Paulo Sousa: “Estou feliz em ser o novo técnico da Salernitana e retornar a um país onde me sinto em casa”
Com o time cambaleante e lutando contra o rebaixamento, Paulo Sousa tentará apagar a má impressão que deixou no Flamengo em um país que conhece como jogador e técnico

Paulo Sousa tem um time novo, como falamos por aqui nesta quarta-feira. O português foi contratado pela Salernitana e celebrou o fato de voltar a um país onde conhece tão bem e que se sente em casa. Ele atuou na Itália nos tempos de jogador e também já trabalhou no país como técnico. Ele estava sem trabalhar desde que deixou o Flamengo, em julho de 2022.
“Estou feliz em ser o novo técnico da Salernitana e retornar a um país onde me sinto muito em casa”, afirmou Paulo Sousa, que já deu treinamentos na quinta-feira. Ele substitui o demitido Davide Nicola e tem a missão de impedir que o time seja rebaixado na Serie A. Neste momento, o time está em 16º na tabela, quatro pontos acima do Verona, primeiro time dentro da zona do rebaixamento.
“Com trabalho duro, espírito de equipe e apoio da cidade, podemos superar qualquer dificuldade. Com coragem e compromisso de todos trabalhando juntos, junto com a paixão dos nossos torcedores, tenho certeza que viveremos algumas alegrias. Mal posso esperar para jogar o primeiro jogo para estar com os torcedores para provar do que a Salernitana é feita”.
Paulo Sousa é um velho conhecido do futebol italiano. Como jogador, sua primeira experiência no exterior foi na Itália. Depois de se formar na base do Benfica e passar pelo Sporting, chegou em 1994 à Juventus. Jogou depois pelo Borussia Dortmund por um ano e meio e voltou à Itália para atuar pela Internazionale, em 1998, onde ficaria até janeiro de 2000. Jogou então pelo Parma, voltaria à Inter por um breve período antes de jogar também por Panathinaikos e Espanyol, onde pendurou as chuteiras em 2002.
Como técnico, passou pela seleção de Portugal, como assistente técnico, ainda em 2008. Passou também pelo futebol italiano: em 2015, foi contratado pela Fiorentina e ficou dois anos no clube, até 2017, quando a Viola decidiu não renovar o seu contrato. Depois disso, foi para a China, trabalhar no Tianjin Quanjian e depois dirigiu o Bordeaux. Assumiu a seleção da Polônia em janeiro de 2021 e ficou até dezembro daquele ano, quando deixou o cargo para assumir o Flamengo.
Foi Paulo Sousa quem começou a temporada pelo Flamengo, mas o casamento não funcionou. O técnico português não teve um bom desempenho, o Flamengo, candidato a todos os títulos, teve problemas, o time atuou mal, ele mexeu mal e a demissão aconteceu em junho – para alguns torcedores, a demissão até demorou muito.
Assim, Paulo Sousa estava sem trabalhar desde então e a Salernitana é uma oportunidade de voltar ao futebol europeu e em um país onde ele conhece bem o futebol. Precisará mostrar muito mais do que fez no Flamengo, porque se o trabalho tiver um nível parecido, os torcedores da Salernitana devem colocar as barbas de molho.