Serie A

O Cagliari venceu apenas a primeira, mas João Pedro brilhou e virou vice-artilheiro da Serie A

Com seis gols e duas assistências, João Pedro participou de 72% dos gols da equipe neste campeonato

João Pedro é um dos principais jogadores brasileiros da Serie A há alguns anos. O atacante está no Cagliari há sete temporadas e, nas duas últimas, teve desempenhos excepcionais. Pois a nova campanha do camisa 10 começa de maneira ainda mais arrasadora. Em apenas oito rodadas, João Pedro anotou seis gols e ocupa a vice-artilharia do campeonato, apenas um tento atrás de Ciro Immobile. Neste domingo, o mineiro de 29 anos teve uma atuação de gala contra a Sampdoria, com dois gols nos 3 a 1 dentro da Sardegna Arena – garantindo a primeira vitória dos rossoblù na competição.

Somando as duas últimas temporadas, João Pedro anotou 34 gols pela Serie A. A média atual consegue ser ainda melhor e leva a crer que o brasileiro poderá chegar aos 20 tentos. Nas quatro primeiras rodadas, o camisa 10 tinha anotado quatro gols e ainda dado duas assistências, embora os rossoblù não tenham conquistado nenhuma vitória. Se com o sucesso do mineiro já andava difícil, sua seca de três partidas também não ajudou os sardos, que optaram por mudar seu comando técnico e anunciaram a chegada de Walter Mazzarri. Neste domingo, enfim, o Cagliari ganhou a primeira depois de oito rodadas.

João Pedro abriu o placar logo aos quatro minutos, ao completar de cabeça o cruzamento de Keita Baldé. A Samp chegou a carimbar a trave com Antonio Candreva, mas Martín Cáceres ampliou aos 30 do segundo tempo, com um chute que desviou na marcação e tirou o goleiro Emil Audero. Os blucerchiati ainda descontaram aos 37, com Morten Thorsby, mas a reação não passou disso. Nos acréscimos, João Pedro fechou a conta, fuzilando o passe de Nahitan Nández.

Considerando também os jogadores com cidadania italiana, João Pedro já figura entre os 10 brasileiros que mais balançaram as redes na história da Serie A. O camisa 10 soma 64 gols em 189 partidas, na décima posição da lista, a nove tentos de alcançar Careca. Não seria surpreendente se o mineiro também superasse Kaká e Adriano já nesta temporada, ambos com 77 gols pela liga. É esse o tamanho da história que João Pedro escreve na Sardenha, mesmo longe dos holofotes.

A vitória deste domingo ainda não tira o Cagliari da zona de rebaixamento, porém. A equipe ocupa o 18° lugar, com seis pontos, no Z-3 por conta do saldo de gols. Já a Sampdoria também tem seis pontos, ameaçada duas posições à frente. Com seus seis gols e duas assistências, João Pedro tem participação direta em 72% dos tentos dos rossoblù nesta temporada.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo