titular absoluto na atual campanha, superou seus números com oito gols e quatro assistências pela liga. O melhor momento acontece neste início de ano, com quatro tentos nas oito partidas disputadas em 2022, além de duas assistências.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo