Serie A

Napoli reforça solução para manter time equilibrado com melhores jogadores em nova vitória

Antonio Conte encontra formação para ter o melhor de Kevin de Bruyne e McTominay, mas com um custo

Em comparação a vitória sobre o Sassuolo na abertura da Serie A por 2 a 0, o Napoli só fez uma mudança para vencer novamente neste sábado (30), em seu primeiro jogo na temporada no Estádio Diego Armando Maradona. Diferente da partida anterior, porém, o time de Antonio Conte sofreu para superar o Cagliari por 1 a 0.

O gol solitário do dia só veio aos 49 minutos do segundo tempo, quando, após sobra de escanteio, Buongiorno se arriscou de ponta esquerda e cruzou rasteiro para Frank Anguissa ser o herói do dia com bela finalização.

A partida em casa também serviu aos napolitanos para reforçarem um teste tático que mantém o time equilibrado e, ao mesmo tempo, coloca seus melhores jogadores em suas posições naturais, como Kevin de Bruyne e Scott McTominay.

McTominay vira falso ponta para De Bruyne ter menos obrigações no Napoli

A forma que Conte encontrou para, por enquanto, equilibrar o time defensivamente é uma resposta às dúvidas se McTominay viraria volante e perderia seu melhor para que De Bruyne pudesse brilhar.

Como contra o Sassuolo, o treinador mandou a campo, em tese, o time na formação 4-1-4-1. Eleito melhor jogador da última Serie A e artilheiro da equipe campeã, o ex-Manchester United apareceu novamente como o meia pela esquerda, mas ele só faz essa função na recomposição — quando o Napoli tem a bola, quase não exerce esse papel.

No momento ofensivo, o escocês flutua para dentro e quem ocupa o corredor é o lateral-esquerdo (hoje foi Leonardo Spinazzola, no jogo anterior Mathías Olivera).

Com isso, McTominay pode ficar mais perto da meta adversária, sua especialidade com infiltrações na área que rendem muitos gols, e De Bruyne pode continuar sendo o meia cerebral que foi no Manchester City, tendo menos obrigações defensivas e muita liberdade para apoiar o time na saída de bola (inclusive, recuando para o lado esquerdo e compensando a ausência do lateral).

A dupla deu muito certo na estreia: o belga fez um gol de falta “sem querer”, pois o cruzamento na área não tocou em ninguém, e McTominay, confirmando sua característica, surgiu na área para fazer da cabeça em cruzamento de Politano.

Frente ao Cagliari, porém, a dinâmica não deu tão certo. O maior problema hoje ao Napoli foi coletivo, com a equipe cedendo chances ao adversário e com dificuldade de concluir a gol — o artilheiro escocês perdeu algumas chances. No abafa final, veio o gol de Anguissa que garantiu a liderança do Campeonato Italiano ao Napoli.

Estrutura tática do Napoli nas duas primeiras rodadas da Serie A 2025/26
Estrutura tática do Napoli nas duas primeiras rodadas da Serie A 2025/26 (Foto: Sharemytatics/Trivela)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Estrutura, porém, não é perfeita e tira espaço de brasileiro

Com a formação atual, porém, o lado esquerdo pode perder em profundidade e drible pela necessidade do lateral ter que percorrer todo corredor para chegar à linha de fundo. Ao menos, Politano “compensa” exercendo essa função na direita.

Os pontas também perdem espaço nessa formação. Se a direita está ocupada, David Neres e Noa Long, contratação para esta temporada, são os reservas e somam, juntos, apenas pouco mais de 30 minutos em campo nos dois jogos. O brasileiro, inclusive, foi desfalque na segunda partida por uma lesão muscular.

Com o calendário lotado, tendo Champions League e Copa da Itália, o Napoli terá tempo para testes e encontrar a formação ideal. A ideia com McTominay na esquerda se mostra a correta para o escocês continuar decisivo, mas tendo o peso de “desequilibrar” um lado. É o cobertor curto do futebol.

McTominay e De Bruyne comemoram gol do Napoli
McTominay e De Bruyne comemoram gol do Napoli (Foto: Imago)

A equipe de Nápoles volta a campo só após a Data Fifa, em 13 de setembro, quando visita a Fiorentina. Na sequência estreia na Liga dos Campeões contra o Manchester City.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo