Serie A

Milan anuncia Ibrahimovic que, aos 38 anos, é uma aposta interessante para os dois lados

O Milan anunciou a volta de Zlatan Ibrahimovic ao clube, depois de oito anos. Em 2012, o atacante foi vendido para o PSG por € 21 milhões, depois de duas temporadas pelos rossoneri – com um scudetto em 2010/11, o último do clube até hoje. Aos 38 anos, a volta do sueco significa uma aposta dos dois lados – e como toda aposta, tem alguma dose de risco de parte a parte.

[foo_related_posts]

O clube espera contar com um jogador que possa melhorar sua qualidade técnica, mesmo sem ser o mesmo de oito anos antes; o atacante tem a chance de mostrar se, aos 38 anos, consegue manter um nível capaz de elevar o patamar do Milan, que anda medíocre, na acepção da palavra: é um time afundado no meio da tabela.

Há um problema no ataque do Milan que o centroavante Krzystof Piatek, de 24 anos, não tem conseguido suprir. Contratado em janeiro de 2019, no meio da temporada passada, portanto, ele foi um sucesso imediato. Só que a atual temporada mostra um quadro diferente, que muitos atribuem à maldição da camisa 9. Na temporada passada ele vestia a 19, porque a 9 foi de Gonzalo Higuaín, que durou só seis meses antes de partir para o Chelsea por mais seis meses.

Piatek tem 17 jogos e apenas quatro gols. Mesmo número de gols que o lateral esquerdo Theo Hernández. O time faz uma temporada ruim na Serie A. São os dois artilheiros do time no ano, o que mostra um pouco do problema dos rossoneri até aqui. O Milan é apenas o 11º na tabela até aqui, com 21 pontos em 17 jogos. A equipe tem mais jogos do que gols: são apenas 16 nestas primeiras 17 rodadas. A defesa, porém, levou 24, o que leva o saldo a ficar negativo em oito. O último jogo do time no ano foi um massacre: 5 a 0 para a Atalanta, em Bergamo. Uma humilhação para um time da envergadura (e do orçamento) do Milan.

Na sua primeira passagem, Ibrahimovic fez 85 jogos e marcou 56 gols. Foi fundamental na conquista do Scudetto, além da Supercopa da Itália. Na temporada 2011/12, foi artilheiro da Serie A com 28 gols. “Estou voltando para um clube que eu respeito imensamente e para a cidade de Milão, que eu amo. Eu irei lutar junto com meus companheiros para mudar o curso desta temporada. Eu farei tudo para fazer isso acontecer”, declarou Ibra ao site do Milan.

Na temporada 2019 da MLS, Ibrahimovic fez 29 jogos pelo Los Angeles Galaxy, com 30 gols e sete assistências. Levou o time até os playoffs, mas acabou eliminado pelo Los Angeles FC na final da Conferência Oeste. Na temporada anterior, 2018, foram 27 jogos, 22 gols e sete assistências. No total, Ibra fez 58 jogos pelo Galaxy e marcou 53 gols.

Ibrahimovic já passou também pelo rival de Milão, a Inter. Depois do escândalo Calciopoli, o sueco se transferiu para a Inter, em 2006, por € 24,8 milhões. Pelo rival da cidade, Ibra jogou 117 partidas e marcou 66 gols, além de 29 assistências. O clube pelo qual mais atuou foi o PSG, onde ficou quatro anos, de 2012 a 2016. Fez 180 jogos e marcou 156 gols, além de 60 assistências.

Segundo informa o Milan, Ibrahimovic se apresenta no dia 2 de janeiro de 2020, quando fará os exames médicos e fará seus primeiros treinos. O contrato será de apenas seis meses, até junho de 2020, ou seja, até o final da atual temporada europeia. Há uma cláusula que permite a extensão do vínculo por mais uma temporada.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo