Serie A
Tendência

O Milan finalmente tem um respiro e, contra o Torino, volta a vencer depois de mais de um mês

O Milan demorou a engrenar, mas a vitória magra dentro do San Siro já serve de alívio diante da sequência péssima na Serie A

O Milan se via desesperado por uma vitória. O clube não ganhava uma partida desde a primeira semana do ano, com sete jogos em jejum e cinco derrotas, somando todas as competições. O duelo que abriu a rodada na Serie A, no San Siro, guardou seus desafios mentais. Os milanistas fizeram um primeiro tempo ruim contra o Torino, algoz na Copa da Itália, e pareciam suscetíveis a outro tropeço. Porém, o time melhorou para abrir o placar na volta do intervalo, segurou o resultado e comemorou o triunfo que tanto ansiava. Não é o que afasta a crise técnica do time de Stefano Pioli, mas o placar de 1 a 0 pelo menos dá tranquilidade e recoloca os rossoneri no G-4 provisoriamente.

O primeiro tempo do Milan foi fraco. A equipe até começou com a iniciativa, mas entrou nervosa e não conseguiu produzir. O Torino se protegia sem grandes problemas e logo começou a acreditar no resultado, mais ativo no campo de ataque. Somente por volta dos 30 minutos é que os milanistas tentaram algo, sem qualquer precisão. Entretanto, antes do intervalo, o Toro voltou a incomodar e Ciprian Tatarusanu trabalhou. O goleiro foi bem na antecipação a Antonio Sanabria, após vacilo de Simon Kjaer.

O Milan claramente melhorou no segundo tempo. A equipe apresentou outra postura e aprimorou sua criação. Vanja Milinkovic-Savic segurava a pressão, com defesas difíceis diante de Rafael Leão e Giroud. O Torino tentou algumas respostas em tiros para fora de Sanabria. Todavia, os rossoneri não demoraram a capitalizar o momento e saíram em vantagem aos 17 minutos. Theo Hernández cruzou pelo lado esquerdo e Giroud desviou de cabeça, numa bola que saiu do alcance de Milinkovic-Savic.

O Torino não conseguiu responder de imediato. Não que o Milan fizesse uma partida tão ofensiva assim, mas a equipe administrava melhor o resultado. E dava para ter ampliado aos 31. Num contra-ataque aberto, Pierre Kalulu entregou uma ótima bola para Theo Hernández, mas o lateral bateu para fora quando estava sozinho com o goleiro. O Toro tentou aumentar a pressão na reta final, mas sem muita qualidade para produzir. Os grenás tentaram o chuveirinho, o que não deu resultado.

O Milan encerra uma sequência de três derrotas e de cinco partidas sem vencer na Serie A – além da eliminação na Copa da Itália e do título perdido na Supercopa. Era uma resposta mais do que necessária para o time não perder ainda mais fôlego na tabela. Com os três pontos, os rossoneri retornam à terceira colocação, com 41 pontos, mas aguardam o final de semana para saber sua real situação. O Torino, por sua vez, desperdiça uma chance de se aproximar. É o sétimo na tabela, com 30 pontos.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo