Serie A

O Monza sinaliza sua ambição ao trazer por empréstimo Cragno, goleiro reserva da seleção

Cragno foi um dos destaques do Cagliari, mesmo com o rebaixamento, e permanece na primeira divisão

O Monza será uma atração a mais na próxima edição da Serie A. Os biancorrossi estreiam na primeira divisão, sob a direção de dois especialistas no campeonato, com a dupla formada por Silvio Berlusconi e Adriano Galliani nos bastidores. E os investimentos no elenco já começaram com alguns nomes badalados. A equipe já tinha fechado com Andrea Rannocchia, levado ao final de seu contrato com a Internazionale. Já nesta segunda, a novidade foi Alessio Cragno, um dos melhores goleiros da liga. O reserva da seleção chega por empréstimo até o final da temporada, após ser rebaixado com o Cagliari.

Goleiro da seleção desde a base, Cragno possui uma carreira bastante experimentada aos 28 anos. Despontou com a camisa do Brescia, até ser levado pelo Cagliari em 2014. O novato foi rebaixado com os sardos em sua primeira temporada, o que o levou a sucessivos empréstimos. A afirmação aconteceu no Benevento, auxiliando o inédito acesso em 2016/17. A partir de então, ganhou uma nova chance no Cagliari e assumiu a titularidade dos rossoblù nas últimas cinco temporadas.

O Cagliari se acostumou com a mediocridade na Serie A, mesmo com bons jogadores, e Cragno acabou sofrendo com isso. Porém, apesar do trabalho redobrado na meta dos sardos, o arqueiro estabeleceu seu nome entre os melhores da Itália. Seus milagres são frequentes. O rebaixamento recente não entra em sua conta. Tanto é que o arqueiro passou a frequentar as convocações desde que Roberto Mancini assumiu a seleção em 2018. Cragno entrou em campo só duas vezes, em dois amistosos. Enquanto isso, são 18 jogos como reserva da Azzurra, presente inclusive na última Data Fifa.

Disputar a Serie B parecia um fardo para Cragno neste momento, até pensando em suas perspectivas futuras. O empréstimo ao Monza se torna uma vitrine para seguir mostrando serviço. Talvez os biancorrossi não sejam o destino mais condizente ao seu talento. Contudo, podem servir de trampolim a uma negociação futura que renda dinheiro para o Cagliari. Até pela longevidade costumeira dos goleiros, o camisa 1 possui tempo para se firmar mais acima na tabela do Campeonato Italiano.

Além do mais, o acerto com Cragno também é um sinal da ambição do Monza. Berlusconi comemorou o acesso dizendo que quer botar o time na Champions. Parece um salto muito grande, mas a equipe agora conta com um goleiro para permitir tal sonho. Os biancorrossi seguirão dependendo de uma movimentação ativa no mercado e de uma reformulação que dê tranquilidade nesta estreia pela Serie A. Mas, pelo conhecimento que a dupla Berlusconi-Galliani possui no futebol, é bem possível que outros atletas renomados cheguem nas próximas semanas – como foi na segundona, com Gabriel Palletta e Gastón Ramírez ainda presentes no elenco, além dos já negociados Mario Balotelli e Kevin-Prince Boateng.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo