Serie A

Milan, em alta mas sem muito o que ganhar, enfrenta um Bologna que quer frear a queda livre

Milan não tem muito mais o que fazer na Serie A, mas, endiabrado em casa, pode complicar bem a vida do Bologna

Se acontecesse três rodadas atrás, o jogo entre Milan e Bologna, pela Serie A, que acontecerá neste sábado (27), estaria valendo muita coisa e colocando frente a frente dois times com ambição de classificação para a próxima edição da Champions League. Como no futebol tudo é muito dinâmico e coisa de duas semanas pode mudar definitivamente uma tabela, as duas equipes se encaram em Milão com situação mais opostas do que seria um mês atrás no Campeonato Italiano.

O Milan segue em seu marasmo positivo na disputa da Serie A. Ao mesmo tempo em que dificilmente alcançará as líderes Juventus e Internazionale, não parece que será alcançado pelos times que estão abaixo de sua terceira colocação. Com isso, o título do Campeonato Italiano soa, no momento, tão impossível quanto perder a vaga para a próxima edição da Champions League. Sendo assim, pode ser que sobre tempo para os rossoneri dedicarem à Liga Europa, competição na qual estão nos playoffs que decidem a outra metade dos times presentes nas oitavas de final.

Já o Bologna vê sua história de Cinderela da temporada italiana ir chegando cada vez mais perto da meia-noite, quando a carruagem vira uma abóbora. São três jogos seguidos sem vencer na Serie A, uma eliminação dolorida para a arquirrival Fiorentina na Copa da Itália e a chance de se classificar para competições europeias colocadas em risco — chegou a ser quarta colocado do Campeonato Italiano e hoje já figura na oitava colocação, que, diga-se de passagem, está sob forte risco em caso de não haver vitória contra o Milan.

Como o Milan chega para o jogo contra o Bologna

O Milan vive uma fase excelente no Campeonato Italiano, único competição que sobrou aos rossoneri junto da Liga Europa para a atual temporada. Na competição, a equipe defende uma invencibilidade que vem desde 9 de dezembro do ano passado, quando foi derrotada fora de casa pela Atalanta, coincidentemente a responsável pelo último revés do Milan em toda a temporada, já neste ano, quando Le Dea eliminou a equipe comandada por Stefano Pioli da Copa da Itália.

Desde a citada eliminação o Milan conseguiu recolher seus cacos e venceu os dois jogos que disputou, um contra a Roma e o último contra a Udinese. Para a partida contrao Bologna, a torcida e os jogadores se apegam muito nos números recentes do time jogando no San Siro, onde venceu seus últimos jogos pela Serie A, tendo perdido sua última partida em casa em 4 de novembro do ano passado, quando foi derrotado pela Udinese no duelo entre os dois válida pelo primeiro turno.

Vivendo um já citado marasmo no Campeonato Italiano, o Milan não precisa necessariamente vencer o Bologna para ficar confortável na tabela, mas basicamente descartaria um adversário que ficou em sua cola durante todo o torneio, até sua queda mais recente de desempenho. Com essa ‘folga' para os concorrentes que estão mais atrás, o Milan foca na recuperação de seus jogadores lesionados e, principalmente, para os dois jogos que terá diante do Rennes na Liga Europa, nos quais decidirá se fará parte ou não dos 16 clubes que disputarão as oitavas de final da competição.

Como o Bologna chega para o jogo contra o Milan

O Bologna treinado pelo ítalo-brasileiro Thiago Motta foi a grande sensação do primeiro turno do Campeonato Italiano, por seu jeito de jogar e, claro, pela boa colocação na tabela de classificação. O gás da equipe do norte da Itália, no entanto, parece ter chegado — ou estar chegando — ao fim e os últimos resultados, além de decepcionante, baquearam com uma queda para a oitava colocação da Serie A, que simplesmente não renderia vaga em nenhuma das competições europeias da próxima temporada.

Apenas no Campeonato Italiano já são três jogos seguidos sem vencer, sendo dois deles derrotas. Soma-se a essa má fase a eliminação para a arquirrival Fiorentina na Copa da Itália e já temos um princípio de crise em Bolonha. E, sinceramente, não será fácil sair do buraco contra o Milan, não apenas pelo fato de os rossoneri serem excelentes mandantes: o Bologna é também um visitante bem irregular.

O time comandado por Thiago Motta tem uma campanha que conta com apenas uma vitória fora de casa até o momento. Como visitante, perdeu os últimos dois jogos e agora enfrentará uma equipe que vem de seis vitórias consecutivas jogando em seus domínios. Se perder neste sábado, o Bologna corre risco de ser ultrapassado pelo Napoli, que enfrenta a Lazio, e ser derrubado para a nona colocação. Cada vez mais, o conto de fadas que o time viveu vai se transformando em um pesadelo sem fim.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo