Mourinho: “Zaniolo não quer mais treinar com a Roma e digo que infelizmente ele não deve ficar”
Antes do jogo contra o Napoli, a quem Mourinho já "parabenizou pelo Scudetto", o técnico também afirmou que Zaniolo não deve mais defender a Roma por sua postura ao forçar uma transferência
A Roma encara dias turbulentos em seus bastidores, por causa de Nicolò Zaniolo. O jovem decidiu forçar sua transferência, mesmo que não pareça haver uma grande oportunidade neste momento. A única proposta era do Bournemouth, mas foi recusada pelo atleta, enquanto seu empresário continua falando na imprensa sobre a saída mesmo sem trazer novas ofertas. E se na última semana José Mourinho indicava que o assunto seria resolvido com a permanência de Zaniolo, desta vez ele afirmou que o italiano não deve defender mais os giallorossi. O jogador informou que não está mais disposto sequer a treinar com a Loba e Mourinho também não parece mais contar com ele. Assim, sequer será relacionado ao importante duelo deste domingo, na visita dos romanistas ao líder Napoli pela Serie A.
“Segunda-feira eu dei folga e terça era uma jornada opcional. Todos os jogadores que estavam no banco contra o Spezia vieram treinar, os titulares fizeram um treino diferenciado. Esses são os jogadores que um técnico quer, jogadores de elenco. Nicolò disse a mim, ao clube e aos companheiros que não quer jogar pela Roma. Ele disse que não quer mais voltar a atuar com o time, que não deseja treinar com o elenco. Por isso digo com tristeza”, declarou Mourinho.
“Depois da partida contra o Spezia, eu disse que achava que ele ficaria. Agora digo que, infelizmente, parece que isso não acontecerá. Não vou contar os detalhes. Nicolò não estará disponível amanhã, isso é o que importa agora. Estamos concentrados na partida de domingo com os jogadores que queiram ajudar esse clube. Não falarei mais sobre Nicolò”, complementou o treinador.
Milan e Tottenham chegaram a demonstrar interesse por Zaniolo, mas sem atender as demandas da Roma. Quem estava disposto a pagar o pedido era o Bournemouth, mas o italiano não quis ir para a Inglaterra – o que irritou a diretoria, pela maneira como ele vem agindo. Zaniolo chegou a ser vaiado em suas últimas aparições pelo time e também ouviu críticas públicas de membros da direção. Mourinho fazia questão de defender o atleta sempre. Porém, as novas declarações indicam uma situação que aparentemente é mesmo incontornável.
Trazido da Internazionale em 2018, Zaniolo disputou 128 partidas pela Roma, com 24 gols e 18 assistências. O meia teve ótimas aparições principalmente em suas duas primeiras temporadas, mas as lesões atrapalharam sua progressão. Seu desempenho em 2021/22 não era tão bom, mas o gol do título na final da Conference League pareciam renovar as esperanças sobre o romanista. Entretanto, o rendimento do jogador de 23 anos segue abaixo em 2022/23 e sua postura provocou uma cisão. Difícil pensar em uma solução a esta altura.
Sobre outros assuntos, segundo Mourinho, a Roma não deve buscar jogadores nesta janela de inverno, enquanto Eldor Shomurodov será emprestado para ganhar mais minutos em campo: “Esperava algo a mais do mercado? Não, porque a situação do Fair Play Financeiro é clara para todos. Sabemos as nossas limitações. Não espero nada, espero mais dificuldades. A estrutura competitiva agora muda. Em janeiro, havia apenas uma partida por semana, agora será diferente. Quando você tiver algum problema e faltarem opções, as dificuldades virão. Mas temos um grupo fantástico e vamos todos juntos até o fim. Além disso, temos nossa torcida, que sempre está lá”.
Em relação ao mercado de transferências, o português também ressaltou a diferença que há atualmente entre a Premier League e a Serie A: “Tudo depende dos direitos de televisão. O jogo com mais dinheiro na mesa é a final dos playoffs da Championship. Tem mais dinheiro em jogo que a final da Champions. Isso diz tudo. Eles têm um poder econômico completamente distinto. Todos os times da Premier League, independentemente da colocação, têm um poder econômico mais forte que da Serie A”.
Já sobre a sua continuidade na Roma e os rumores de que poderia voltar à Premier League, Mourinho reiterou seu compromisso com o clube, mas que aguarda uma decisão da diretoria sobre sua renovação: “O meu futuro estará na Premier League? Alguém diz que a Premier League deseja José e outro que José deseja a Premier, mas isto não é verdade. Não desejo nada. Desejo viver um dia depois do outro e, como disse antes, quando o clube quiser falar sobre a renovação do meu contrato, estou aqui, sempre aqui. Estou aqui e penso na Roma. Quando eu era mais jovem, era capaz de discutir coisas internas com a imprensa. Agora, com maturidade, sou mais equilibrado, mais ‘homem do clube’, menos egocêntrico. Entendo a pergunta, mas deve ser feita à direção”.
Por fim, Mourinho obviamente comentou sobre o confronto com o Napoli, líder da Serie A. E o português não mediu palavras para proclamar os celestes como campeões italianos. Declarou que nada deve tirar o Scudetto dos napolitanos e que Luciano Spalletti merece os parabéns.
“Não quero ser mal interpretado, mas parabenizo o Napoli pelo Scudetto, conquistaram merecidamente. São o time mais forte. Têm um bom treinador, ótimos jogadores. Fizeram um ótimo mercado e realizam um trabalho fantástico. Já estão com 12 pontos de vantagem, é muita coisa. Pela falta de consistência de Inter e Milan, parece que não há um adversário à altura. É por isso que digo que o Scudetto é deles. Vamos tentar obviamente vencer amanhã, mas parabéns ao Napoli e a Luciano pelo Scudetto”, analisou.
Apesar dos elogios, Mourinho apontou que o Napoli não tem um jogador do nível de Paulo Dybala, enquanto até revelou que tentou levar Kim Min-jae nos tempos em que dirigia o Tottenham: “Quantos jogadores do Napoli têm o nível de Dybala? Nenhum. São muitos jogadores bons, mas nenhum do nível de Dybala. Há um jogador que, quando eu era técnico do Tottenham, queria levá-lo. Falei com ele por FaceTime, ele também desejava ir, mas o clube não queria pagar 10 milhões, não ofereceram nem cinco. Era Kim e agora dá para ver como ele joga bem. O Napoli tem muitos jogadores de qualidade, embora nenhum como Dybala”. A partida entre Napoli x Roma acontecerá às 16h45 de domingo, horário de Brasília, com transmissão da ESPN 4 e do Star+.



