Serie A

Com muito mais sorte que juízo, Napoli segue na disputa por vaga na Champions — mas até quando?

Napoli está bem mal na Serie A, mas ainda assim apenas quatro pontos distante de se classificar para a próxima Champions League

Se o futebol não está em dia, a sorte do Napoli não abandona o clube de jeito nenhum e, mesmo vivendo uma temporada tenebrosa dentro das quatro linhas, o time segue firme na disputa por vaga nas competições europeias — inclusive, por incrível que pareça, para a Champions League. E neste domingo (4) às 11h00 (horário de Brasília), os napolitanos recebem o Hellas Verona, uma das equipes da parte de baixo da tabela da Serie A, para tentarem voltar a subir na tabela.

Atualmente nono colocado no Campeonato Italiano, o atual campeão Napoli decepciona sua torcida com diversos resultados inesperados. Se não esperavam a luta pelo segundo troféu de forma consecutiva, os napolitanos ao menos esperavam uma tranquilidade na luta pela vaga na Champions League, o que realmente não está acontecendo. Hoje, os azzurri têm 32 pontos e estão quatro atrás da Atalanta, primeiro time na zona de classificação à competição. O problema, no entanto, é a bola jogada.

E o Hellas Verona, que vem de seguidas campanhas bastante sólidas na disputa da Serie A, hoje luta desesperadamente contra o rebaixamento. E a situação está bastante complicada no momento: o Cagliari é o primeiro time dentro da zona de rebaixamento com 18 pontos, exatamente a mesma pontuação de Udinese, que está logo acima, e do próprio Verona. Os critérios de desempate na Itália, lembramos, são confronto direto, seguido de saldo de gols e, por fim, gols marcados. Ou seja, o Hellas está na berlinda e qualquer derrota pode causar uma queda para a zona do descenso.

Como o Napoli chega para o jogo contra o Hellas Verona

Nem mesmo jogar em casa tem sido um alento para o irreconhecível Napoli nesta temporada. Atuando no estádio Diego Armando Maradona, a equipe do sul da Itália tem simplesmente apenas a décima quinta campanha em todo o Campeonato Italiano, com quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas nas dez partidas que fez como mandante. Um desempenho bem abaixo para quem, quando campeão, fez do ato de jogar diante de sua torcida um inferno para o adversário.

Mas a vida do Napoli não está nada fácil e, além da má fase, o time segue sem contar com seu principal jogador nos últimos anos. Ainda na disputa da Copa Africana de Nações, o atacante nigeriano Victor Osimhen segue fora da equipe e sendo substituído por Giovanni Simeone, que não faz grande papel na temporada até aqui — são 15 jogos disputados, três como titular, e um mísero gol marcado por enquanto.

A campanha recente do Napoli na Serie A, inclusive, é fator determinante para a queda na tabela que o time sofreu. Nas cinco últimas partidas que jogou pelo Campeonato Italiano, o Napoli somou apenas uma vitória, diante da frágil Salernitana. Foram ainda dois empates e duas derrotas, somando, nestes jogos, nada menos do que seis gols sofridos e apenas dois feitos. Uma situação que precisa melhorar com urgência se o time quiser mesmo seguir com chances de ir para a Champions League — ou até mesmo Liga Europa e Conference League.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Como o Hellas Verona chega para o jogo contra o Napoli

Se a situação do Napoli não é das melhores, pior ainda é a do Hellas Verona, hoje afundado na luta contra o rebaixamento. Qualquer derrota na sequência do Campeonato Italiano pode significar a imediata entrada no Z4, já que basta que Cagliari e Udinese pontuem, mesmo que com um empate, para deixar o Verona para trás em caso de derrota. E jogar fora de casa tem sido algo ainda mais complicado para a equipe do norte da Itália.

O Hellas Verona já atuou como visitante em 11 partidas, mas venceu apenas uma. Soma também dois empates e oito derrotas, tendo conseguido apenas cinco pontos fora de casa. Números que assustam para atuar em Nápoles, mesmo com o Napoli sendo um dos piores mandantes da atual edição da Serie A.

Ao mesmo tem que não ataca com eficiência, tendo feito apenas 20 gols nos 22 jogos que disputou no Campeonato Italiano, o Hellas Verona também tem uma defesa nada confiável e já teve suas redes balançadas em nada menos do que 30 oportunidades na atual edição do Campeonato Italiano. Contra o Napoli, um empate seria muito bem vindo — resta saber se a equipe conseguirá esse (sem exagero) feito.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo