Serie A

Precisando de um goleiro, a Lazio investe bem ao comprar Luís Maximiano, destaque de La Liga mesmo com a queda do Granada

Revelado pelo Sporting, Luís Maximiano fez uma temporada excelente com o Granada e é recompensado rumo à Lazio

A contratação de um goleiro era a maior prioridade da Lazio neste momento. Thomas Strakosha e Pepe Reina deixaram o clube ao final de seus contratos, com nenhum dos remanescentes se mostrando pronto a assumir a tarefa. A reposição, no fim das contas, sai melhor do que a encomenda. Os biancocelesti anunciaram a compra de Luís Maximiano, um dos melhores arqueiros de La Liga 2021/22, mesmo com o rebaixamento do Granada. O português de 23 anos assina com os laziali até 2027, em transação que rendeu €10 milhões aos andaluzes. Seu talento e seu potencial justificam o preço.

Maximiano é cria do Sporting e sempre foi bem cotado nas categorias de base do clube. O goleiro passou por todos os níveis formativos e também frequentou as seleções menores de Portugal. Entretanto, seu espaço na equipe profissional dos leoninos era limitado. Teria sua primeira sequência como titular em 2019/20, quando tomou a posição de Renan Ribeiro. Entretanto, o clube preferiu buscar um arqueiro mais experiente e Maximiano seria reserva de Antonio Adán na campanha do título em 2020/21. Mesmo com a perspectiva de figurar na Champions League, preferiu buscar um novo destino para jogar.

O Granada oferecia minutos em campo a Luís Maximiano, após a saída de Rui Silva para o Betis. Os Nazaríes não sentiram falta do antigo titular, por mais que ele viesse em ótima forma. Maximiano justificou o investimento de €5,5 milhões e se tornou o melhor jogador do time em La Liga, com uma coleção de defesas impressionantes. O problema não estava nele, mas no restante do conjunto. Numa campanha de altos e baixos, o Granada oscilou bastante na tabela e não escapou do rebaixamento na última rodada. Não que isso comprometesse o trabalho do jovem goleiro, que cresceu bastante e aproveitou a vitrine.

Em vez de disputar a segunda divisão espanhola, Luís Maximiano chega para brigar pelas primeiras colocações na Serie A. A Lazio ganha com o novo goleiro, por sua capacidade de desenvolvimento e por sua fase. O lusitano poderá auxiliar na luta pelo G-4 e também na campanha dentro da Liga Europa. Além disso, pela forma como conseguiu deslanchar rapidamente na Espanha, a adaptação não parece muito um empecilho para a sua afirmação no Estádio Olímpico.

Maximiano é o reforço mais caro da Lazio até o momento. O clube se movimenta bastante na janela e busca nomes para todos os setores. A zaga ganhou Alessio Romagnoli (Milan), Mario Gila (Real Madrid Castilla) e Nicolò Casale (Verona). No meio, Marcos Antônio chegou do Shakhtar Donetsk e Mattia Zacagni foi contratado em definitivo do Verona. Já na frente, Matteo Cancellieri é mais um que desembarca do Verona. Por outro lado, a equipe de Maurizio Sarri perdeu um bom número de peças ao fim dos contratos – incluindo Luiz Felipe, Lucas Leiva e Jordan Lukaku, além dos supracitados Reina e Strakosha.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo