Serie A

Milan recorre ao Liverpool e à agência de Jay Z para voltar ao topo: “É preciso repensar o modelo”

Lá se vão nove anos desde o último título de expressão do Milan, a Liverpool e a nova parceria com a Roc Nation, agência de entretenimento do rapper Jay Z.

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Em entrevista à AP, Casper Stylsvig, diretor de receitas do Milan, revelou que o clube tem mantido contato com o Liverpool para aprender um pouco da receita de sucesso dos ingleses, que lhes permitiu sair de uma era parecida com a que os italianos vivem agora. Os frutos do trabalho a longo prazo dos Reds começam a ser colhidos, com o time sendo o atual campeão da Champions League e da Premier League, conquista aguardada por 30 anos.

“Temos conversado com o Liverpool porque eles passaram pelo mesmo caminho em que estamos agora. Estamos trabalho muito duro para voltar para onde deveríamos estar, e, nessa perspectiva, ter vencido sete Champions Leagues ajuda a abrir portas”, afirmou Stylsvig.

O diretor de receitas reforçou que o desejo principal do Milan no momento é voltar às competições europeias e vê no Liverpool um exemplo de que, com os passos certos, isso não precisa necessariamente estar muito distante.

“Jogar competições continentais europeias é uma prioridade. É o nosso habitat natural e onde devemos estar. Quatro, cinco anos atrás, ninguém levava o Liverpool em consideração, e olha onde eles estão agora. Eles claramente jogam um futebol muito atrativo. Estão vencendo, têm um técnico fantástico, um time fantástico e agora estão seguindo isso também de uma perspectiva comercial. Levou tempo, mas o modelo deles parece funcionar.”

O dirigente reconhece que a direção rossonera errou ao ter adotado uma estratégia muito doméstica e afirma que agora é o momento de pensar de maneira mais ampla, à altura da reputação histórica do clube.

“Nós, obviamente, somos uma marca global. Provavelmente eu passei muito tempo no mercado italiano nos últimos anos, e o Coronavírus nos forçou a pensar mais globalmente de novo.”

Nesse ponto, entra a inédita parceria com a Roc Nation, agência de entretenimento de propriedade do rapper Jay Z. Além de representar artistas como Rihanna, J. Cole, Lil Uzi Vert e Megan Thee Stallion, a empresa tem um braço esportivo, que hoje cuida da carreira de jogadores como Bernardeschi e Lukaku. A colaboração com o Milan, no entanto, é a primeira do tipo entre uma companhia como a Roc Nation e um clube de futebol.

“Eu acho que a fusão entre esporte e entretenimento pode ser uma maneira de engajar novos torcedores. O mundo mudou drasticamente, e precisamos acompanhar. A Roc Nation está nos ajudando, nos desafiando com isso, é bom ter alguém ao nosso lado para fazer isso. Tem sido incrivelmente desafiador. Você basicamente precisa repensar o modelo. Então, uma das primeiras coisas que fizemos foi focar muito mais o espaço digital, a criação de conteúdo, tentando ser engajados e nos comunicar com nossos parceiros”, explicou Stylsvig.

A construção de um novo estádio é também vital para os planos a longo prazo do Milan, e o diretor crava que a nova casa irá “mudar o clube”, não só pelas receitas, mas também pela “percepção do clube”.

O olhar para a convergência de futebol e entretenimento é um acerto do Milan ao menos em teoria. A prática, a maneira de fazer as coisas, irá determinar o sucesso deste passo. Porém, ele é essencial para um clube desta magnitude, no início de uma era de mudanças para todo o futebol. PSG e Juventus são dois homólogos que perceberam isso cedo e já começaram a agir, e as parcerias do primeiro com a Jordan e do segundo com a marca de luxo Off-White são apenas os exemplos mais concretos de caminhos possíveis com esse novo olhar.

Foto de Leo Escudeiro

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).
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