Serie A

Lazio tem três expulsos, Milan vence, mas prova que ‘dependência’ de Rafael Leão é problema

Longe de fazer sua melhor apresentação pelo Milan, o camisa 10 pecou bastante contra a Lazio e provou que ser a principal engrenagem do ataque tem seus problemas

O Milan teve todos os elementos para vencer a Lazio por um placar bem mais elástico do que o magro 1×0 desta sexta-feira (1), pela 27ª rodada da Serie A Italiana. O problema é que Rafael Leão não fez a sua melhor partida pela equipe rossoneri e deixou a desejar nas finalizações. E ainda que os comandados de Stefano Pioli tenham saído do Estádio Olímpico de Roma com os três pontos, eles sofreram muito mais do que o esperado.

No confronto contra um adversário bem inferior tecnicamente, que passou boa parte do jogo apenas se defendendo, o Milan dominou a posse de bola e teve muito espaço para criar, mas falhou bastante. Leão estava longe de ser o cara criativo que os torcedores estão acostumados a ver.

Em praticamente todas as suas ações ofensivas, o camisa 10 pecou. Segundo dados do Sofascore, ele teve sete tentativas no ataque, todas desarmadas, e apenas 43 toques na bola – uma participação bem abaixo de sua média. Além disso, a forte marcação da Lazio, que teve três jogadores expulsos, também dificultou a vida do atacante.

O gol da vitória foi sofrido (até demais) somente aos 43 minutos da segunda etapa. Após uma jogada pela esquerda, que começou com Theo Hernández, passou por Rafael Leão e teve duas defesas de Provedel, Okafor foi feliz para fazer o gol na terceira tentativa do ataque. O goleiro da Lazio ainda tocou na bola, mas não teve jeito de impedir sua entrada.

Com o resultado, o Milan se firma na terceira posição da tabela, com 53 pontos. Já a Lazio cai para a nona colocação, com 40. Na próxima rodada, o time rossonero recebe o Empoli, enquanto os biancocelestes enfrentam a Udinese novamente em Roma.

Rafael Leão é principal garçom do Milan

Os números desta sexta-feira surpreendem negativamente. Isso porque Leão soma nove gols e oito assistências na temporada, mas seu principal papel no ataque tem sido de posicionamento. É ele quem cria bons espaços e conduz dita o ritmo para seus companheiros, principalmente Giroud, que aos 37 anos já não tem mais a mesma mobilidade do jovem companheiro para enganar a marcação.

Recentemente, enquanto Leão passava por uma seca de gols, o próprio Pioli reconheceu a importância de Leão para servir o centroavante.

– Marcamos mais gols do que no ano passado e o Rafa está dentro destes números. É um ponto de referência para nós e é um dos jogadores que mais dá assistências – analisou o comandante em coletiva concedida em janeiro.

Vale ressaltar que o jogador luso havia balançado as redes nos últimos dois jogos da equipe rossoneri. Ele marcou no empate com o Atalanta por 1 a 1, pela Serie A, e na derrota para o Rennes, pela Liga Europa, por 3 a 2. No entanto, há a desconfiança da imprensa italiana de que, caso Leão não repita o mesmo desempenho de antes do ano novo, o sistema ofensivo do Milan sofra. Pela apresentação contra a Lazio, isso parece bem plausível.

Show de horror da Lazio

Além do ataque meia boca do Milan, o principal destaque negativo ficou para a Lazio, que bateu, bateu e bateu mais um pouco. Foram três jogadores expulsos, fazendo com que o time da casa terminasse com apenas oito atletas em campo.

No começo do segundo tempo, Luca Pellegrini levou dois amarelos por faltas duras e foi expulso. Nos acréscimos da etapa final, Adam Marusic e Matteo Guendouzi receberam o vermelho direto por condutas antidesportivas.

Botão Voltar ao topo