Serie A

O Torino deixou a Juventus em apuros, mas Cristiano Ronaldo buscou o empate no fim do dérbi

O Dérbi de Turim reúne dois dos clubes mais vitoriosos da Itália. Torino e Juventus alternaram momentos de força, mas nunca a rivalidade foi tão abismal quanto nas últimas duas décadas e meia. Desde 1995, o lado grená do clássico só venceu um jogo, em 2015. E o Toro quase teve o gosto de triunfar novamente, mas deixou escapar o empate por 2 a 2 nos minutos finais do embate no Estádio Olímpico. Cristiano Ronaldo travou um duelo particular com Sirigu, até vencer o goleiro para fechar o placar. O resultado não ajuda muito as necessidades do Torino, que luta contra o rebaixamento, mas pelo menos atrapalha a Juventus e coloca em risco a presença dos bianconeri dentro do G-4.

A Juventus precisava lidar com uma série de desfalques, com direito à ausência de Weston McKennie, Paulo Dybala e Arthur por quebrarem as regras de isolamento ao participarem de uma festa. Apesar disso, a Velha Senhora criou mais chances durante os primeiros minutos e parou nas boas defesas de Salvatore Sirigu. O goleiro do Torino conteve Álvaro Morata e Federico Chiesa. O Torino não demorou a responder, especialmente num chute de Rolando Mandragora que passou ao lado da trave.

Num começo de jogo tão movimentado, a Juve anotou o primeiro aos 13 minutos. Depois de uma boa tabela com Álvaro Morata, o jovem aproveitou o espaço na esquerda para bater por baixo de Sirigu. Só que o gol não assustou o Torino. Pelo contrário, os grenás buscaram o ataque e empataram aos 27. Wojciech Szczesny espalmou o chute de Mandragora e Antonio Sanabria aproveitou o rebote. No fim da primeira etapa, ainda que Andrea Belotti tenha perdido a chance da virada, Sirigu também evitou o segundo juventino, pegando a cabeçada de Morata.

A volta ao segundo tempo criou esperanças para o Torino. Afinal, a virada se deu logo no primeiro minuto. Sanabria roubou a bola no campo de ataque e arrancou até mandar para dentro – com a colaboração de Szczesny, que não fechou seu canto da maneira correta. Depois disso, o jogo guardou uma pressão enorme da Juventus. Sirigu seguia brilhando sob os paus e pararia Cristiano Ronaldo numa cabeçada fulminante. O português bem que tentava, mas o Toro se fechava para tentar segurar o resultado.

Apesar da luta do Torino, a Juventus continuou em cima e apostava nos cruzamentos. O gol de empate acabou saindo apenas aos 36, num lance pelo alto. Giorgio Chiellini desviou o cruzamento e Cristiano Ronaldo completou de cabeça na pequena área. O assistente ainda assinalou o impedimento, mas o VAR confirmou o tento. A Velha Senhora insistiu na virada, o que não aconteceu por pouco. Sirigu desviou um chute de Rodrigo Bentancur que ainda bateu na trave, antes de parar outra cabeçada de Ronaldo. O Toro, de qualquer maneira, não desistiu. Sanabria quase completou sua tripleta nos acréscimos e Szczesny evitou um resultado pior aos bianconeri, desviando a cabeçada do paraguaio. No fim, o polonês ainda pegou uma cobrança de falta de Daniele Baselli, salvando um pontinho.

O resultado foi ruim à Juventus, especialmente pelos resultados paralelos da rodada. A Atalanta venceu e assumiu a terceira colocação, enquanto o Napoli também ganhou e colou com os mesmos 56 pontos. Somente o Milan ajudou, ao empatar com a Sampdoria. A Juve está na quarta posição, com quatro pontos a menos que os rossoneri, mas uma partida por fazer. Já o Torino aparece dois pontos acima da zona de rebaixamento, mas também possui uma partida atrasada para tentar se afastar dos riscos.

 

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.