Serie A

Maldini: “O Milan está sonhando com o scudetto e não quer parar de fazer isso”

Era difícil de imaginar que o Milan estivesse na briga pelo título italiano antes de começar a temporada 2020/21. O final da temporada, sob o comando de Stefano Pioli, tinha sido ótimo, a ponto do treinador ter seu contrato renovado. Só que isso foi além e, neste momento, o Milan não só lidera a Serie A, como está com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado. Paolo Maldini, diretor técnico do clube, falou sobre o sonho do scudetto e como é preciso estabelecer objetivos altos, quase utópicos, para chegar nos possíveis.

LEIA TAMBÉM: Gazidis: “Serie A pode voltar ao topo e o Milan tem o maior potencial de crescimento”

“Nós não estamos procurando em estatísticas para melhorar, mas por sucessos”, afirmou Maldini em entrevista à Gazzetta dello Sport. “Honestamente, eu não esperava uma série tão longa na liga, mas eu já tinha visto os sinais em janeiro, antes do mundo parar”.

Segundo Maldini, o objetivo para esta temporada era melhorar em relação à anterior, quando o time se classificou para a Liga Europa. Pelo desempenho, o diretor técnico acredita que o clube está na briga pelo scudetto, conquistado nos últimos nove anos pela Juventus. “Os resultados de 2020 dizem que sim. Mas nossa temporada agora se desenvolve em dois anos. Estabelecemos uma meta”.

“O mínimo a fazer é ser melhor que a última vez. Nós nos classificamos para a Liga Europa e a ideia é fazer mais. Seria absurdo não ir para a Champions League, embora os donos não tenham feito essa exigência”.

Em primeiro lugar na Serie A depois de 10 jogos, o Milan se coloca em uma posição de sonhar com a taça do Campeonato Italiano, que não vem desde a temporada 2010/11, justamente com Zlatan Ibrahimovic no time. “O Milan está sonhando e eu não quer parar de fazer isso. Acima de tudo, eles não irão desistir. Eu sempre peço que os jogadores sejam ambiciosos. Você precisa de um objetivo quase utópico para chegar a um possível”.

O lendário ex-jogador do Milan diz que espera que os rivais melhorem seu rendimento, com o crescimento da Inter e a adaptação da Juventus aos novos métodos de Andrea Pirlo. Além disso, ainda colocou o Napoli, de Gennaro Gattuso, como candidato ao scudetto.

“Eu espero um grande crescimento da Inter”, afirmou Maldini. “A Juve tem um técnico jovem e tem que absorver os novos métodos. Juve, Inter e o Napoli também estão na luta pelo scudetto. Nós não iremos nos afastar. Para mim, não há diferença, eu penso no nosso próprio caminho. Seguimos nosso próximo caminho”.

A campanha na Liga Europa, em busca do título, não será deixada de lado, segundo o dirigente. “Nós lutamos muito duro para jogá-la, seria tolice ignorar agora”, analisou Maldini. Na Liga Europa, o Milan está em segundo lugar do Grupo H, com 10 pontos, um atrás do Lille. O time já está classificado, já que o Sparta Praga tem seis pontos e o Celtic tem um. Nesta quinta-feira, os rossoneri viajam até a Tchéquia, também conhecida como República Tcheca, para enfrentar o Sparta Praga na última rodada da fase de grupos.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo